Os Apóstolos Eram Casados?

Não há como saber se todos os apóstolos eram casados, mas certamente alguns deles eram (cf. 1 Coríntios 9:5). Na verdade a Bíblia não fornece muitas informações sobre a vida pessoal e familiar dos apóstolos nesse sentido. Nos textos bíblicos, Pedro é o único apóstolo que nominalmente é apontado como um homem casado.

Alguns estudiosos sugerem que provavelmente a maioria dos apóstolos tinha relacionamento conjugal. Geralmente essa sugestão é feita considerando o contexto histórico da época em que esses homens viveram. Os judeus desde muito cedo eram orientados ao casamento. Inclusive, a constituição da família, especialmente com a geração de filhos, era frequentemente identificada como um sinal da bênção de Deus.

Então combinado a esse pano de fundo histórico, os intérpretes argumentam que como não sabemos as idades dos apóstolos quando foram chamados por Jesus, talvez esse chamamento tenha ocorrido quando pelo menos alguns deles já tivessem formado suas famílias. De fato parece que aqueles homens, quando foram chamados à obra de Deus, já eram homens formados e com profissões estabelecidas.

Mas outros estudiosos também fazem algumas observações sobre isso. Eles dizem que naquele tempo geralmente os homens judeus aprendiam suas profissões enquanto ainda eram muito jovens. Então o fato de alguns dos apóstolos estarem em pleno exercício profissional quando foram chamados por Jesus, não significa que eles já eram pais de família.

Além disso, por causa das demandas da causa do Evangelho num ambiente de grande dificuldade e perseguição aos missionários, como foi o primeiro século, é possível que os apóstolos que ainda não fossem casados quando foram convocados pelo Senhor Jesus, talvez tenham escolhido não mais se casar. Com isso eles evitavam o possível sofrimento de suas esposas e filhos, e tinham mais liberdade para anunciar o Evangelho em lugares difíceis.

No entanto, mais uma vez é preciso ressaltar que tudo isso não passa de pura especulação. Saber se os apóstolos eram casados ou não, é algo que serve apenas à nossa curiosidade. O fato de eles terem sido casados ou solteiros não altera em nada a importância do que Deus fez através da vida deles nesta terra. Entenda também o que é um apóstolo na Bíblia.

Receber Estudos da Bíblia

Qual apóstolo era casado?

Como já foi dito, com toda certeza podemos dizer apenas que o apóstolo Pedro era casado. Isso quer dizer que, nominalmente, ele é o único dos apóstolos que aparece casado. Inclusive, ainda durante o ministério de Jesus, a Bíblia diz que a sogra de Pedro foi milagrosamente curada pelo nosso Senhor (Mates 8:14).

Mas certamente ainda havia outros apóstolos casados. Escrevendo aos crentes de Corinto, Paulo de Tarso defende o direito dos apóstolos de serem casados e ainda levarem consigo cada um a sua esposa em seu ministério itinerante (1 Coríntios 9:5). Nesse mesmo texto o apóstolo Paulo menciona o exemplo de Pedro (Cefas). Ele também indica que outros líderes da Igreja Primitiva eram casados, como os irmãos de Jesus (Tiago e Judas?). Contudo, o próprio Paulo vivia uma vida de celibatário. Saiba mais se Paulo era casado.

Curiosamente a discussão sobre se os apóstolos eram casados ou não, vem desde os primeiros séculos da Igreja Cristã. Para se ter uma ideia, já no tempo dos pais da Igreja essa questão era especulada. Por exemplo: Eusébio de Cesareia, entre os século 3 e 4 d.C., fala sobre isso em sua obra História Eclesiástica. Ele cita Clemente de Alexandria, que viveu no século 2 d.C., e diz que Pedro e Filipe eram casados.

Mas quanto ao apóstolo Filipe, frequentemente as antigas tradições cristãs o confundiam com o diácono Filipe, o evangelista. Esse sim, de fato, era casado e tinha pelo menos quatro filhas (Atos 21:7-9). Então não é possível saber se Clemente de Alexandria reproduziu um mal entendido ou se realmente o apóstolo Filipe também tinha filhas; à semelhança de seu homônimo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar