Por Que os Mentirosos Não Herdarão o Reino dos Céus?

A Bíblia nos ensina que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus. Isso significa que todo aquele que é amante da mentira não terá lugar na bem-aventurança eterna ao lado de Deus. Essa verdade bíblica também é um alerta importante sobre o perigo desse tipo de prática pecaminosa que é tão comum.

Muitas vezes a mentira é vista como algo natural, cultural e sem importância. Há até quem se sinta orgulhoso por ser um bom mentiroso. Contudo, muito seriamente a Palavra de Deus coloca a mentira como um grave pecado e reprova quem se envereda pelo caminho dela. Por isso os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus.

Um contraste entre os que andam na Verdade e os mentirosos

É o próprio Cristo glorificado quem adverte que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus. Essa advertência foi registrada pelo apóstolo João ao relatar no livro do Apocalipse as visões que teve da parte do Senhor, onde lemos: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Apocalipse 22:15).

Antes, o Senhor também já havia falado: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8). Em seguida, na descrição da Cidade Santa, lemos que “não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).

Como fica claro nesses textos, a mentira é colocada ao lado de outros vícios que caracterizam a vida das pessoas sem Deus. Além disso, todos esses versículos trazem um contraste entre os redimidos e os ímpios. Os redimidos são os vencedores que foram feitos filhos de Deus e que herdarão as bênçãos eternas (Apocalipse 21:7). Eles têm seus nomes escritos no Livro da Vida e possuem suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro. Por isso eles desfrutarão da árvore da vida e entrarão na Cidade Santa pelas portas (Apocalipse 21:27; 22:14).

Mas os pecadores impenitentes e inimigos de Deus, dentre os quais estão os mentirosos, serão excluídos da bem-aventurança eterna. Se no lar celestial não haverá espaço para méritos humanos, que dirá então para vícios pecaminosos da carne?

Receber Estudos da Bíblia

Os mentirosos ficarão de fora do Reino dos Céus

Nos versículos em que aprendemos que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus, a palavra mentira traduz um termo grego de onde vem o nosso prefixo “pseudo” e significa literalmente “mentira” ou “falsidade”, num sentido consciente e intencional. Então os mentirosos que não herdarão o Reino dos Céus são aquelas pessoas ímpias, propagandistas de preceitos perversos que agem com engano.

Num sentido mais amplo, essas pessoas não são o que parecem ser. Por isso a mentira é algo que caracteriza suas vidas. Também é interessante notar a ênfase que Cristo coloca no tipo de relação entre essas pessoas e o pecado da mentira. Ele diz que essas pessoas “amam e praticam a mentira”. A expressão grega empregada nessa frase indica que essas pessoas não apenas preparam, fazem, produzem e constroem a mentira, mas também estão habituadas a ela de tal forma que a aceitam e a favorecem com carinho.

Em outras palavras, essas pessoas amam suas vidas de engano. Elas trocam a verdade pela mentira e sentem prazer nisso. Esse tipo de comportamento mostra o quão profundo pode ser o pecado do homem. Ele sente deleite em semear o engano e transgredir a vontade do Senhor. Por tudo isso os mentirosos não herdarão o Reino de Deus.

Então que essa advertência bíblica seja um convite ao arrependimento enquanto há tempo para quem vive dessa maneira. A boa notícia é que Cristo é a Verdade que liberta o mais vil dos mentirosos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar