Os Óculos de Samuel | Devocional 1 Samuel 16:7

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
(1 Samuel 16:7)

Todos nós temos uma característica em comum: somos tendenciosos! Infelizmente até mesmo os mais sábios entre nós, uma hora ou outra, acabam agindo sob algum tipo de influência de conceitos previamente estabelecidos.

Samuel recebeu de Deus a tarefa de ungir dois reis de Israel. No primeiro, Saul, a tarefa não foi tão difícil. Deus havia dito a Samuel que o futuro rei lhe procuraria no dia seguinte (1Sm 9:16). No segundo, Davi, Samuel sabia onde deveria ir, qual casa deveria entrar, e que Jessé seria o pai do futuro rei, porém, Samuel não sabia qual dos filhos seria o escolhido.

Chegando à casa de Jessé, Samuel estava pronto para desempenhar sua missão. O primeiro a ser visto por ele foi Eliabe. Samuel não teve dúvida de que aquele deveria ser o novo rei. Talvez Samuel tivesse seus próprios critérios, critérios estes que estavam de acordo com os costumes da época, e até mesmo com os padrões da nossa época.

O mais esperado era que o primogênito fosse escolhido como rei, isso porque o primogênito recebia uma série de benefícios e posição de honra devido a sua primogenitura. O mais esperado era que o rei fosse imponente, com porte físico e aparência que se destacava na multidão. Esse tipo de padrão permanece até hoje. Alguns estudos comprovam que a maior parte dos executivos de alto escalão são altos e com boa aparência. Esse era Eliabe. Antes, Saul também possuía as mesmas características (1Sm 9:2).

É inegável o preparo, a sabedoria e a sensatez de Samuel, mas nada disso impediu que ele se equivocasse em sua certeza de que Eliabe seria o escolhido. O homem vê apenas o que está diante dos seus olhos, mesmo que esse homem seja o próprio profeta Samuel, um dos homens mais usados por Deus em toda a história.

Receber Estudos da Bíblia

Aprendendo a lição

Devemos aprender com Samuel essa lição tão valiosa. Durante nossas vidas muitas vezes somos conduzidos a algumas casas de Jessé. Somos constantemente convidados a fazer avaliações, e ficamos frente a frente com muitos Eliabes.

Que nesses momentos possamos tirar os óculos de Samuel, e, da mesma forma como o Profeta fez, ouvir as instruções de Deus, o único capaz de enxergar o que não podemos ver. Quando tiramos os nossos óculos humanos, certamente podemos contemplar Davi. Certamente podemos entender os planos de Deus, e o que definitivamente devemos fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close