Por Que os Passos de Um Homem Bom São Confirmados Pelo Senhor?

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor” é uma declaração bíblica que significa a realidade da bênção divina sobre os fieis. Esse ensino bíblico indica que Deus abençoa e favorece os esforços daqueles que andam conforme a Sua vontade.

Essas palavras fazem parte do Salmo 37 escrito por Davi. Nesse salmo o rei de Israel contrasta o comportamento do justo e do ímpio. Então num certo ponto de sua narrativa ele declara: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho” (Salmo 37:23).

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor

Quando o salmista diz que “os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor”, ele usa um verbo que transmite o sentido de “firmar, amparar e estabelecer”. Ele literalmente escreve: “Da parte do Senhor se estabelecem os passos do homem bom”. Isso significa que Deus cuida dos fieis, dando-lhes provisão e proteção.

Os ímpios, no entanto, vivem uma realidade completamente diferente. Eles pensam que não precisam do cuidado de Deus. Eles acreditam que podem seguir o curso de suas vidas pelo poder de sua própria vontade e pela força de suas mãos.

É verdade que eles até podem alcançar algum sucesso. Mas a prosperidade dos ímpios é passageira; a felicidade deles termina nesta terra. Enquanto os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, os ímpios são colocados em terrenos escorregadios e lançados em destruição (Salmo 73:18).

Também vale dizer que a expressão “homem bom” é usada pelo salmista para designar o justo. Ele não está dizendo que o homem bom é bom em si mesmo, como fruto de sua própria capacidade e vontade. O homem bom a qual o salmista se refere é aquele que é temente ao Senhor e por isso pratica o bem. Ele é chamado de justo, porém a fonte de sua justiça não está nele mesmo, mas em Deus. Depois o novo testamento nos explica que a bondade demonstrada pelos santos é fruto do Espírito Santo que habita neles (Gálatas 5:22).

Receber Estudos da Bíblia

E deleita-te no seu caminho

Imediatamente após dizer que “os passos de um bom são confirmados pelo Senhor”, o rei Davi completa sua declaração dizendo: “e deleita-te no seu caminho”. Essa parte final do verso bíblico pode ser traduzida como “e Ele se deleita no caminho dele” ou “Ele se compraz no seu progresso”.

Então a palavra “caminho” nessa sentença indica o modo de viver do justo. Isso explica por que os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor. Deus derrama de suas bênçãos de cuidado e proteção sobre aqueles que vivem suas vidas de acordo com a vontade divina.

Aqueles cujos passos são confirmados pelo Senhor, se preocupam em garantir que todos os seus intentos agradem a Deus. O Senhor confirma os passos daqueles que se deleitam nele; daqueles que entregam seus caminhos a Ele (Salmo 37:4,5). Portanto, como Deus se agrada do modo de viver dos santos, Ele dirige seus passos a um resultado favorável.

Calvino explica a declaração “os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho” de uma forma muito interessante. Ele diz que uma vez que Deus contempla que os fiéis agem conscientemente, e não se desviam do caminho que Ele designou, Deus abençoa os esforços deles.

Ainda que caia não ficará prostrado

A verdade de que os passos de um homem são confirmados pelo Senhor não significa que o justo sempre desfrutará de plena prosperidade nesta vida, mas que tudo o que acontece lhe serve de forma positiva; ainda que ele não compreenda completamente.

Ainda que em outro contexto, esse conceito pode nos trazer à mente as palavras do apóstolo Paulo. Ele escreve: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

O próprio salmista trata de esclarecer que o justo também está sujeito às calamidades desta vida. Ele escreve: “Ainda que caia, não ficará prostrado; pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Salmo 37:24).

Sim, os justos enfrentam provações diárias; eles sofrem aflições e haverá altos e baixos em suas vidas. Porém, a mão do Senhor os sustém firmemente. O Senhor confirma os passos do homem bom e não o abandona jamais; se ele cair a forte mão do Senhor o levantará. Os santos nunca ficarão prostrados em seus sofrimentos!

Os justos não têm outro objetivo em vista senão ordenar suas vidas de acordo com a vontade de Deus. Eles obedecem com prazer o que Deus ordenou. Exatamente por isso os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close