Por Que os Que Confiam no Senhor São Como o Monte de Sião?

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.

Essas palavras fazem parte dos Salmos de Romagem e por isso eram entoadas pelos peregrinos judeus (Salmo 125:1). Eles cantavam sobre a fé sólida e firme em Deus comparando os crentes ao monte Sião que lhes era tão significativo e importante.

Os que confiam no Senhor

A declaração: “Os que confiam no Senhor” é tão simples e ao mesmo tempo tão profunda. O verbo confiar traduz uma palavra hebraica que transmite o sentido de “estar seguro”, “confiante”.

Alguém pode perguntar: O que significa confiar em Deus? De fato esta é uma pergunta que exige uma resposta tão rica e ampla que pode ser abordada de diferentes aspectos; mas sem dúvida, seja qual for o sentido pretendido com a expressão “confiar em Deus”, sua essência comum não pode ser outra se não a ideia de se sentir seguro e despreocupado através da inabalável e genuína fé que leva o crente a descansar sob o alicerce da verdade de Deus.

Como bem observa Derik Kidner, a declaração: “Os que confiam no Senhor” revela uma das muitas facetas do nosso relacionamento com Deus. Os que confiam no Senhor são também aqueles que o temem, o amam e o conhecem. São aqueles que compreendem sua total dependência d’Ele.

O que mais podemos dizer daqueles que confiam no Senhor? John Gill explica que os que confiam no Senhor são aqueles que não confiam em si mesmos; são aqueles que não depositam sua confiança em seus próprios corações, em suas próprias forças e habilidades.

Uma pessoa que confia no Senhor não confia em sua própria sabedoria, riqueza ou retidão. Essa pessoa também jamais direciona a confiança que só pode ser depositada em Deus a qualquer outra pessoa; mesmo que seja o mais poderoso e notável dos homens. Os que confiam no Senhor são aqueles que erguem seus olhos para o Soberano do Universo e encontram conforto em sua providencia.

Receber Estudos da Bíblia

São como o monte de Sião que não se abala

A cidade de Jerusalém é cercada por vários montes. Mas o monte de Sião citado pelo salmista sem dúvida é o que abrigava o Templo do Senhor que havia sido construído em Jerusalém; bem como o palácio real. Esse monte é usado frequentemente nas Escrituras como figura da habitação de Deus com seu povo e da estabilidade das promessas de sua aliança. Saiba mais sobre o significado do monte Sião.

Então quando o salmista diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, ele está falando da segurança e estabilidade espirituais que essas pessoas desfrutam. Vivemos num mundo em constante mudança; num mundo onde todas as coisas parecem ser tão passageiras e os valores tão descartáveis. Porém, os que confiam no Senhor são inabaláveis e permanecem para sempre.

Mas permanece para sempre

O relacionamento do verdadeiro crente com Deus não é um mero relacionamento superficial; mas é um vínculo que jamais poderá ser removido e se estenderá pela eternidade. Permanecer para sempre é para sempre, não menos que isso.

Mas os crentes permanecem inabaláveis não porque há alguma capacidade neles que os preserva além dos incrédulos, mas porque é o próprio Deus quem os preserva até o fim (1 Coríntios 1:8; 2 Coríntios 1:21-24). Os que confiam no Senhor são inabaláveis porque eles são edificados sobre o fundamento que é Cristo, a Pedra principal da esquina (2 Pedro 2:4-8). Pela fé salvadora, eles estão firmes na graça de Deus (Romanos 5:2; Gálatas 5:1).

Então os que confiam no Senhor permanecem firmes e atravessam com confiança as aflições, tentações, dificuldades e quaisquer que sejam as circunstancias adversas. Eles sabem que não há nada que possa separá-los do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:37-39).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar