Há Hierarquia Entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo?

Em essência, não existe qualquer hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso significa que as três pessoas da Trindade são absolutamente iguais em poder, honra, majestade e glória. Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus! Por isto, o Filho é plenamente divino, assim como o Pai e o Espírito.

Mas há alguns textos bíblicos que parecem indicar que existe uma certa hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve aos cristãos de Corinto dizendo que Deus, o Pai, é o cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). O próprio Jesus Cristo, durante seu último discurso antes da crucificação, avisou aos seus discípulos que Ele iria para o Pai e disse: “Porque o Pai é maior do que eu” (João 14:28).

É verdade que algumas seitas acabam utilizando esses versículos para negarem a plena divindade de Cristo, e apontar uma falsa hierarquia essencial entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A teologia responde esta questão corretamente falando da Trindade em dois aspectos diferentes. São eles: ontológico e econômico. No primeiro não há hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito; enquanto no segundo há uma certa organização hierárquica. Vejamos melhor a seguir.

Pai, Filho e Espírito Santo são iguais em essência

A Bíblia afirma a igualdade ontológica da Trindade. A palavra “ontologia” vem da união de dois termos gregos, ontos, “ser”, e logia, “estudo”. Portanto, quando se fala em Trindade Ontológica se refere à Trindade em sua essência. Nesse sentido, definitivamente não existe hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Se ontologicamente houvesse alguma hierarquia ou subordinação entre as três pessoas da Trindade, isto significaria que uma seria mais divina que outra. Claro que não é isto que a Bíblia ensina. Como já foi dito, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são plenamente Deus. Saiba também como a Bíblia ensina que Jesus é Deus.

Apesar de serem três Pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito são o único e verdadeiro Deus; por isto são essencialmente iguais. Pai, Filho e Espírito são da mesma natureza, compartilham os mesmos atributos e são igualmente dignos, eternos e divinos. Entenda também quais são os atributos de Deus.

As três Pessoas da Trindade existem, coexistem e se relacionam eternamente. Portanto, nunca houve um momento em que o Pai existiu sem que houvesse o Filho e o Espírito. Por exemplo: o Filho não veio a se tornar Filho do Pai num determinado tempo, mas Ele é o Filho por toda eternidade (cf. Marcos 1:11; João 1:11; 3:16; 17:5,24). O Pai está no Filho, o Filho está no Pai, e o Espírito é tanto do Pai quanto do Filho (João 10:38; Romanos 8:9).

Receber Estudos da Bíblia

A hierarquia econômica entre Pai, Filho e Espírito

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são iguais ontologicamente, executam funções específicas na obra da criação e na história da redenção. Por exemplo: o Pai inicia, o Filho concorda e o Espírito executa a vontade divina. Então na economia da salvação, as três pessoas da Trindade assumiram papeis específicos. O Pai planejou a salvação, o Filho executou o plano concebido pelo Pai, e o Espírito é quem aplica a obra da redenção na vida do homem. É a isto que a teologia chama de Trindade Econômica.

Nessa relação econômica, o Pai enviou o Filho, e o Espírito foi enviado do Pai e do Filho. Então é somente nesse aspecto que a teologia diz que há uma hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Trata-se de um tipo de hierarquia funcional expressa na forma como o Pai, o Filho e o Espírito Santo se organizaram para salvar o homem. Entenda quem é o Espírito Santo.

É nesse sentido que o Filho aparece amorosamente e livremente subordinado ao Pai, declarando ser menor do que Ele, e juntos enviam o Espírito Santo. Mas além dessa classificação econômica, a Bíblia Sagrada não deixa dúvida de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas de mesma posição e importância (cf. Romanos 15:16; 2 Coríntios 13:14; Hebreus 9:14; 1 Pedro 1:2). Saiba mais sobre o que é a Trindade segundo a Bíblia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close