Pela Graça Sois Salvos, Por Meio da Fé: O Que Isso Significa?

A declaração “pela graça sois salvos” significa que a salvação é obra de Deus e não do homem. O pecador é incapaz de salvar-se a si mesmo, pois seu coração é inclinado ao mal e sua vontade é escrava do pecado. Em outras palavras, à parte da obra da redenção o estado do homem é de morte espiritual.

Foi o apóstolo Paulo quem declarou “pela graça sois salvo” ao escrever aos cristãos de Éfeso. Ele diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).

Por que “pela graça sois salvos”?

A expressão “pela graça sois salvos” faz parte da exposição do apóstolo Paulo acerca da extraordinária obra da salvação. Antes de escrever essas palavras, o apóstolo explica aos cristãos efésios que a Igreja foi planejada por Deus antes da fundação do mundo, e revela como a salvação é obra da Trindade Divina.

Paulo diz que os crentes foram eleitos pelo Pai na eternidade, redimidos pelo Filho e selados pelo Espírito (Efésios 1:1-14). Depois disso o apóstolo faz uma oração pela Igreja pedindo que Deus ilumine o entendimento dos crentes para que eles possam compreender essa verdade tão maravilhosa (Efésios 1:15-23).

Então na sequência o apóstolo fala sobre a posição dos crentes em Cristo. Ele ensina que os crentes foram reconciliados com Deus através de Cristo. O apóstolo diz que todos, judeus e gentios, sem exceção, estavam mortos em delitos e pecados. Todos andavam segundo o curso deste mundo e de acordo com o príncipe das potestades do ar. Todos viviam para satisfazer a vontade da carne e eram por natureza filhos da ira (Efésios 2:1-3).

Tudo isso indica a total depravação da raça humana; a impossibilidade do homem em se achegar a Deus por suas próprias forças. Por sua própria natureza e vontade o homem não pode fazer o bem espiritual diante de Deus. Na verdade ele nem mesmo é capaz de desejar as coisas que agradam ao Senhor.

Pela graça sois salvos, mediante a fé

Mas diante desse cenário desastroso, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, revelou seu extraordinário amor. Sem que merecêssemos, estando nós ainda mortos em ofensas, Deus nos vivificou juntamente com Cristo, ressuscitando-nos juntamente com Ele; e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus para que a glória de sua graça fosse manifestada para todo sempre (Efésios 2:4-7). Por isso o apóstolo declara: “Pela graça sois salvos!” (Efésios 2:5,8).

A graça de Deus perdoa e salva o pecador da maior de todas as condenações. Essa graça é a expressão do amor de Deus para com homens culpados e indignos. O apóstolo ainda explica que essa graça salvadora nos alcança através da instrumentalidade da fé. Por isso ele diz “pela graça sois salvos, por meio da fé”. Essa fé, porém, não é qualquer tipo de fé, mas é a fé genuína, cujo objeto é unicamente Cristo. Somente a fé em Jesus Cristo é o canal da graça salvadora. Saiba o que é a fé.

E isto não vem de vós, é dom de Deus

Imediatamente após dizer “pela graça sois salvos, por meio da fé” o apóstolo completa: “e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Essa frase é alvo de muitos debates entre os estudiosos. Basicamente os intérpretes discutem a que se refere o demonstrativo neutro “isto”.

Há pelo menos três interpretações principais sobre essa questão. Há uma interpretação que diz que o “isto” de forma alguma inclui a fé. Em outras palavras, essa interpretação afirma que a graça é a parte de Deus, enquanto a fé é a parte humana. Isso significa que a salvação é um dom de Deus que está condicionada a fé do homem.

Há outra interpretação que diz que o “isto” refere-se ao processo inteiro da salvação. Isso significa que a salvação pela graça mediante a fé não vem do homem, mas é dom de Deus; ou seja, a fé também está inclusa e é parte desse dom.

Por fim há a interpretação que relaciona o “isto” diretamente à fé; não especificamente ao substantivo feminino “fé”, mas ao exercício da fé. Sem dúvida somos nós que cremos, ou seja, Deus não crê em nosso lugar. Mas a fonte da fé genuína não está no homem, e sim, em Deus. Se o ato de crer em Cristo é uma resposta humana, os pecadores dependem do dom gracioso de Deus para isso. Então o exercício da fé é algo completamente dependente de Deus, e Ele é quem nos concede esse dom.

Receber Estudos da Bíblia

Pela graça sois salvos: não há mérito humano na salvação!

A primeira interpretação apresentada acima claramente não se harmoniza ao texto. Se Paulo dissesse que a fé não está inclusa naquilo que ele define como sendo “dom de Deus”, mas que é uma parte humana da salvação, ele estaria sendo contraditório ao dizer: “pela graça sois salvos”, e depois na sequência concluir: “não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:9).

A segunda e a terceira interpretação igualmente enfatizam que todo o crédito pela obra da salvação, em cada parte de seu processo, pertence a Deus. Jamais o crente poderá se vangloriar por ter sido salvo.

Mas a segunda interpretação parece ser um pouco redundante. Isso porque quando Paulo diz “pela graça sois salvos, mediante a fé” ele já está dizendo que o “ser salvo” não é obra humana, mas é resultado da graça de Deus. Isso significa que a declaração “isto não vem de vós, é dom de Deus” torna-se uma repetição. Obviamente a salvação pela graça é dom de Deus.

Então a última interpretação apresentada acima, que foi brilhantemente defendida por A. Kuyper, parece ser a mais coerente com o texto. Diante da declaração “pela graça sois salvos. por meio da fé”, alguém poderia dizer: “Então temos parte nisso, pois somos nós que cremos”. Mas o apóstolo destrói esse argumento ao esclarecer: “isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Em outras palavras, Paulo vigorosamente deixa claro que até mesmo esse “por meio da fé” é dom de Deus. Não há um único milímetro da salvação, se assim pudermos dizer, que o homem possa reivindicar como sendo obra sua.

Ser salvo pela graça é exatamente o oposto de ser salvo pelos méritos humanos. W. Hendriksen diz que a frase “pela graça sois salvos, por meio da fé” significa claramente que o solo de nossa salvação está em Deus, e não em nós. Por isso o apóstolo João escreve que nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar