O Que Significa Peniel na Bíblia?

Peniel é o nome dado por Jacó ao lugar onde ocorreu sua batalha com Deus no vau de Jaboque. Literalmente Peniel significa “a face de Deus” (Gênesis 32:30). O nome alternativo de Peniel é Penuel.

A história sobre Peniel é realmente impressionante. A Bíblia diz que quando Jacó voltava de Harã para ir ao encontro de Esaú, o irmão que ele havia ofendido, algo extraordinário aconteceu.

Na altura do vau de Jaboque, Jacó teve um encontro com Deus que transformou sua vida. Ali ele lutou com um homem durante toda a noite. A sequência do texto bíblico revela que aquele encontro foi uma teofania, isto é, Jacó se encontrou com o próprio Deus manifestado em forma humana.

Sua conclusão sobre aquela experiência explica o significado de Peniel. Ele disse: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gênesis 33:10). Então em Peniel Jacó teve seu nome mudado para Israel e foi abençoado. Essa bênção tão logo já se expressou no seu encontrou reconciliador com Esaú (Gênesis 33:10). Entenda melhor por que Jacó lutou com Deus.

A localização de Peniel

Como o texto bíblico deixa claro, Peniel ficava localizada em algum ponto ao longo do rio Jaboque, num desfiladeiro. O local exato de Peniel é desconhecido. Mas os estudiosos dizem que sua localização provavelmente ficava próxima às colinas duplas de Tulul edh-Dhahab; a pouco mais de cinco quilômetros a leste de Sucote. Ali há a presença de antigas ruínas.

Não fica claro no texto se na região de Peniel já havia algum povoado quando Jacó passou por ali. Alguns estudiosos acreditam que sim, mas outros defendem que apenas posteriormente uma cidade foi construída nas proximidades daquele local.

Seja como for, a Bíblia diz que no tempo dos juízes de Israel, após Gideão derrotar os midianitas, ele destruiu a torre da cidade edificada em Peniel e matou os homens daquela cidade (Juízes 8:8,9,17). Depois, já durante a monarquia do reino dividido, o rei Jeroboão I reedificou a cidade (1 Reis 12:25).

Talvez o investimento de Jeroboão I em Peniel tinha o objetivo de defender uma rota que vinha do oriente e que podia servir de caminho para invasores que pudessem vir contra sua nova capital em Siquém. Mas também é possível que Jeroboão I tenha feito de Peniel sua residência de inverno; ou mesmo uma capital substituta menos vulnerável do que a própria Siquém.

Muitos estudiosos também consideram que a cidade edificada em Peniel é a mesma cidade mencionada como Pernoual na lista de cidades conquistadas de Judá e Israel por Sisaque do Egito. Já nos registros assírios, Peniel aparece como Panili.

Receber Estudos da Bíblia

Pessoas com o nome de Peniel na Bíblia

Além do conhecido lugar chamado por Jacó de Peniel, essa palavra é adotada como nome de dois homens na Bíblia. O primeiro deles aparece na lista de descendentes da tribo de Judá. Parece que esse homem teve algum papel importante na fundação da aldeia de Gedor, nas colinas da Judéia, já que ele é chamado de “pai de Gedor” (1 Crônicas 4:4).

Já o segundo homem era filho de Sasaque e é contado entre os descendentes da tribo de Benjamim (1 Crônicas 8:25). Em ambos os casos a grafia de Peniel aparece como Penuel, usando a antiga terminação nominativa u, que posteriormente caiu em desuso no hebraico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close