A Bíblia Diz o Peso e a Altura de Golias?

A Bíblia diz que a altura de Golias era de seis côvados e um palmo (1 Samuel 17:4). A medida mais comum para o côvado naquela época era de aproximadamente 45 centímetros. Já o palmo equivalia a meio côvado, ou seja, cerca de 22,5 centímetros. Então Golias tinha uma altura de quase 3 metros – mais precisamente algo em torno de 2,92 metros. Mas se por um lado o texto bíblico registra a altura de Golias, por outro lado não há o registro do seu peso.

Além disso, embora a Bíblia informe a altura de Golias, não é possível afirmar com exatidão essa altura em metros. Isso ocorre basicamente por dois motivos: 1) a dificuldade em saber qual o tipo de côvado o escritor bíblico utilizou quando falou da altura de Golias; 2) diferenças nas cópias do texto hebraico.

As dúvidas sobre a altura de Golias

Nos tempos do Antigo Testamento, o côvado era a principal unidade de medida linear. Então a altura de uma pessoa normalmente era expressa em côvados. A medida do côvado equivalia à distância entre a ponta do dedo e o cotovelo do braço de um homem adulto. Mas o problema é que essa medida podia variar dependendo da região e do povo que a utilizada.

A medida mais comum entre os hebreus para o côvado era de aproximadamente 45 centímetros. Contudo, havia outros côvados que podiam alcançar a medida de até 52 centímetros. Então quando é dito que o gigante Golias media 6 côvados e um palmo, isso pode significar que ele tinha desde 2,92 metros até pouco mais de 3,30 metros de altura.

Outra dificuldade sobre a altura de Golias é o fato de que a Septuaginta – tradução grega do Antigo Testamento – registra que Golias media quatro côvados e um palmo de altura, em vez de seis côvados e um palmo. Os Manuscritos do Mar Morto e o historiador Flávio Josefo em sua obra Antiguidades, também acompanham a Septuaginta e assinalam a altura de Golias em quatro côvados e um palmo. Então de acordo com essa medida, Golias podia ter uma altura aproximada que ficava entre 2,02 metros e 2,30 metros.

Por tudo isso os estudiosos falam da altura de Golias sempre em termos aproximados e com ressalvas. Mas seja como for, Golias era um homem de grande porte e tinha uma altura fora do comum segundo os padrões da Antiguidade.

Receber Estudos da Bíblia

O peso de Golias

Como já foi dito, a Bíblia não registra o peso de Golias – apesar de registrar sua altura. Mas obviamente Golias era um homem pesado. Conforme explicado, Golias pode ter tido desde pouco mais de 2 metros de altura até mais de 3 metros. Então devemos pensar num peso proporcional a um homem desse porte e que, provavelmente, tinha uma boa forma física por ser um guerreiro.

A prova disso é que o texto bíblico informa o peso dos equipamentos de guerra de Golias. Sua couraça pesava cinco mil siclos de bronze, o que equivalia algo próximo de sessenta quilos. Além de outros equipamentos de proteção, ele ainda carregava como uma de suas armas uma lança cuja ponteira pesava quase oito quilos.

É impressionante pensar que um gigante com esse porte caiu diante de um jovem comum que provavelmente na época do combate não tinha nem mesmo vinte anos de idade. Por isso a luta entre Davi e Golias foi uma clara demonstração do poder do Senhor; foi uma expressão inconfundível da glória do Deus verdadeiro.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar