Qual o Significado de Pináculo? O Que Era o Pináculo do Templo?

Pináculo significa o ponto mais alto de um determinado lugar. Na Bíblia essa palavra traduz o termo grego pteryon, que significa “pequenas asas”. A curiosidade de muitas pessoas em saber o que é pináculo está relacionada à menção bíblica sobre o pináculo do Templo de Jerusalém.

O pináculo do Templo

O pináculo era uma parte do Templo de Jerusalém. O pináculo do Templo é mencionado em conexão com o episódio da tentação de Jesus no deserto (Marcos 4:5; Lucas 4:9). Muito provavelmente o pináculo era a parte mais alta dos edifícios do Templo, mas não é possível saber com exatidão a sua localização.

No texto grego dos Evangelhos, os autores bíblicos empregam o artigo definido para se referir a esse local, isto é, “o pináculo do Templo”. Isso indica que provavelmente só existia um lugar com esse nome no Templo.

Embora sua localização seja incerta, muitas opiniões diferentes têm sido dadas como sugestão. Todas essas sugestões são propostas considerando algumas características da própria narrativa acerca da tentação de Jesus.

Alguns estudiosos sugerem que esse local ficava próximo à extremidade sudeste da área do Templo. Mas mesmo assim essa indicação é bastante vaga. Então há quem indique que o pináculo era o telhado do pórtico de Salomão apoiado sobre as colunas cobertas de Herodes.

Outros apontam para um guarda-corpo sobre o pórtico que era obrigatório por se tratar de um lugar elevado (cf. Deuteronômio 22:8). Outra possibilidade poderia ser uma das projeções da frente do edifício do Templo. Existiam duas projeções em forma de asa as quais foram chamadas de “saliências” pelo historiador judeu Flávio Josefo.

Seja como for, tudo parece indicar que o pináculo era uma ala da muralha externa do complexo inteiro do Templo. No entanto, seu ponto exato não é fornecido no texto bíblico e, portanto, permanece desconhecido para nós. A melhor possibilidade talvez seja realmente o topo da moldura do pórtico real de Herodes que se projetava para o vale de Cedrom.

Esse local parece satisfazer todas as características do local descrito no texto bíblico. Dali seria possível ter uma visão completa de toda aquela região e uma grande queda livre.

Receber Estudos da Bíblia

A altura do pináculo do Templo

Outra curiosidade das pessoas está relacionada à altura do pináculo do Templo. O problema é que não há como responder qual era a altura do pináculo do Templo sem se conhecer sua localização exata.

Tradicionalmente as ilustrações acerca da tentação de Jesus utilizam a torre principal do templo como sendo o pináculo mencionado. Acredita-se que esse local tinha cerca de 60 metros de altura.

Porém é bem pouco provável que tenha sido ali. Como já foi dito, provavelmente o pináculo do Templo ficava em uma extensão do muro externo do Templo, na beira do vale de Cedrom. Esse local poderia facilmente alcançar uma altura de cerca de 150 metros.

Flávio Josefo escreve sobre esse local enfatizando a natureza de uma queda precipitada do topo desse muro até a base da ravina. Segundo ele, a altura ali era tão grande que provocava vertigem. Como esse lugar ficava a sudeste do pátio do Templo, talvez ele ficasse perto do local onde, segundo algumas tradições, Tiago, irmão do Senhor Jesus, foi atirado tempos depois. Tais tradições ainda dizem que de alguma forma ele teria sobrevido a queda. Então alguns religiosos judeus acabaram por apedrejá-lo até a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close