O Que é Pneumatologia? O Significado da Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia é o nome da matéria da teologia sistemática que estuda a pessoa e obra do Espírito Santo. Isso quer dizer que na teologia cristã o significado de “pneumatologia” tem a ver com a doutrina do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.

Então é fácil perceber que a pneumatologia é uma doutrina essencial para os cristãos. Isso porque o ministério do Espírito Santo é fundamental à vida cristã. Mas mesmo assim a pneumatologia tem sido uma das doutrinas mais atacadas ou distorcidas ao longo da história do Cristianismo.

Por um lado, algumas pessoas se esforçam para rejeitar essa doutrina e negar a personalidade ou a divindade do Espírito Santo. No decorrer do tempo algumas heresias perigosas surgiram nesse sentido. Certas teorias que permanecem ativas até hoje, dizem que o Espírito Santo é uma força impessoal, um tipo de energia ou um poder ativo de Deus, e não uma pessoa. Outras teorias, como o modalismo, por exemplo, negam a existência da Trindade e, consequentemente, a pessoalidade distinta do Espírito Santo.

Por outro lado há também aquelas pessoas que até reconhecem a pessoalidade e divindade do Espírito Santo, mas atribuem a Ele coisas completamente estranhas ao seu verdadeiro ministério. Por isso que todo cristão verdadeiro precisa se apropriar de uma boa pneumatologia bíblica.

Também é verdade que comparada a outras doutrinas bíblicas – especialmente a cristologia –, a doutrina do Espírito Santo talvez tenha sido aquela que se desenvolveu mais lentamente dentro da teologia cristã. Inclusive, alguns debates nessa área de estudo acabaram que por gerar antigas divisões dentro do Cristianismo.

Um exemplo disso foi o impasse entre a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente. A Igreja do Oriente defendia que o Espírito Santo procedia unicamente do Pai; enquanto que a Igreja do Ocidente defendia que o Espírito Santo procedia tanto do Pai quando do Filho. Isso acabou sendo um dos motivos que contribuíram para a separação das duas Igrejas em 1054 a.C.

Quais são os temas estudados na pneumatologia?

A pneumatologia estuda, em primeiro lugar, os temas relacionados à pessoa do Espírito Santo. Nesse sentido a pneumatologia bíblica trata da natureza do Espírito Santo, especialmente no que diz respeito às evidências bíblicas que testemunham sua pessoalidade.

Portanto, o ponto principal aqui é a verdade bíblica incontestável de que o Espírito Santo é uma pessoa. Então a pneumatologia não apenas expõe de forma sistematizada essa verdade bíblica, como também desenvolve suas implicações.

Em segundo lugar, a pneumatologia estuda a obra do Espírito Santo. Nesse sentido a pneumatologia destaca o ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento e também no Novo Testamento. Nesse último aspecto, a pneumatologia aborda a atuação do Espírito Santo na vida de Jesus durante o seu ministério terreno, e também na vida do cristão.

Especialmente com relação à atuação do Espírito Santo na vida do cristão, a pneumatologia procura pontuar desde sua obra regeneradora até sua obra santificadora e capacitadora com a distribuição de dons espirituais para a edificação da Igreja.

Receber Estudos da Bíblia

Qual a importância da pneumatologia?

Na história da redenção, vivemos num período em que a obra do Espírito Santo é refletida com mais intensidade que em outros períodos. Na economia da salvação sabemos que o Pai planejou a salvação, o Filho executou e o Espírito é o responsável por aplicar essa obra na vida dos pecadores.

Mas uma vez que a antiga dispensação passou e que Cristo veio e cumpriu sua obra, agora o Espírito Santo vem desempenhando um papel de destaque. Não que o Espírito Santo não atuasse no Antigo Testamento. Muito pelo contrário! O Espírito Santo está atuante na história do mundo desde à criação (Gênesis 1:2); e tem atuado na vida do povo de Deus desde os tempos do Antigo Testamento.

Mas conforme foi anunciado por Deus através do profeta Joel, chegaria o dia em que o Espírito de Deus seria derramado sobre toda carne (Joel 2:28). O apóstolo Pedro interpretou essa promessa como que se cumprindo no dia de Pentecostes (Atos 2:17). A partir de então, a atuação do Espírito Santo passou a ser manifestada com maior intensidade na vida do povo de Deus.

Tudo isso aponta para a importância da pneumatologia bíblica, afinal, é através da atuação do Espírito Santo que sentimos a presença de Deus dentro de nós. O apóstolo Paulo escreve que somos o templo do Espírito Santo, e que o Espírito de Deus habita em nós (1 Coríntios 3:16). Então obviamente o cristão verdadeiro deve ter sede de entender cada vez mais a doutrina do Espírito Santo.

Como bem define o teólogo Millard Erickson, o Espírito Santo é o ponto em que a Trindade torna-se pessoal para o crente; no sentido de que o Espírito Santo é ativo dentro da vida dos que creem. Ele habita em nós! O Espírito Santo é a pessoa da Trindade por meio de quem toda a Divindade Triúna atua em nós (Teologia Sistemática, 1992).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar