Por Que Deus Criou o Homem?

Deus criou o homem unicamente por Sua vontade e para Sua glória. Algumas pessoas dizem que Deus criou o homem porque Ele queria companhia. Mas isso não passa de um delírio completamente infundado.

Deus jamais precisou da companhia de alguém. Ele jamais precisou se aconselhar ou consultar quem quer que fosse. Deus existe completamente satisfeito em Si mesmo por toda eternidade, e tudo o que Ele fez foi de acordo com o beneplácito de Sua vontade, inclusive ter criado o homem.

Mas o fato de Deus ter criado o homem para Sua glória, também implica na verdade de que faz parte do propósito divino da criação da humanidade a existência de um relacionamento entre a criatura e o Criador. Vamos entender melhor como tudo isso é apresentado nas Escrituras.

Deus criou o homem por Sua vontade

O homem foi criado por Deus porque Ele quis criá-lo. Como foi dito, Deus não criou o homem por necessidade ou porque algo ou alguém o influenciou (Atos 17:24,25). O profeta Isaías escreve: “Quem guiou Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou Ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Isaías 40:13,14; cf. Romanos 11:34).

O primeiro capítulo da Bíblia mostra muito claramente que Deus criou o homem de acordo com a Sua vontade. O texto bíblico registra: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Isso significa que a criação do homem foi precedida por um decreto divino.

Esse testemunho é mantido até o último livro das Escrituras. No livro do Apocalipse lemos: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11).

Deus criou o homem para Sua glória

Ao mesmo tempo em que a Bíblia diz que Deus criou o homem por Seu próprio conselho, ela também diz que isso aconteceu para Sua glória. O apóstolo Paulo escreve: “Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amem” (Romanos 11:36; Colossenses 1:16).

Aqui o versículo bíblico que diz que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus também revela essa verdade. Tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem foi feito um propagador da glória do Senhor.

Após ter criado o homem e a mulher, Deus os abençoou e lhes ordenou que se multiplicassem, povoassem a terra e dominassem sobre toda criação terrena (Gênesis 1:28). Ora, se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, uma terra repleta de humanidade é uma terra repleta da imagem de Deus representada nas criaturas que foram criadas à imagem dele.

O homem foi criado para ter comunhão com Deus

Bem, vimos que o homem foi criado por Deus por Sua vontade e para Sua glória. Mas tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, de toda a criação terrena o homem é a única criatura capaz de ter um relacionamento pessoal e consciente com o Criador.

Millard J. Erickson observa que o quadro bíblico da criação revela que um Deus totalmente sábio, poderoso e bom criou o homem para amá-lo e servi-lo, e para desfrutar de um relacionamento com Ele.

Todavia, o homem caiu em pecado. Isso significa que o homem criado por Deus, pela vontade de Deus, para a glória de Deus e para ter comunhão com Deus, se rebelou contra seu próprio Criador. Dessa forma o homem tornou-se inimigo de Deus. O relacionamento entre criatura e Criador foi quebrado e a imagem de Deus no homem foi desfigurada.

Ao invés de buscar a glória de Deus, o homem passou a buscar sua própria glória (Romanos 1:21-23). O problema do pecado foi tão grave que corrompeu todos os homens e o homem todo. A Bíblia diz que todos pecaram e não sobrou um justo se quer e ninguém que buscasse a Deus. Precipitado no pecado, o homem se tornou inútil (Romanos 3:9-12).

[ads2]

O homem foi criado para a manifestação da graça de Deus

Considerando que Deus criou o homem para Sua glória e para ter comunhão com Ele, alguém pode perguntar: Por que Deus criou o homem se Ele sabia do problema do pecado?

O eterno e soberano propósito do Senhor jamais pode ser frustrado! De forma maravilhosa e misteriosa, antes mesmo da fundação do mundo, Deus, para o louvor da glória de Sua graça, planejou e decretou a redenção do homem através da obra expiatória de Jesus na cruz (Efésios 1:4-14). Antes mesmo de ter criado o homem, Deus decidiu salvar o homem do pecado.

Tudo isso não aconteceu com base em qualquer mérito humano. Tudo se deve à graça de Deus; aos méritos de Cristo. O plano da salvação foi concebido na eternidade, mas no devido tempo Cristo morreu pelos ímpios. Sim, a Bíblia diz que Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores (Romanos 5:6-10).

Então aqueles que, pelo poder do Espírito Santo, recebem as boas novas de Cristo para salvação reconhecendo-o pela fé como único e suficiente Senhor e Salvador, são feitos filhos de Deus. Os que antes eram inimigos de Deus, em Cristo são chamados de amigos de Deus (João 15:14,15).

Estes podem desfrutar plenamente do propósito original pelo qual Deus criou o homem. Eles têm comunhão com Deus, amam a Deus, obedecem a Deus, buscam a vontade de Deus sobre todas as coisas e glorificam a Deus.

[ads1]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar