Por Que Deus Quis Matar Moisés em Êxodo 4:24?

A Bíblia registra uma situação em que Deus quis matar Moisés enquanto ele estava seguindo de Midiã para o Egito (Êxodo 4:24-26). De acordo com a maioria das traduções do texto bíblico, Moisés estava numa estalagem quando a ira de Deus se ascendeu contra ele, e só foi aplacada depois que o filho primogênito de Moisés fosse circuncidado.

O problema é que essa passagem bíblica em que supostamente Deus quis matar Moisés, possui uma dificuldade muito grande de interpretação. Do ponto de vista exegético, grande parte dos eruditos do Antigo Testamento concorda que esse texto de Êxodo 4 é um dos mais difíceis de se entender. Na verdade, o texto hebraico não é claro sobre os detalhes acerca do que, de fato, aconteceu naquela ocasião.

Deus quis matar Moisés ou Gérson?

A dificuldade sobre esse texto é tão grande que não é possível determinar nem mesmo se a ira de Deus se ascendeu contra o próprio Moisés ou contra o seu filho, Gérson, que ainda não havia sido circuncidado. O texto hebraico é ambíguo, e simplesmente diz que o “Senhor o encontrou e quis matá-lo”, mas isso pode estar relacionado tanto a Moisés quanto a Gérson.

Também não há uma explicação a respeito de como Deus quis matar Moisés ou Gérson. Alguns comentaristas sugerem que talvez Moisés tenha adoecido gravemente. Outros acreditam que Deus se manifestou ali, quem sabe num tipo de teofania, para ferir a Moisés. E ainda outros, por sua vez, defendem que a ira de Deus se apresentou a Moisés mediante a ação de um agente, ou seja, através de um anjo enviado como representante ou mensageiro do Senhor. Essa posição, inclusive, é amparada pela tradução da Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento).

Por que Zípora disse: “esposo sanguinário”?

O texto bíblico também informa que aquele episódio chegou ao fim após Zípora, esposa de Moisés, ter circuncidado Gérson. Mas em seguida, Zípora disse a Moisés que ele era um esposo sanguinário; e o texto acrescenta que ela falou aquilo por causa da circuncisão (Êxodo 4:25,26).

O entendimento dessa declaração de Zípora também é muito difícil. Algo semelhante era dito num rito de circuncisão pré-marital que era observado em alguns povos antigos. Nesse rito, o sogro circuncidava o jovem que estava se casando, qualificando-o como marido; e essa frase era direcionada ao sogro do jovem na posição de circuncidador.

Já outros comentaristas enxergam nessa frase apenas a expressão de um descontentamento de Zípora com o rito da circuncisão. Talvez, até aquele momento, Zípora ainda não havia entendido o significado e a importância do sinal da circuncisão para os israelitas. Inclusive, quem entende dessa forma sugere que Gérson ainda não tinha sido circuncidado por uma suposta oposição de Zípora, que era uma mulher midianita. Seja como for, existem muitas teorias que tentam explicar essa declaração, mas não há certeza sobre nenhuma delas. A declaração é, realmente, obscura.

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A finalidade da circuncisão de Gérson

Obviamente a finalidade da circuncisão de Gérson era a mesma de qualquer menino israelita, ou seja, ser um sinal distintivo na carne de que aquele menino pertencia ao povo de Deus. No entanto, também é discutida entre os estudiosos a possibilidade de que houve um proposito adicional na circuncisão de Gérson. Isso porque o texto também diz que Zípora lançou a pele da circuncisão aos pés de alguém (Êxodo 4:25).

A maioria das traduções em português favorece a ideia de que os pés eram os pés de Moisés. Todavia, o texto original diz apenas “seus pés”, não revelando a identidade da pessoa. Podiam ser os pés de Gerson, por exemplo; ou até mesmo os pés de um anjo que agiu como mensageiro do Senhor naquele episódio. Além disso, o termo traduzido como “pés” também era usado como um eufemismo para as partes íntimas de uma pessoa.

Assim, alguns intérpretes tentam explicar essa atitude de Zípora, sugerindo que a circuncisão de Gérson foi realizada em substituição à circuncisão do próprio Moisés. Basicamente a ideia é a de que Moisés, tendo sido criado como egípcio, não tinha sido circuncidado sob os moldes da aliança de Deus com Israel.

Então, o fato de a pele da circuncisão ter sido lançada sobre os pés de Moisés — especialmente se os “pés” aqui forem uma referência aos órgãos íntimos de Moisés — era um indicativo de que a circuncisão de Gérson foi um tipo de circuncisão vicária em prol do próprio Moisés que, até então, ainda não possuía o sinal físico adequado à aliança de Deus com Abraão.

Porém, isso parece ser um tanto quanto improvável, pois Moisés chegou até a filha de Faraó numa idade em que os meninos hebreus já tinham de estar circuncidados. Além disso, quando Moisés foi encontrado no rio, logo ficou claro que ele era um hebreu — talvez por causa da circuncisão.

Mas podia ser que Moisés, mesmo circuncidado, realmente não tivesse um entendimento correto a respeito da necessidade da circuncisão dentro da família de Israel. Isso explicaria, inclusive, o fato de ele ter negligenciado a circuncisão de seu filho até aquele momento.

Por que Deus quis matar Moisés ou Gérson?

Apesar de todas as dificuldades dessa passagem bíblica que relata que Deus quis matar Moisés ou Gérson, fica muito claro o propósito do Senhor naquela ocasião. Aqui vale lembrar que, dentro da aliança de Deus com Abraão, a circuncisão era justamente o sinal identificador daqueles que pertenciam à família da aliança; era a marca física daqueles que eram contados como parte do povo exclusivo de Deus.

Então, embora o texto não seja claro sobre exatamente quem e como Deus quis matar, o texto é claro ao mostrar por que Deus quis matar. Mais do que isso, o texto também é claro em mostrar como a ira divina foi aplacada naquela ocasião.

É interessante notar que todo o contexto envolvendo aquele episódio aponta para o Senhor como o Deus que escolheu Moisés para liderar a libertação do seu povo escolhido para fora do Egito, de acordo com a promessa feita a Abraão e a aliança estabelecida com sua descendência. Em outras palavras, um dos temas principais dessa passagem é apresentar o Senhor como o Deus da aliança. O que aconteceu com Moisés no caminho para o Egito foi uma ocasião de concerto!

Moisés estava prestes a entrar numa terra que teria todos os seus primogênitos mortos pelo juízo de Deus. A tarefa de Moisés naquela terra seria libertar o povo que era visto por Deus como seu filho primogênito (Êxodo 4:22). No entanto, Moisés estava indo para aquela missão sem que ele próprio entendesse e tivesse aplicado ao seu primogênito o sinal que o identificava como parte da família de Deus, e o separava dos filhos dos povos pagãos. Obviamente, isso tinha de ser corrigido.

Dessa forma, o episódio em que Deus quis matar Moisés (ou talvez Gérson), tinha um propósito pedagógico. Deus mostrou sua ira a Moisés para conscientizá-lo de seu pecado. No entanto, Ele também mostrou sua graça quando sua ira foi aplacada através do sangue da circuncisão e, então, a vida que estava em perigo foi poupada. Assim, com tudo isso certamente Moisés foi aperfeiçoado para agir como representante de Deus no Egito.

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