Por Que Moisés Não Entrou na Terra Prometida?

Moisés não entrou na Terra Prometida porque num momento de impaciência ele não tomou a Palavra de Deus de forma apropriada. Consequentemente, ele falhou em reconhecer a santidade e a glória de Deus diante do povo.

O texto bíblico que explica por que Moisés não entrou na Terra Prometida está registrado no Pentateuco, no Livro de Números. A Bíblia diz que certa vez, durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, faltou água para beber, e os israelitas ficaram muito irritados.

Então rapidamente eles começaram a murmurar e a fazer oposição a Moisés e a Arão. Ingratos com o livramento que Deus havia dado a eles ao tirá-los do Egito, e incrédulos mesmo depois de tantas demonstrações do poder de Deus, os israelitas começaram a falar que Moisés e Arão não deviam tê-los levado ao deserto.

De acordo com eles, teria sido melhor ter ficado no Egito, ao invés de morrer no deserto com fome e sede (Números 20:2-5). A verdade é que toda vez que os israelitas encontravam alguma dificuldade, eles reclamavam a Moisés e a Arão, questionavam a liderança deles, e lamentavam não terem permanecido no Egito.

O pecado de Moisés e a disciplina do Senhor

Diante da reclamação do povo, Moisés e Arão se prostraram na porta do Tabernáculo, e a glória do Senhor se manifestou a eles. Então Deus ordenou que Moisés pegasse a vara e, juntamente com Arão, reunisse a comunidade israelita. Diante do povo, eles tinham de falar a uma rocha, porque dela haveria de verter água para saciar todo o povo e os seus rebanhos (Números 20:8).

O problema foi que Moisés e Arão reuniram o povo conforme a ordem do Senhor, mas agiram de forma inconsequente. O texto bíblico registra a declaração de Moisés: “Ouvi agora, rebeldes, será que teremos que fazer sair água desta rocha para lhes dar?” (Número 20:10). Em seguida, o texto bíblico do Livro de Números diz que Moisés ergueu o seu braço e bateu com violência na rocha duas vezes com a vara, e água jorrou da rocha saciando a sede do povo e de seus rebanhos (Números 20:11).

Logo após a atitude imprudente de Moisés, veio também a repreensão da parte de Deus. A Bíblia diz que o Senhor falou a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade diante dos filhos de Israel, por isso vocês não conduziram este povo para a terra que lhes dei” (Números 20:12).

Receber Estudos da Bíblia

Moisés não entrou na Terra Prometida

A declaração disciplinadora do Senhor nos ajuda a entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Em primeiro lugar, Moisés deixou que o seu impulso tomasse a frente de sua fé. Quando isso acontece, o homem fica vulnerável a ponto de falhar em seu ponto mais forte. A Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso da terra; mas naquele momento lhe faltou justamente a mansidão (Números 12:3).

Em segundo lugar, Moisés não obedeceu a ordem do Senhor. Deus havia dito para ele falar à rocha, mas ele fez diferente. Ele agiu com violência e feriu a rocha duas vezes. Então, em terceiro lugar, com sua atitude Moisés não apenas foi desobediente e impaciente, mas também desonrou a santidade de Deus diante dos israelitas.

Esse ponto é melhor compreendido à luz do simbolismo da rocha em conexão com o Senhor. Anteriormente Deus já havia se identificado simbolicamente com uma rocha ferida para saciar a sede do seu povo (Êxodo 17:6). E o Novo Testamento interpreta a rocha ferida por Moisés em Massa como uma figura de Cristo que suportou o castigo em prol do povo de Deus (1 Coríntios 10:4).

Por isso que mais tarde a atitude de Moisés ao ferir a rocha com violência quando Deus havia dito que ele apenas falasse à rocha, desprezava o profundo significado da manifestação do Senhor e não honrava a sua santidade.

Consequentemente, Moisés acabou usurpando o lugar de Deus fazendo conforme a sua própria vontade. Diante de toda a congregação de Israel, Moisés falou como se ele e Arão fossem os verdadeiros responsáveis por saciar a sede do povo fazendo sair água daquela rocha. Isso significa que inevitavelmente ele glorificou a si mesmo ao invés de glorificar o Senhor.

Então considerando todos esses fatores, podemos entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Inclusive, o fato de Deus ter repreendido Arão na mesma ocasião, indica que ele também esteva envolvido no ato de seu irmão.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar