Por Que Rebeca Gostava Mais de Jacó?

A Bíblia não diz exatamente por que Rebeca gostava mais de Jacó. O texto bíblico apenas mostra de forma clara o favoritismo de Rebeca por Jacó; tal como também mostra que Isaque de igual modo preferia o seu filho Esaú. De qualquer forma, tanto a predileção de Rebeca por Jacó quanto o favoritismo de Isaque por Esaú, são comportamentos reprováveis que podem destruir uma família.

Talvez o contexto geral da convivência da esposa de Isaque com seus filhos ajude a entender por que Rebeca gostava mais de Jacó ao invés de Esaú. Jacó e Esaú eram irmãos gêmeos. Esaú foi o primeiro a sair do ventre de Rebeca, mas Jacó veio logo atrás agarrado nele.

A Bíblia também registra que a gestação de Rebeca não foi muito tranquila. A mulher que tinha vivido muitos anos com a frustração de não poder ser mãe, quando finalmente engravidou percebeu que seus filhos estavam muito agitados em seu útero.

Rebeca buscou no Senhor uma resposta para aquela situação, e ouviu d’Ele que ela carregava em seu ventre duas nações, e que um povo seria mais forte do que outro povo, e o maior haveria de servir ao menor. Contrariando a sequência lógica e natural daquele tempo, Rebeca basicamente ouviu que o seu filho caçula seria dominante sobre o seu filho primogênito.

Jacó era o filho favorito de Rebeca

A Bíblia diz que os dois meninos cresceram, e tiveram personalidades e características muito diferentes. Esaú se tornou um perito caçador que gostava mais de viver livre no campo. Por outro lado, Jacó se tornou um homem mais simples e caseiro.

Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

O mesmo versículo bíblico que diz que Rebeca gostava mais de Jacó, também diz que Isaque amava mais a Esaú. Mas no caso de Isaque e Esaú, o texto complementa dizendo que Isaque era uma pessoa que gostava da caça. Então aparentemente isso teria sido pelo menos um dos motivos pelos quais Isaque se apegou mais a Esaú.

Outras pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó porque ela tinha compreendido o propósito de Deus para sua vida. De fato, Rebeca sabia que o seu filho mais novo seria o mais proeminente, e isso haveria de acontecer pela bênção do Senhor, afinal, sua família era a descendência de Abraão com quem Deus firmou uma aliança.

Mas se Rebeca sabia disso, obviamente Isaque também sabia. No entanto, apesar das evidências de que o filho caçula deveria ser o herdeiro da bênção, ainda assim Isaque preferiu o filho mais velho, numa tentativa de colocar sua preferência pessoal acima do propósito do Senhor.

De qualquer forma, em nenhuma parte o texto bíblico conecta diretamente o fato de que Rebeca amava mais Jacó com a posição de Jacó como escolhido de Deus para dar continuidade à descendência da aliança. Então é provável que o apego de Rebeca por Jacó tenha ocorrido devido a vários fatores dentro da convivência de sua família. E dentre esses fatores, é possível que a palavra que ela escutou da parte do Senhor enquanto ainda estava grávida, também estivesse presente.

Receber Estudos da Bíblia

Favoritismos entre filhos é errado

Seja como for, esse tipo de comportamento demonstrado por Rebeca que favorece mais um filho que outro, não é algo a ser imitado. A verdade de que Jacó tinha sido escolhido pelo Senhor para receber a bênção da aliança não dependia do favoritismo de Rebeca por ele.

Na verdade, quando Rebeca se propôs a garantir que o seu filho predileto recebesse o que o Senhor havia prometido, ela acabou envolvendo sua família num episódio vergonhoso. Ela manipulou Jacó para que ele enganasse dissimuladamente o seu velho pai. Inclusive, devido aos desdobramentos de seu plano que fez com que Jacó tivesse que fugir para Harã, Rebeca nunca mais viu seu filho preferido em vida.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar