Qual o Maior e o Menor Livro da Bíblia?

O menor livro da Bíblia é a Segunda Carta de João, no Novo Testamento. Já o maior livro da Bíblia é o livro de Salmos, no Antigo Testamento. Enquanto a Segunda Carta de João possui apenas um capítulo dividido em treze versículos, o livro de Salmos possui cento e cinquenta capítulos.

Mas essa classificação para determinar o maior ou o menor livro da Bíblia, é feita com base no número de capítulos e versículos. No entanto, essa divisão da Bíblia em capítulos e versículos não é própria do texto original. Na verdade, a Bíblia foi organizada em capítulos e versículos apenas na Idade de Média. Isso também explica, por exemplo, porque nem todas as Bíblia possuem o mesmo número de versículos.

Outra possibilidade seria classificar o menor e o maior livro da Bíblia pelo número de palavras. Mas por particularidades de traduções, algumas versões podem ter mais palavras que outras. Por isso o mais correto seria considerar o texto bíblico em seu idioma original. Nesse caso, o livro de Salmos continua sendo o maior livro da Bíblia.

Mas quanto ao menor livro da Bíblia, a coisa já muda. Considerando, por exemplo, o Textus Receptus ­— texto grego do Novo Testamento usado em algumas traduções da Bíblia (como a Almeida Corrigida Fiel) — a Terceira Carta de João acaba sendo menor que a Segunda Carta de João, por possuir uma quantidade de palavras menor.

Outra curiosidade é que a Bíblia Cristã reconhece a canonicidade dos livros do Novo Testamento e também dos livros do Antigo Testamento que são compostos pelos escritos da Bíblia hebraica. Mas algumas pessoas têm curiosidade em saber qual é o menor livro da Bíblia hebraica. Nesse caso, o menor livro é o livro de Obadias, que também está presente no Antigo Testamento da Bíblia cristã, e provavelmente foi escrito pelo próprio profeta Obadias.

O maior livro da Bíblia

Com cento e cinquenta capítulos, o livro de Salmos é mesmo o maior livro da Bíblia. O livro traz uma coleção de cânticos compostos por vários autores que já eram utilizados pela comunidade judaica nos tempos bíblicos. Inclusive, o título “Salmos” deriva de uma palavra grega que significa literalmente “cânticos”, mas seu título hebraico original é “Livro de Louvores”.

Tradicionalmente os cento e cinquenta salmos são subdivididos em cinco livros. Os salmos possuem as mais variadas características e estilos poéticos. O livro levou muitos séculos para ser concluído, já que os primeiros salmos datam da época de Moisés e os últimos datam do período posterior ao cativeiro na Babilônia. O rei Davi é o maior autor dentro do maior livro da Bíblia, que conta também com outros autores conhecidos e outros desconhecidos.

Receber Estudos da Bíblia

O menor livro da Bíblia

A Segunda Carta de João, como o seu título indica, foi escrita pelo apóstolo João, o discípulo amado do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo escreveu essa carta quando já era idoso. João escreveu a epístola com o objetivo de alertar os crentes sobre uma heresia que estava sendo pregada que negava a encarnação de Jesus Cristo. De acordo com esse falso ensino, Cristo não teria vindo ao mundo em um corpo físico. Além disso, na carta João estimula o amor e a receptividade entre os cristãos.

Já a Terceira Carta de João, que pode ser considerada a menor pela contagem de palavras, foi escrita pelo mesmo apóstolo, porém num período anterior à segunda carta. É isso mesmo! Embora possa parecer um tanto quanto estranho, a Terceira Carta de João foi escrita antes da Segunda Carta de João. A carta foi escrita por João ao seu amigo Gaio, e nela o apóstolo fala sobre a importância da bondade e hospitalidade entre os crentes.

É verdade que algumas críticas já foram levantadas contra a autoria do apóstolo João no que diz respeito a essas duas cartas. Mas certamente as evidências a favor de João são muito superiores a qualquer outra alternativa. Portanto, é certo que o apóstolo João foi quem escreveu o menor livro da Bíblia, seja ele sua segunda ou terceira carta.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar