Qual o Menor Versículo da Bíblia?

O menor versículo da Bíblia dependerá da tradução bíblica utilizada. Isso significa que dependendo da forma como o texto original é traduzido, o número de palavras ou letras poderá ser diferente de uma tradução para outra.

Aqui devemos nos lembrar de que a Bíblia não foi escrita em português, mas em três idiomas antigos: hebraico, aramaico e grego koiné. Além disso, originalmente o texto bíblico não era dividido em capítulos e versículos. Então não é possível falar no menor versículo da Bíblia no original, porque de fato essa divisão não existia. A Bíblia foi dividida em capítulos e versículos apenas mais recentemente, com finalidade de melhorar a organização e leitura dos textos bíblicos.

Considerando tudo isso, em nossas traduções em português alguns versículos sempre são indicados quando o assunto é o menor versículo da Bíblia. São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35.

De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia. Geralmente as traduções traduzem esse versículo da seguinte forma: “Disse Jó:” (ARA). A tradução NVI, por exemplo, traz apenas uma palavra nesse versículo: “Dizendo:” (NVI). Mas em outras traduções esse mesmo versículo possui mais palavras, deixando-o longe de ser o menor versículo da Bíblia. Por exemplo: “E Jó, falando, disse:” (ARC).

Êxodo 20:13 também é um versículo bem pequeno: “Não matarás” (ARA, ARC, NVI). O mesmo também pode ser dito de Isaías 37:15, onde a NVI traduz o versículo da seguinte forma: “E orou” (NVI). Mas esse mesmo versículo é traduzido de forma bem mais longa em outras traduções. Por exemplo: “E orou Ezequias ao Senhor, dizendo:” (ARC).

Já no Novo Testamento encontramos um versículo que sempre é muito lembrando como um dos menores versículos da Bíblia. Em João 11:35 lemos: “Jesus chorou” (ARC, ARA, NVI). De todos os versículos apontados como o menor versículo da Bíblia, esse versículo do Evangelho de João é o que praticamente não tem qualquer modificação no número de palavras ou letras nas diferentes traduções.

Receber Estudos da Bíblia

A importância do menor versículo da Bíblia

Embora haja na Bíblia versículos com apenas algumas letras, isso não significa esses versículos não sejam importantes. Aqui precisamos sempre manter em mente que a Bíblia é a Palavra de Deus, e isso inclui todas as suas palavras. O correto é afirmarmos a plena inspiração da Escritura. Isso quer dizer que a inspiração verbal do texto bíblico cobre palavra por palavra. Absolutamente nada na Palavra de Deus pode ser desprezado (cf. Mateus 5:18).

Considerando os versículos indicados como os menores da Bíblia, é fácil perceber esse princípio. Êxodo 20:13, por exemplo, registra um dos mandamentos da Lei de Deus que proíbe o assassinato.

Já João 11:35 registra o episódio em que Jesus chorou pela morte de seu amigo Lázaro. Então esse pequeno versículo, por exemplo, é uma das provas mais claras da plena humanidade de Cristo. O Filho de Deus tornou-se plenamente humano, de modo que Ele experimentou as limitações e sentimentos comuns aos homens. Sendo plenamente homem, Jesus chorou a perda de seu amigo, mas sendo plenamente Deus, Ele ressuscitou seu amigo que estava morto.

Então embora uma frase ou uma palavra seja o menor versículo da Bíblia, essa frase ou palavra faz parte da infalível e perfeita Palavra de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar