Quando Jesus Nasceu? Foi em 25 de Dezembro?

A Bíblia não diz quando Jesus nasceu. Por isso não é possível determinar com exatidão o ano, o mês e muito menos o dia de seu nascimento. Apesar disso, a tradição cristã fixou a data do nascimento de Jesus em 25 de Dezembro. Mas se nenhuma data exata é apontada nas Escrituras, algumas informações importantes nos ajudam a chegar a uma data aproximada.

Antes de falarmos sobre quando Jesus nasceu, também devemos considerar que existe um pequeno erro em nosso calendário. Esse calendário foi calculado muitos anos depois do tempo de Jesus, usando como referência o ano da fundação de Roma. O monge responsável por calculá-lo acabou cometendo um erro de alguns anos, cerca de 4 a 6 anos. Por isso dizemos que Jesus nasceu “antes de Cristo” (a.C.). Saiba mais sobre quem é Jesus.

Em que ano Jesus nasceu?

O Evangelho de Lucas é o livro que nos fornece maiores detalhes sobre a época em que Jesus nasceu. No capítulo 1, Lucas fala do nascimento de João Batista, que ocorreu poucos meses antes do nascimento de Jesus. Segundo o evangelista, tudo isso aconteceu durante o reinado de Herodes I, rei da Judeia (Lucas 1:5). Herodes I reinou entre 37 a.C. e 4 a.C.

Lucas também fala que próximo ao nascimento de Jesus, Cesar Augusto decretou a realização de um censo em todo Império Romano (Lucas 2:1). Cesar Augusto reinou entre 27 a.C. e 14 d.C. Cesar Augusto se dedicou bastante a organização do Império. Para tanto, ele estabeleceu vários censos regulares. Historiadores sugerem que naquela época os censos eram realizados a cada quatorze anos.

No livro de Atos, o mesmo escritor fala da realização de outro censo (Atos 5:37). Quanto a esse censo citado em Atos, não há dúvidas de que ele ocorreu em 6 d.C. Considerando a informação de que o intervalo entre os recenseamentos era de quatorze anos, então chegamos à data de 8 a.C. para o censo indicado em Lucas 2:1. Isso significa que o censo mencionado em Atos ocorreu quatorze anos após o censo mencionado no terceiro Evangelho.

Lucas também diz que o censo a qual ele se refere ocorreu quando Quirino era governador da Síria. Quirino atuou naquela região exercendo alguma função de liderança entre 10 a.C. e 16 d.C. (nem sempre como governador).

Jesus nasceu entre 6 e 4 a.C.

A grande questão é que a data de 8 a.C. parece causar contradições com outros relatos bíblicos. Por exemplo: se Jesus nasceu em 8 a.C., então o início de seu ministério público se deu em aproximadamente 22 d.C. Logo, a primeira purificação do Templo deve ter ocorrido em aproximadamente 23 d.C. (João 2:12ss). Mas sabemos que o Templo esteve em obras durante 46 anos (João 2:20). Como essas obras foram iniciadas em 19 a.C., a primeira purificação do Templo não poderia ter ocorrido antes de 27 d.C.

Tudo isso significa que a data de 8 a.C. parece ser cedo demais para o nascimento de Jesus. Muitas sugestões já foram apontadas para tentar resolver essa questão. A melhor de todas elas indica que Cesar Augusto decretou o censo em 8 a.C., mas que sua execução só ocorreu de fato entre 6 e 5 a.C., pouco antes da morte de Herodes I em 4 a.C. Portanto, a melhor possibilidade para o ano de nascimento de Jesus fica entre 6 e 4 a.C., talvez provavelmente em 5 a.C.

Em que dia e mês Jesus nasceu?

Se já não é fácil determinar o ano exato em que Jesus nasceu, que dirá então o dia e o mês desse ano? A melhor resposta continua sendo a de que a Bíblia não esclarece o mês e o dia do nascimento de Jesus.

Algumas pessoas já tentaram fazer uma série de cálculos especulativos para poder determinar pelo menos o mês do nascimento de Jesus. Um exemplo disso é o cálculo feito com base no nascimento de João Batista. Alguns estudiosos sugerem que João Batista teria nascido em Março ou Abril. Eles chegaram a essa conclusão com base no turno de trabalho do sacerdote Zacarias, pai de João (cf. Lucas 1:5). Logo, se João supostamente nasceu entre Março e Abril, então o nascimento de Jesus pode ser especulado entre Setembro e Outubro, visto que sua diferença de idade para João era de cerca de seis meses.

No entanto, tudo isso é pura especulação. Os cálculos são complexos, e algumas variáveis apontam meses completamente diferentes como candidatos prováveis ao nascimento de Jesus.

Receber Estudos da Bíblia

Jesus não nasceu em 25 de Dezembro?

Com base em tudo o que já falamos, não apenas o dia 25 de Dezembro, mas qualquer outro dia, nunca passará de mera suposição da data do nascimento de Jesus. Especialmente com relação ao dia 25 de Dezembro, podemos dizer o seguinte:

  1. Essa data foi fixada por volta do século 4 d.C., durante o reinado do Imperador Constantino. Então a Igreja acabou oficializando essa data em seu calendário de festividades. É bem provável que realmente Jesus não tenha nascido nessa data.
  2. Parece que essa data foi escolhida com o intuito de substituir as festas pagãs saturnais. Nessa ocasião os povos celebravam o regresso do sol depois dos dias escuros de inverno.
  3. Também próximo a esse período os judeus comemoram o Festival das Luzes (Hanuká). Essa festa foi instituída no período intertestamentário, após a revolta dos Macabeus.

Diante dessas informações, muitos cristãos têm se levantado em oposição à comemoração do nascimento de Jesus em 25 de Dezembro. Além disso, eles também se apegam ao fato de que essa data cai em pleno inverno no hemisfério norte. Isso indicaria que as ovelhas não poderiam estar pastando naquela ocasião. Também, dificilmente um censo estaria sendo executado num período em que chuvas torrenciais deixavam muitas estradas intransitáveis.

Por outro lado, também é verdade que as ovelhas destinadas aos sacrifícios não eram recolhidas no inverno. Portanto, mesmo em Dezembro era possível encontrar pastores cuidando de ovelhas no campo. Com relação à condição das estradas, nem sempre os invernos naquela região são tão rigorosos.

Sinceramente, não é possível provar e nem refutar que o nascimento de Jesus ocorreu no mês de Dezembro. Se a Bíblia não diz quando Jesus nasceu, ela claramente diz o mais importante: Ele realmente nasceu!

O nascimento de Jesus e o dia 25 de Dezembro

Sem dúvida a data de 25 de Dezembro está cercada de acréscimos de costumes pagãos, mas nem por isso os cristãos devem ignorá-la completamente. Claro que não devemos olhar para essa data específica como um dia sagrado, mas simplesmente como uma ótima oportunidade de contar ao mundo sobre quem realmente é Jesus.

O importante é explicar que o nascimento de Jesus não foi apenas o nascimento de mais um recém-nascido no mundo. O nascimento de Jesus significou a encarnação do verbo de Deus (João 1). O nascimento de Jesus marcou a vinda do Emanuel (Mateus 1:23). Se os povos pagãos comemoravam nesse período o Sol Invicto, então anunciemos que Cristo é a luz do mundo. Ele é o verdadeiro Sol que ilumina nossas trevas (Malaquias 4:2; Lucas 1:78,79). Essa verdade não deve ser lembrada e anunciada apenas uma vez por ano, mas todos os dias!

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar