Quantos Arcanjos Existem?

Não é possível saber com certeza quantos arcanjos existem. Isso porque a Bíblia não fornece informações específicas sobre essa questão. Na verdade, com base no texto bíblico é possível saber com exatidão que existe pelo menos um arcanjo que recebe o nome Miguel.

Um arcanjo é um “anjo principal”, e a Bíblia menciona de forma nominal apenas um ser espiritual ocupando essa posição (Judas 1:9). Mas de fato há muito discussão sobre esse assunto entre os estudiosos. Alguns sugerem que apesar de a Bíblia não ser clara a respeito de quantos arcanjos existem, há indícios suficientes para se acreditar que há vários arcanjos. Já outros defendem que Miguel é realmente o único arcanjo existente.

Existem vários arcanjos

Quem defende que existem vários arcanjos, se apoia em alguns detalhes que estão especialmente no livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento. Em primeiro lugar, no texto de Daniel é feita uma referência a um grupo de sete anjos que estão diante do trono de Deus (Apocalipse 8:2).

Nessa passagem fica claro que provavelmente esses anjos ocupam uma posição distintiva entre os demais anjos. Então, algumas pessoas acreditam que talvez esses sete anjos sejam arcanjos. Se esse raciocínio estiver correto, então existem sete arcanjos. Por isso algumas tradições cristãs também contam Gabriel como um dos arcanjos, visto que no Novo Testamento ele é identificado como um anjo que assiste diante de Deus (Lucas 1:19).

Em segundo lugar, o mesmo livro do profeta Daniel se refere a Miguel como “um dos primeiros príncipes” (Daniel 10:13). Essa expressão é usada por muitos intérpretes como evidência de que há outros seres celestiais ocupando posições semelhantes à posição do arcanjo Miguel.

Em terceiro lugar, a palavra “arcanjo” só aparece originalmente na Bíblia em duas ocasiões, e somente no Novo Testamento. Em uma delas, o apóstolo Paulo usou a palavra “arcanjo”, mas não aplicou o artigo definido (1 Tessalonicenses 4:16). Por causa dessa ausência do artigo definido, alguns intérpretes dizem que Paulo escreveu sobre “um arcanjo”, e não sobre “o arcanjo”. Quem pensa assim argumenta que se existisse somente um arcanjo, o apóstolo teria aplicado o artigo definido para designá-lo.

Alguns círculos do cristianismo também afirmam de forma oficial que existem outros arcanjos além de Miguel. Por exemplo: o livro de Tobias, presente na Septuaginta e aceito pelas igrejas Católica e Ortodoxa, menciona um anjo chamado Rafael (Tobias 5—6). E dentro dessas tradições Rafael é identificado como um arcanjo ao lado de Miguel e Gabriel.

Alguns livros apócrifos — especialmente na literatura apocalíptica judaica — e escritos rabínicos, também falam sobre outros supostos arcanjos. É assim que Uriel, Baraquiel, Jegudiel, Fanuel e Salatiel são identificados por algumas pessoas também como arcanjos.

Receber Estudos da Bíblia

Só há um arcanjo

Quem defende que só existe um arcanjo, se baseia no fato de que a Bíblia realmente só menciona Miguel como arcanjo. Na verdade, a palavra “arcanjo” nunca aparece no texto bíblico em sua forma plural.

Sobre a possibilidade de Gabriel ser um arcanjo, quem acredita que não há outros arcanjos além de Miguel reconhece que, de fato, Gabriel é um anjo que ocupa uma posição de destaque no corpo de seres celestiais; mas também observa que Gabriel nunca é citado na Bíblia como um arcanjo.

Já com relação aos outros nomes de supostos arcanjos além de Miguel, os críticos da posição de que existem vários arcanjos apontam para o fato de que esses nomes não aparecem em nenhum livro que faz parte do Cânon Hebraico. Isso significa que jamais os livros do Antigo Testamento presentes na Bíblia hebraica, mencionam pelo nome qualquer outro arcanjo além de Miguel.

Então em resumo, Miguel é o único arcanjo citado de forma direta na Bíblia. Isso não quer dizer, necessariamente, que não existam outros arcanjos, mas apenas indica que a Bíblia não entra nesse detalhe. Seja como for, se existirem outros arcanjos, o que parece claro é que Miguel é o mais proeminente entre todos eles.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar