Quantos Capítulos e Versículos Tem a Bíblia?

A Bíblia tem 1.189 capítulos e mais de 31.100 versículos. Mas dizer exatamente quantos capítulos e quantos versículos tem a Bíblia Sagrada não é uma tarefa tão simples. Na verdade há diferença nos números de capítulos e versículos quando comparadas as diferentes versões e traduções da Bíblia.

Mas por que todas as Bíblias não possuem a mesma quantidade de capítulos e versículos? O exemplo mais clássico para responder esta pergunta é a diferença entre a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica. A Bíblia Católica possui uma quantidade maior de livros que a Bíblia Evangélica. Então naturalmente a Bíblia Católica possui mais capítulos e versículos que a Bíblia Evangélica. O mesmo também acontece com a Bíblia Ortodoxa.

Mas até mesmo entre as traduções da Bíblia Sagrada da mesma tradição cristã há diferenças. Essas diferenças ocorrem no número de versículos. Uma tradução da Bíblia Protestante pode ter mais versículos que outra tradução. Mas isso não significa que há texto faltando entre uma e outra, mas simplesmente que o texto foi acomodado de uma forma diferente, resultando numa quantidade maior de versículos.

Por exemplo: a Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) não possui o versículo de João 7:53 que está presente na tradução Almeida. O motivo disso é que a comissão de tradução considerou que o conteúdo de João 7:53 ficaria melhor ajustado ao capítulo 8 de João. Por isso o texto de João 7:53 da Almeida está inserido em João 8:1 da NTLH. Entenda também qual é a melhor tradução da Bíblia.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?

A primeira coisa a se considerar quando se fala no número de capítulos e versículos da Bíblia é saber que os textos originais das Escrituras não possuíam divisões em capítulos e versículos. Havia apenas espaços em branco no final de algumas porções do texto ou entre suas linhas. Inclusive, os títulos e subtítulos dos textos bíblicos que marcam a divisão de capítulos e versículos que temos em nossas versões atuais da Bíblia, não fazem parte dos escritos originais – com exceção do livro de Salmos.

A Bíblia só foi dividida em capítulos e versículos da forma como temos hoje, apenas na Idade Média. Isso aconteceu simplesmente com o propósito de fornecer uma organização mais prática do texto bíblico e facilitar sua leitura.

O responsável por dividir a Bíblia em capítulos, pelo menos em sua forma mais comum, foi o bispo Stephen Langton no século 13 d.C. O cardeal Hugo de Sancto Caro, também do século 13 d.C., dividiu sistematicamente a Bíblia. Mas a divisão de Stephen Langton tornou-se a mais usada e perdura até hoje. Inclusive, a divisão mais comum da Bíblia em 1.189 capítulos é atribuída a ele.

Já a divisão da Bíblia em versículos ocorreu um pouco mais tarde. Foi somente no século 16 d.C. que o frade dominicano Robert Estienne propôs a divisão de versículos que serve de base para todas as versões da Bíblia que temos hoje. Porém, antes mesmo do século 10 d.C. os massoretas já tinham dividido o texto hebraico do Antigo Testamento em versículos.

Considerando esse pano de fundo histórico, agora podemos falar melhor sobre quantos capítulos tem a Bíblia e entender mais facilmente as diferenças no número de versículos.

Quantos capítulos tem a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica?

A Bíblia Evangélica possui 1.189 capítulos. Já a Bíblia Católica possui 1.330. Como já foi dito, isso acontece porque a Bíblia Católica inclui alguns livros a mais que a Bíblia Evangélica no Antigo Testamento.

A Bíblia Protestante só considera para o Antigo Testamento os escritos presentes na Bíblia Hebraica. Já a Bíblia Católica considera também os livros que posteriormente foram incluídos na Septuaginta, a tradução grega da Bíblia Hebraica. Obviamente essa diferença resulta em números distintos de capítulos da Bíblia.

O livro da Bíblia que possui mais capítulos é o livro de Salmos, com 150 capítulos. Mas muita gente não considera que cada salmo deva ser visto como um capítulo. Então a parte do livro de Salmos, o livro da Bíblia com a maior quantidade de capítulos é o livro de Isaías, com 66 capítulos.

Por outro lado há cinco livros na Bíblia que possuem apenas um capítulo. São eles: Obadias, Filemom, 2 João, 3 João e Judas.

Receber Estudos da Bíblia

Quantos versículos tem a Bíblia?

Por todas as particularidades já explicadas aqui, não é possível dizer com exatidão quantos versículos tem a Bíblia. Cada versão da Bíblia pode ter um número diferente de versículos conforme a organização do texto adotada pela comissão de tradução.

De forma geral a Bíblia Católica possui 35.527 versículos. Já as principais traduções da Bíblia Protestante possuem um número próximo a 31.100 versículos. Veja: A Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) possui 31.105 versículos. A Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA) possui 31.104 versículos. A Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) possui 31.103 versículos. A Bíblia King James possui 31.102 versículos.

O livro que possui a maior quantidade de versículos é o livro de Salmos, com pelo menos 2.461 versículos. Tirando o livro de Salmos dessa estatística, o livro com maior número de versículos é o livro de Gênesis, com 1533 versículos. Já o livro que possui a menor quantidade de versículos na Bíblia é 2 João, com apenas 13 versículos. Leia também um estudo completo sobre como estudar a Bíblia.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar