Quem Eram os Midianitas?

Os midianitas eram um povo descendente de Midiã, um dos filhos de Abraão com Quetura (Gênesis 25:2; 1 Crônicas 1:32). Os midianitas são citados narrativa bíblica muitas vezes em oposição aos filhos de Israel.

Em várias ocasiões os midianitas aparecem em intima associação com outros povos descendentes de Abraão. Por isso em algumas passagens bíblicas os termos “midianitas”, “medanitas” e “ismaelitas” são utilizados como sinônimos (cf. Gênesis 37:28-36; Juízes 8:24). Muito provavelmente esses três grupos se misturaram por meio do casamento. Isso significa que os descendentes dos filhos de Abraão com suas concubinas, casaram-se entre si.

Quem foi Midiã

Como foi dito, Midiã era um dos descendentes de Abraão, filho do patriarca com Quetura. Midiã estava entre os filhos das concubinas que foram despedidos por Abraão com presentes, e enviados para o leste a fim de que não causassem problemas em relação à herança de Isaque (Gênesis 25:1-6). Conheça também a história de Abraão.

Esse detalhe pode explicar como os midianitas passaram a habitar nas fronteiras do deserto da Transjordânia. Assim, com o tempo, Midiã passou a servir de designação para a área ao norte do deserto da Arábia, a leste de Moabe e Edom, na parte oriental da península do Sinai. Alguns estudiosos argumentam que talvez a designação “Midiã” nunca tenha sido um termo territorial, mas um nome utilizado para designar uma confederação de povos nômades.

Os midianitas na Bíblia

Os midianitas viviam como nômades no deserto. Eles se organizavam em unidades tribais, especialmente em cinco clãs principais, visto que a Bíblia fala de cinco príncipes de Midiã (cf. Josué 13:21).

A associação dos midianitas com os ismaelitas fica evidente em algumas passagens bíblicas. A primeira delas é a narrativa acerca da venda de José, filho de Jacó, por seus irmãos. Os mercadores ismaelitas que compraram José de seus irmãos e o levaram para ser vendido como escravo no Egito, eram também midianitas (Gênesis 37:25-28). Saiba mais sobre a história de José, governador do Egito.

Moisés, o grande legislador do povo hebreu, casou-se com uma midianita, Zípora. Quando fugiu do Egito, Moisés se estabeleceu em Midiã, onde conheceu sua esposa. Ali ele cuidou dos rebanhos de seu sogro, um sacerdote local, durante quarenta anos (cf. Atos 7:30).

Tempos depois, quando o povo de Israel já havia saído do Egito e peregrinava pelo deserto, o cunhado midianita de Moisés, Hobabe, foi convidado para ajudar a guiar os peregrinos em um trecho da viagem (Números 10:29-32). Como nômade do deserto, Hobabe tinha certo conhecimento da região que foi importante naquela ocasião.

Receber Estudos da Bíblia

Os midianitas inimigos dos israelitas

Mais tarde, os midianitas se uniram aos moabitas para fazer oposição aos israelitas. Eles contrataram o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Deus e depois levaram Israel a pecar contra Deus, com idolatria e imoralidade. Então Deus ordenou que Moisés fizesse guerra contra eles, e os destruíssem. Naquela batalha foram mortos muitos midianitas, cinco de seus reis e também o próprio Balaão (Números 22; 25; 31).

No tempo dos juízes de Israel, os midianitas oprimiram os israelitas durante sete anos (Juízes 6-7). Deus permitiu que o povo de Israel fosse subjugado por causa de sua idolatria. Nesse tempo os midianitas se aliaram aos amalequitas para lutar contra o povo do Senhor.

Quando Israel demonstrou arrependimento e clamou pelo socorro divino, Deus levantou Gideão para libertá-los daquela opressão. Com um exército de apenas trezentos homens, Deus concedeu a Israel a vitória sobre seus inimigos (Juízes 6-9). As características dos midianitas derrotados nessa batalha também indicam sua profunda associação com os ismaelitas (Juízes 8:24). Esse acontecimento notável foi relembrado em outras ocasiões (Salmos 83:9; Isaías 9:4; 10:26).

Depois disso os midianitas continuaram existindo, mas jamais aparecem na narrativa bíblica como uma força de oposição séria aos israelitas (cf. Habacuque 3:7). O profeta Isaías, por exemplo, menciona os “dromedários de Midiã” em sua profecia da parte do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close