Quem Escreveu Cantares?

As tradições judaica e cristã afirmam que quem escreveu Cantares de Salomão foi o próprio Salomão. Mas a verdade é que não é possível determinar com exatidão quem foi o autor do livro que também é chamado de Cântico dos Cânticos de Salomão.

O livro de Cantares de Salomão chama a atenção de muita gente por conta do seu tema. O livro fala da benção do amor matrimonial. Mas também, historicamente, o tema de Cantares tem sido aplicado, por meio de analogias, ao relacionamento de Cristo com sua Igreja. Então querer saber quem escreveu Cantares geralmente faz parte da curiosidade dos leitores que se deparam com esse livro.

As dúvidas sobre quem escreveu Cantares

Como foi dito, tradicionalmente judeus e cristãos defendem que o rei Salomão escreveu esse livro. Inclusive, de fato o testemunho bíblico é o de que Salomão escreveu muitos cânticos e provérbios (1 Reis 4:32). Mas não há como afirmar que alguns desses cânticos são os mesmos contidos no livro de Cantares.

O livro de Cantares também começa com uma declaração interessante: “Cântico dos cânticos de Salomão” (Cantares 1:1). Essa declaração pode muito bem ser um indicativo de que Salomão foi quem escreveu o livro. Mas a questão é que o texto original em hebraico traz uma inscrição que pode ser traduzida como: “Cântico dos cânticos de Salomão”, mas também como: “Cântico dos cânticos para Salomão” – no sentido de ser dedicado ao rei de Israel.

Porém, mesmo que seja considerado que a primeira tradução é a preferível, surge outra questão: Essa afirmação diz respeito a todo o livro, ou apenas a uma parte do livro de Cantares? Esse questionamento é pertinente, porque o mesmo ocorre no livro de Provérbios, e esta mais que provado que Salomão não foi o único escritor de Provérbios.

Outro ponto importante diz respeito a data em que o livro foi escrito. Cantares faz um paralelo entre as cidades de Tirza e Jerusalém. Depois da divisão do reino, Tirza se tornou a primeira capital do Reino do Norte. Isso aconteceu após a morte de Salomão. Então aqui temos outra questão: O autor de Cantares fez esse paralelismo antes ou após a divisão do reino?

Se o livro de Cantares foi escrito antes da divisão do reino, então o livro de fato foi escrito durante o reinado de Salomão. Mas se Cantares foi escrito após a divisão, então quem o escreveu foi um ilustre anônimo que dedicou sua obra ao antigo rei de Israel.

Também é inegável que o livro de Cantares traz muitas referências a Salomão. Isso pode ser um indicativo de que Salomão esteve por trás de sua composição. Contudo, algumas dessas referências curiosamente tratam Salomão como se ele não fosse o autor do livro, mas apenas um destinatário ou alguém que estava sendo descrito.

Receber Estudos da Bíblia

O principal sobre a autoria do livro de Cantares

Independentemente da posição adotada a respeito de quem escreveu Cantares, essa discussão jamais pode ser utilizada para invalidar a legitimidade canônica do livro. De fato, ainda hoje a interpretação de que Salomão escreveu Cantares é a mais amplamente aceita.

Além disso, as melhores evidências indicam que o livro foi mesmo escrito durante o reinado de Salomão – ou no máximo num período imediatamente posterior. Tentativas de estabelecer uma data mais recente para o livro, como após o exílio na Babilônia, por exemplo, não contam com qualquer comprovação realmente incontestável.

Mas seja como for, o importante é entender que o escritor do Cantares, tenha ele sido Salomão ou não, registrou a Palavra de Deus inspirada e inerrante. Embora nós não saibamos com certeza a sua identidade, isso não anula o fato de Deus tê-lo escolhido e preparado para que ele pudesse ser o autor do livro de Cantares.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar