Quem Escreveu o Livro de Êxodo?

Quem escreveu o livro de Êxodo foi Moisés. Na verdade, Êxodo é o segundo livro que compõe o Pentateuco, ou seja, o conjunto formato pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento conhecido como Torah. Como é amplamente aceito que Moisés foi quem escreveu a Torah, então consequentemente foi ele também o autor do livro de Êxodo.

Moisés escreveu o livro de Êxodo como uma continuação natural do livro de Gênesis. Então basicamente ele registrou nesse livro a história de como Deus cumpriu sua promessa feita séculos antes a Abraão, de que libertaria sua descendência de uma terrível opressão estrangeira e faria dela uma grande nação (Gênesis 12:2; 15:1-14).

Quando Moisés escreveu o livro de Êxodo?

Apesar de a identidade do autor do livro de Êxodo ser um ponto comum entre a maioria dos teólogos de linha judaico-cristã, o mesmo não pode ser dito com relação à data em que Moisés escreveu esse livro.

A grande dificuldade nessa questão não tem a ver somente com a data em que o livro de Êxodo foi escrito, mas principalmente com a data do próprio evento do êxodo. Existem muitas teorias baseadas em diferentes possibilidades de datar esse período histórico.

Essas teorias, inclusive, consideram tanto dados bíblicos, como 1 Reis 6:1 e Juízes 11:26, quanto dados arqueológicos que procuram determinar os acontecimentos históricos daquele período, como o tempo das dinastias egípcias, a época da destruição das cidades cananeias, etc.

Mas apesar de toda a complexidade que envolve esse assunto, boa parte dos estudiosos do Antigo Testamento acredita que provavelmente o faraó que governava o Egito quando ocorreu o êxodo dos israelitas, era Tutmés III. Consequentemente, o próprio Moisés, o autor do livro de Êxodo, deve ter nascido durante o reinado de Amósis I, que inaugurou a dinastia que colocou fim ao domínio dos hicsos semitas do Baixo Egito. Isso, inclusive, poderia explicar por que o livro de Êxodo começa dizendo que havia surgido um novo rei que não conhecia a José (Êxodo 1:8).

Então se tudo isso estiver correto, é provável que Moisés escreveu o livro de Êxodo em algum momento entre 1445 a.C. e 1405 a.C. Esse período cobre desde a saída do povo de Israel do Egito, até a morte do próprio Moisés. Isso significa que Moisés escreveu o livro de Êxodo durante os quarenta anos em que esteve liderando os israelitas pelo deserto.

Receber Estudos da Bíblia

É possível que outra pessoa tenha escrito o livro de Êxodo?

Embora de forma geral as tradições judaica e cristã afirmem que Moisés escreveu o livro de Êxodo, algumas pessoas contestam essa afirmação. Normalmente essas pessoas defendem que o livro de Êxodo é uma obra que resulta dos esforços de vários autores que produziram o seu material muito tempo depois de Moisés.

Mas os argumentos da crítica contra a autoria mosaica do livro de Êxodo não são irrefutáveis. Em outras palavras, os argumentos apresentados contra a autoria de Moisés não se baseiam em evidências realmente sólidas.

Por outro lado, não apenas existe toda uma tradição judaico-cristã a favor da autoria de Moisés, como também o testemunho da própria Escritura. A verdade é que biblicamente é impossível dissociar a autoria do livro de Êxodo da autoria do Pentateuco em si.

Apesar de o livro de Êxodo ser anônimo, no sentido de que em nenhuma parte o seu autor se auto identifica, o próprio livro faz referência a como Moisés escreveu o seu material (cf. Êxodo 17:14; 24:4; 34:28).

Até mesmo no Novo Testamento o Senhor Jesus Cristo citou uma passagem relatada no livro de Êxodo, e disse que esse relato constava no “livro de Moisés” (Marcos 12:26; cf. Marcos 7:10).

Portanto, é correto afirmar que realmente foi Moisés quem escreveu o livro de Êxodo. Isso, no entanto, não quer dizer que o livro não tenha passado por uma edição posterior. A parte final do capítulo 16, por exemplo, fala de algo que aconteceu depois do tempo de Moisés (Êxodo 16:35). Mas sem dúvida o conteúdo essencial do livro de Êxodo é mesmo de autoria de Moisés.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar