Quem Escreveu o Livro de Ezequiel?

Quem escreveu o livro de Ezequiel na Bíblia foi o próprio profeta Ezequiel. A autoria de Ezequiel é amplamente aceita dentro das tradições judaica e cristã. Em seu livro, o profeta registrou eventos do seu ministério e os oráculos que Deus lhe entregou. Inclusive, o livro de Ezequiel é a única fonte disponível a respeito da vida de seu autor.

Ao longo da história, nunca houve uma crítica realmente dedicada a contestar a autoria do livro de Ezequiel. Mas no último século surgiram alguns estudiosos que começaram a propor algumas teorias que afirmam que quem escreveu o livro de Ezequiel não foi o Ezequiel histórico.

Nesse sentido, há críticos que tentam sugerir que não há uma unidade no livro de Ezequiel. Alguns separam as poesias e as prosas presentes no livro, com o objetivo de afirmarem que mais de um autor foi o responsável por sua composição.

Já outros, por sua vez, dividem o conteúdo do livro em partes, e consideram que sua porção final — principalmente após o capítulo 38 — não foi escrita pelo profeta Ezequiel. Quem pensa assim, geralmente tem dificuldade de aceitar o caráter sobrenatural da profecia divina; visto que em seus capítulos finais, o livro de Ezequiel traz uma literatura mais apocalíptica. Para esses estudiosos, Ezequiel pode ter escrito parte do conteúdo do livro que leva seu nome no Antigo Testamento; mas os capítulos finais supostamente foram escritos por um autor anônimo que viveu no período helenístico.

Enquanto esses estudiosos tentam fragmentar o livro de Ezequiel, dando ao profeta histórico algum crédito sobre parte do conteúdo do livro, há ainda aqueles eruditos que simplesmente defendem que Ezequiel é um livro pseudoepígrafo escrito por alguém em Judá que nada tinha a ver com o profeta histórico que estava exilado na Babilônia. Porém, todas essas teorias não contam com qualquer evidência realmente considerável.

Receber Estudos da Bíblia

Quem escreveu o livro de Ezequiel foi o profeta Ezequiel

O livro de Ezequiel possui um padrão uniforme que pode ser facilmente percebido. Isso torna muito improvável qualquer teoria que questione sua unidade. Do começo ao fim do seu conteúdo, há marcas que apontam para um único autor.

Além disso, em sua obra o autor do livro de Ezequiel se mostra como alguém que conhecia muito bem tanto a terra de Judá quanto a região da Babilônia. Como se sabe, o profeta Ezequiel era de uma linhagem sacerdotal de Jerusalém, e acabou sendo deportado de sua terra natal quando o rei Nabucodonosor da Babilônia conquistou Jerusalém. Portanto, Ezequiel tinha familiaridade tanto com a vida em Judá quanto com a vida na Babilônia.

O fato de haver algumas palavras em aramaico na redação do livro de Ezequiel, também aponta para o princípio de que seu autor estava inserido no contexto mesopotâmico do século 6 a.C. Mas diferentemente do que alguns pensam, isso não significa que quem escreveu o livro de Ezequiel tem de ser alguém que tenha vivido no pós-exílio depois de décadas de forte influência da cultura babilônica.

Além disso, a forma como a Pérsia é mencionada em algumas partes desse livro, isto é, sem protagonismo algum, se harmoniza perfeitamente com um contexto histórico anterior à ascensão do rei Ciro e a queda da Babilônia.

Por fim, negar a autoria do livro de Ezequiel simplesmente porque os oráculos registrados em seu conteúdo contemplavam também um período posterior ao tempo do cativeiro babilônico, implica em pura incredulidade.

Sim, em Ezequiel há o registro de profecias que se cumpriram no período em que o profeta viveu, como o julgamento sobre Jerusalém; mas também há o registro de profecias que apontavam para uma realidade posterior, como a restauração do remanescente fiel.

Esse caráter sobrenatural de seu conteúdo não indica que quem escreveu o livro de Ezequiel foi uma pessoa que viveu depois desses acontecimentos; mas indica que o profeta Ezequiel foi simplesmente o transmissor de uma mensagem que não vinha dele mesmo. Ezequiel foi apenas o porta-voz do Deus que conhece exaustivamente o passado, o presente e o futuro, e governa a história segundo o seu propósito.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar