Quem Escreveu o Livro de Gênesis?

É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Gênesis foi Moisés. Originalmente o livro de Gênesis é um livro anônimo que integra o Pentateuco unificado. Isso significa que a autoria de Gênesis não pode ser discutida à parte da composição dos cinco primeiros livros da Bíblia.

A autoria de Moisés permaneceu incontestável durante muito tempo. No entanto, surgiram alguns interpretes que começaram a questionar essa autoria. Há aqueles que acreditam que o livro de Gênesis foi escrito por vários autores durante vários anos. Outros sugerem que talvez o livro de Gênesis tenha tido um único autor que viveu num período posterior ao de Moisés. Saiba quem foi Moisés.

Contudo, pode-se dizer que as teorias que dizem que quem escreveu o livro de Gênesis não foi Moisés, não se baseiam em fundamentos sólidos. Basicamente existe muita especulação e nenhuma evidência incontestável.

Quando o livro de Gênesis foi escrito?

Considerando a autoria de Moisés, acredita-se que o livro de Gênesis foi escrito no segundo milênio antes de Cristo, em aproximadamente 1400 a.C. O conteúdo do livro claramente indica que ele foi escrito no início da história do povo de Israel.

Apesar disso, não é possível determinar com exatidão em que momento Moisés escreveu essa obra. Alguns estudiosos acreditam que ele escreveu Gênesis durante a primeira geração do êxodo, talvez até antes dos israelitas terem saído do Egito. Outros estudiosos defendem que ele escreveu o livro de Gênesis já durante a segunda geração do êxodo, nos preparativos para a tomada de Canaã.

Os críticos que não aceitam a autoria de Moisés possuem diferentes opiniões. Alguns sugerem que o livro foi escrito durante o tempo de Josué, pouco depois de Moisés. Outros pensam que o livro foi escrito no período dos juízes. Por fim, há quem acredita que o livro foi escrito no período da monarquia em Israel. Saiba quais foram os reis de Israel.

Moisés foi o autor de Gênesis?

É verdade que o autor do livro de Gênesis não se identifica em nenhum lugar do livro. Mas o Novo Testamento indica que Moisés escreveu a Lei (Lucas 24:44). Não faz sentido excluir o livro de Gênesis da relação de composição do Pentateuco. Em João 7:22 o próprio Jesus diz que Moisés deu aos judeus a circuncisão (cf. Atos 15:1). Esse ritual é mencionado somente no capítulo 17 do livro de Gênesis.

Além do testemunho bíblico, a tradição judaica defende a autoria de Moisés. Da mesma forma, desde os pais da Igreja até os reformadores, a tradição cristã aceita que Moisés realmente foi quem escreveu Gênesis.

Moisés foi educado nas cortes egípcias. Isso significa que ele possuía a qualificação técnica necessária para ter composto o conteúdo de Gênesis e dos outros quatro livros que formam o Pentateuco. Mais importante que isto, ele foi alvo do chamado divino para desempenhar essa função, e foi capacitado com incríveis dons espirituais.

Mas quando se diz que Moisés foi quem escreveu o livro de Gênesis, não se está afirmando que ele tenha escrito o livro como o conhecemos hoje. O correto é afirmar que Moisés, sob a inspiração do Espírito Santo, compôs a parte essencial do livro de Gênesis.

Todos os eventos narrados no livro aconteceram antes do tempo de Moisés. Portanto, certamente ele utilizou fontes anteriores a ele, talvez tradições orais e registros escritos e preservados durante as gerações. Além disso, obviamente muita coisa também pode lhe ter sido informada por meio de revelações divinas.

Receber Estudos da Bíblia

Possíveis atualizações de Gênesis

É preciso admitir que a forma final do livro de Gênesis, conforme o conhecemos hoje, surgiu depois da época de Moisés. Pode-se dizer que vários editores, sob a supervisão divina, editaram, atualizaram e complementaram o conteúdo originalmente escrito por Moisés.

É por isso que o livro de Gênesis possui termos gramaticais e nomes de lugares que não eram utilizados no tempo de Moisés. Um exemplo dessas atualizações pode ser vista no capítulo 36, na lista de reis e príncipes de Edom.

Em Gênesis 36:31, lemos: “Estes foram os reis que reinaram no território de Edom antes de haver rei entre os israelitas”. Perceba que o texto faz referência à monarquia de Israel. Então essa lista de reis parece ter sido um complemento acrescentado após a época de Saul. De qualquer forma, Deus é o grande autor do livro de Gênesis. Ele cuidou de cada detalhe para que hoje tivéssemos esse livro da forma em que ele se encontra.

Tag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close