Quem Escreveu o Livro de Jeremias?

É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Jeremias foi o próprio profeta Jeremias contando com o auxílio de Baruque, seu escriba. Logo no primeiro versículo do livro de Jeremias, há a indicação de que o seu conteúdo consiste nas “palavras de Jeremias, filho de Hilquias” (Jeremias 1:1). No entanto, no mesmo livro encontramos a informação de que Baruque escrevia as palavras ditadas por Jeremias durante o seu ministério (Jeremias 36).

Considerando essas claras evidências sobre quem escreveu o livro de Jeremias, mesmo assim é possível que o livro tenha sido compilado posteriormente por outra pessoa que reuniu todo o material registrado sobre o ministério do profeta Jeremias e deu a forma final ao livro como conhecemos hoje. Além disso, geralmente é atribuída a Baruque a autoria das passagens narradas na terceira pessoa.

Quando o livro de Jeremias foi escrito?

O ministério do profeta Jeremias foi muito extenso, alcançando cinco décadas. Quando o seu ministério começou, o Reino do Norte (Israel) já tinha sido conquistado pela Síria, que, mais tarde, também acabou sendo conquistada pela Babilônia. Então quando o livro de Jeremias foi escrito, o Império Babilônico era a maior potência mundial.

Mas o ministério de Jeremias começou antes de o Reino do Sul (Judá) ser conquistado pelos babilônios. Ele profetizou desde o reinado do rei Josias, entre 640 e 609 a.C., até depois da queda de Jerusalém diante do Império Babilônico liderado pelo rei Nabucodonosor em 586 a.C. Isso significa que o período de ministério de Jeremias se estendeu durante os reinados dos últimos monarcas de Judá. Então o livro de Jeremias foi escrito durante todo esse longo período.

Mas por conta da longevidade do ministério de Jeremias, não é possível saber desde quando exatamente o profeta passou a contar com a ajuda de Baruque como o seu escriba. Sabe-se, porém, que Baruque era quem cuidava de guardar os rolos que continham as mensagens proferidas por Jeremias.

Inclusive, quando o rei Jeoaquim destruiu um rolo que havia sido escrito por Baruque contendo todas as palavras ditadas por Jeremias, o mesmo Baruque foi o responsável por redigir outro rolo ainda mais completo conforme Jeremias foi lhe falando (Jeremias 36; cf. 51:60).

Depois, temos notícias de que Jeremias escreveu um livro contendo todas as profecias contra a Babilônia (Jeremias 51:60). Tudo isso significa que os oráculos de Jeremias foram proferidos durante um longo período, mas também foram reunidos de modo a formar um texto contínuo num material bem organizado.

Receber Estudos da Bíblia

O que aconteceu com Jeremias enquanto seu livro foi escrito?

Jeremias era filho de um sacerdote chamado Hilquias. Ele era natural de Anatote, uma pequena vila que ficava distante quase cinco quilômetros de Jerusalém. Então além de profeta, Jeremias era sacerdote.

No entanto, o ministério de Jeremias não foi nada fácil. De todos os profetas escritores do Antigo Testamento, Jeremias é aquele que mais traz informações em seu livro sobre sua vida pessoal durante o desenvolvimento do seu ministério. Suas provações e seus sentimentos pessoais diante do contexto de impenitência nacional em que viveu, conferiram a ele o apelido de “profeta chorão”.

Jeremias nunca se casou para que sua vida solitária fosse um prenuncio do exílio que abateria Judá. Suas profecias impopulares também faziam dele alvo do ódio do povo, especialmente das autoridades. Por isso ele foi ameaçado, aprisionado, tentaram matá-lo, foi humilhado publicamente, lançado num fosso, e precisou enfrentar as mais diversas dificuldades.

Contudo, mesmo nesse contexto de intensa perseguição, Jeremias não deixou de proclamar a palavra do Senhor, e suas profecias, registradas em seu livro, têm abençoado o povo de Deus desde então. Tudo isso é importante a ser considerado quando alguém se pergunta quem escreveu o livro de Jeremias.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar