Quem Escreveu o Livro de Jó?

Não se sabe quem escreveu o livro de Jó e nem mesmo a época exata em que o personagem principal do livro, Jó, viveu. Na verdade a Bíblia em nenhum momento faz menção sobre autor desse livro ou sobre a data em que ele foi escrito.

Apesar da maior parte do livro ser formada por discursos ou diálogos de Jó, não há qualquer indicação de que mesmo o próprio Jó poderia tê-lo escrito. É claro que esse tema já foi amplamente discutido, e algumas possibilidades de nomes já foram sugeridas como potenciais autores do livro de Jó.

O autor do livro de Jó e a data em que o livro foi escrito

Aqui é importante saber que a data em que o livro foi escrito e a data em que o personagem histórico, Jó, viveu, não necessariamente precisam ser próximas. O que se sabe, pelo próprio prólogo do livro, é que os acontecimentos registrados nele provavelmente ocorrem nos tempos patriarcais.

Assim, o autor do livro de Jó tanto pôde tê-lo escrito numa época bastante remota como também pôde tê-lo escrito numa data posterior fazendo uso de um material antigo para pesquisa e composição de sua obra, incluindo registro escrito e tradição oral.

As sugestões de datas prováveis para que o autor tenha escrito o livro de Jó se estendem desde antes da época mosaica até o período pós-exílico, apesar de essa data mais recente após o cativeiro na Babilônia ser praticamente nula após as descobertas de fragmentos do livro de Jó nos pergaminhos do Mar Morto. Além disso, o profeta Ezequiel já menciona em sua época a conhecida história de Jó.

Sugestões sobre quem escreveu o livro de Jó

Considerando o problema com a data de composição do livro conforme foi citado acima, existe uma grande dificuldade em até mesmo especular quem escreveu o livro de Jó. Já foi sugerido que o próprio Jó poderia ter escrito o livro que traz seu nome, porém isso é bem pouco provável.

Moisés é um nome que tradicionalmente aparece ligado ao livro de Jó, sendo que a tradição talmúdica e alguns escritores cristãos defendem sua autoria. No entanto, não existe qualquer detalhe que ao menos sirva para atestar de alguma forma essa possibilidade, tornando-a então mais uma mera especulação.

Alguns também sugerem que o rei Salomão poderia ter escrito o livro de Jó, enquanto outros alegam que possa ter sido Eliú ou um dos amigos de Jó igualmente citados no livro, ou até mesmo José, governador do Egito.

Informações sobre quem escreveu o livro de Jó

Apesar da dificuldade em se determinar a identidade que quem escreveu o livro de Jó, alguns detalhes presentes no próprio livro nos fornecem pistas sobre sua pessoa.

  • É bem possível que autor do livro de Jó era um israelita, pois ele se refere a Deus pelo Seu nome da aliança, Yahweh. Quem contesta essa possibilidade, se apega ao fato de que esse nome é raramente mencionado, além de que não há nenhuma menção aos característicos costumes judaicos e o local onde a história se passa é Uz, uma terra do Oriente. Por outro lado, o livro de Jó foi aceito como canônico fazendo parte da literatura sagrada de Israel, o que sugere fortemente que seu autor era, de fato, um israelita.
  • O autor do livro de Jó era extremamente capacitado nas técnicas de escrita, podendo ser facilmente considerado um dos maiores escritores de todos os tempos na área da literatura pela complexidade e perfeição de sua obra. Muitos eruditos consideram o livro de Jó como o poema mais notável da História.
  • É possível que o autor de Jó tenha sofrido muito durante sua própria vida, ou pelo menos tenha tipo um contato muito próximo com o sofrimento intenso a ponto de transmitir com uma sensibilidade ímpar o sofrimento do personagem histórico descrito no livro.
Receber Estudos da Bíblia

Conclusão sobre quem escreveu o livro de Jó

Quando falamos sobre quem escreveu o livro de Jó também devemos mencionar que muitos eruditos consideram que o livro possa ter tido mais de um autor. Com isso, geralmente esses intérpretes entendem que o conteúdo principal do livro foi escrito por um determinado autor, mas alguns trechos provavelmente foram adicionados posteriormente à obra original, claro, com base em informações que, de alguma forma, enriqueciam ainda mais os detalhes da narrativa do livro.

Seja como for, considerando a temática, o estilo, a linguagem e a teologia presente no livro, é bem provável que a forma final do livro de Jó tenha sido composta num período próximo a época de Salomão, entre 970 e 586 a.C.

Assim, apesar de anônimo para nós, provavelmente o autor do livro de Jó foi um sábio que viveu durante esse período, e que de alguma forma desfrutava de certo reconhecimento em Israel. Esse ilustre desconhecido, inspirado divinamente, utilizou fontes antiguíssimas para relatar a história de um homem notável chamado Jó.

Além disso, essa discussão de nenhuma forma pode colocar em dúvida a historicidade do personagem apresentado no livro, nem mesmo questionar a importância e a inspiração da mensagem transmitida. Assim, podemos concluir que somente Deus realmente sabe quem escreveu o livro de Jó.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar