Quem Escreveu o Livro de Levítico?

É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Levítico foi Moisés. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos cinco primeiro livros do Antigo Testamento, dentre os quais está Levítico.

Existe alguma critica acerca da autoria mosaica do livro de Levítico. Exegetas que negam que Moisés tenha escrito Levítico também contestam sua autoria de todo o Pentateuco. Eles afirmam que Levítico foi escrito entre os séculos 6 e 4 a.C., na era pós-exílica.

Mas no geral as objeções à autoria de Moisés não encontram qualquer evidência séria. O conteúdo do livro não se harmoniza de nenhuma forma ao pano de fundo dessa época posterior ao tempo de Moisés. Essa crítica também não consegue responder ao fato de os profetas Ezequiel e Amós citarem o conteúdo desse livro.

O próprio livro de Levítico afirma a autoria de Moisés. O primeiro versículo de Levítico informa: “E chamou o Senhor a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação” (Levítico 1:1). Esse padrão estende-se até o último versículo do livro. Veja: “São estes os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai” (Levítico 27:34).

A informação de que as leis registradas em Levítico foram dadas por Deus a Moisés, aparece em várias partes do livro. Indícios que apontam para a autoria de Moisés são encontrados em pelo menos 56 vezes ao longo de seus 27 capítulos.

No final do capítulo 26 lemos o versículo que afirma de forma clara que quem escreveu o livro de Levítivo foi Moisés. O texto bíblico diz: “Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés” (Levítico 26:46).

Além disso, o testemunho do restante das Escrituras confirma a autoria de Moisés. O próprio Jesus declarou que quem recebeu e registrou a Lei foi Moisés (João 5:46). Portanto, não resta nenhuma dúvida de que quem escreveu Levítico foi Moisés.

Receber Estudos da Bíblia

Quando Moisés escreveu Levítico?

O livro de Levítico foi escrito por Moisés durante a peregrinação dos israelitas pela península do Sinai no tempo do êxodo do Egito. Acredita-se que esse importante evento tenha ocorrido na metade do segundo milênio antes de Cristo. A data mais provável fica em algum momento no decorrer do século 14 a.C.

De acordo com o propósito do conteúdo do livro de Levítico, sua mensagem foi escrita em estrita conexão com a construção do Tabernáculo. O livro de Êxodo afirma que o Tabernáculo foi construído no primeiro mês do ano segundo após a saída do Egito. Isso significa que provavelmente o livro de Levítico foi escrito nessa mesma época, um ano após o êxodo.

O livro de Levítico registra de forma detalhada as prescrições Divinas acerca do culto dos israelitas. O livro enfoca de forma especial as responsabilidades dos levitas. Mas o livro também relata alguns fatos históricos relacionados ao período em que ele foi escrito. Tudo isso ocorre sob o contexto da instituição da Lei.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar