Quem Escreveu o Livro de Rute?

O escritor do livro de Rute é desconhecido. A tradição judaica diz que quem escreveu o livro de Rute foi o profeta Samuel. Mas a verdade que esse é um dos livros do Antigo Testamento em que há poucas evidencias que sirvam para apontar a identidade de seu autor.

Algumas pessoas também acabam confundindo o nome “Rute” com a pessoa que escreveu o livro. Porém, é importante entender que Rute é apenas o nome da principal personagem do livro, e não o nome de seu autor.

Quando o escritor de Rute escreveu esse livro?

Da mesma forma como não é possível dizer ao certo quem escreveu o livro de Rute, também não é possível afirmar com exatidão a data em que o livro foi escrito. Isso, no entanto, nada tem a ver com a definição do período tratado no livro. Claramente o livro de Rute narra uma história que ocorreu no tempo dos juízes de Israel.

Embora o período dos juízes tenha sido longo e de cronologia difícil, os personagens principais do livro são ancestrais do rei Davi. Isso, portanto, ajuda a delimitar uma faixa de datas dentro desse período.

Mas os estudiosos afirmam que embora o livro narre acontecimento do período dos juízes, tudo indica que seu autor viveu depois desse período. Inclusive, o escritor do livro de Rute faz referências ao próprio Davi na parte final de sua obra.

A menos que essas referências tenham sido adicionadas numa edição posterior do livro – o que não há evidências disso – então quem escreveu o livro de Rute foi alguém que viveu, no mínimo, durante o período do reinado de Davi. Por esse motivo, parte dos intérpretes diz que o autor do livro de Rute foi alguém viveu em aproximadamente 1.000 a.C.

Receber Estudos da Bíblia

Samuel pode ter sido o autor de Rute?

Já falamos que a tradição judaica atribui ao profeta Samuel a autoria do livro de Rute. Mas seria essa uma sugestão possível? De certa forma sim, embora pouco provável. Samuel viveu a parte final do período dos juízes – ele mesmo foi o último juiz de Israel – e o período de transição para a monarquia. Inclusive foi ele quem ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e posteriormente Davi.

Então como Samuel morreu apenas depois de Davi ter sido escolhido por Deus para reinar em Israel ­­­– embora não tenha conseguido vê-lo ascender ao trono ­– dizer que foi ele quem escreveu o livro de Rute não é uma sugestão impossível. Além disso, a tradição rabínica não somente atribui a Samuel a autoria do livro de Rute, mas também a autoria dos livros de Juízes e parte dos livros de Samuel (embora muito improvável).

Porém, como já foi dito, também é preciso admitir que de fato não há qualquer evidência que aponte para Samuel como o escritor desse livro. Pelo contrário. Em Rute 4:17-22 o escritor do livro parece fazer uma referência direta ao fato de que no tempo em que ele escreveu o livro Davi não era apenas o rei ungido esperando para assumir o trono, mas já era o rei em exercício. Isso, no entanto, não ocorreu durante a vida do profeta Samuel.

Uma forma de contornar essa questão seria admitir que o livro passou por revisões até chegar à forma final como o conhecemos hoje. Então essa referência ao reinado de Davi poderia ser fruto de uma dessas revisões. Contudo não há qualquer prova de que esse tenha sido o caso do livro de Rute.

Seja como for, a melhor posição é realmente concordar que o livro de Rute não deixa qualquer pista sobre quem foi o seu autor. Mas independentemente disso, o importante é entender que quem escreveu o livro de Rute foi uma pessoa escolhida soberanamente por Deus para esse propósito, e pela ação do Espírito Santo foi alguém que registrou a infalível Palavra de Deus, tal como os demais autores bíblicos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar