Quem Escreveu os Dez Mandamentos?

A Bíblia diz que quem escreveu os Dez Mandamentos foi Deus. Mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma como isso aconteceu. A dificuldade nessa questão ocorre porque em uma parte o texto bíblico informa que quem escreveu os Dez Mandamentos foi Deus; enquanto em outra o texto dá a entender que foi Moisés.

Por causa disso, há até quem pensa que existe uma contradição bíblica nesse ponto. Inclusive, muitas pessoas questionam a respeito de quem escreveu os Dez Mandamentos justamente com o objetivo de tentar expor um suposto erro bíblico. Porém, obviamente o problema não está no texto bíblico, e sim em nosso modo de interpretá-lo.

Quando e por que os Dez Mandamentos foram escritos?

Mas antes de falar sobre quem escreveu os Dez Mandamentos, é importante entender quando e por que eles foram escritos. Em primeiro lugar, os Dez Mandamentos foram escritos após a saída do povo de Israel do Egito. Isso aconteceu quando Moisés subiu no Monte Sinai para se encontrar com Deus conforme está registrado a partir do capítulo 19 do livro de Êxodo.

No Sinai, Deus se revelou a Moisés e lhe a sua Lei. Nesse sentido, os Dez Mandamentos foram dados como uma expressão da lei moral de Deus para o seu povo. Os israelitas tinham acabado de sair de uma terra onde tinham vivido por séculos sob grande opressão, e estavam caminhando rumo à Terra Prometida.

Durante o tempo em que os israelitas estiveram no Egito, naturalmente eles tinham absorvido muitos costumes, práticas e crenças dos egípcios. Então era extremamente necessário que eles recebessem um código que regulamentasse sua vida como nação e povo escolhido do Senhor.

A corrupção religiosa daquele povo ficou clara no fato de que enquanto Moisés estava recebendo do Senhor os Dez Mandamentos, os israelitas estavam fabricando um bezerro de ouro para adoração. Inclusive, quando Moisés viu a idolatria do povo, ele quebrou as duas primeiras tábuas dos Dez Mandamentos (Êxodo 32:19). Depois, sob a orientação de Deus, Moisés subiu mais uma vez no monte e novamente os Dez Mandamentos foram escritos em duas novas tábuas de pedra (Deuteronômio 10:1-4).

Muitos estudiosos defendem que essas duas tábuas eram cópias idênticas. No antigo Oriente Próximo os acordos geralmente eram escritos em duas cópias, e cada cópia ficava guardada com cada uma das partes que havia firmado a aliança.

No caso dos Dez Mandamentos, as duas tábuas foram guardadas dentro da Arca da Aliança que era o símbolo máximo do relacionamento de Deus com o seu povo nos tempos do Antigo Testamento (Deuteronômio 10:1-5).

Quem escreveu os Dez Mandamentos: Moisés ou Deus?

Sobre o modo como os Dez Mandamentos foram escritos nas primeiras duas tábuas, a Bíblia diz o seguinte: “E, tendo acabado de falar com ele no Monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Êxodo 31:18).

Depois que as duas primeiras tábuas foram quebradas, Moisés recebeu a seguinte instrução do Senhor: “Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste” (Êxodo 34:1). No entanto, logo em seguida, no mesmo capítulo 34 do livro de Êxodo, o texto bíblico que foi Moisés quem escreveu as palavras que o Senhor lhe falou (Êxodo 34:27).

Mais tarde, ao falar sobre a ocasião em que os Dez Mandamentos foram escritos nas segundas tábuas de pedra, o próprio Moisés afirmou: “Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, os Dez Mandamentos que Ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim” (Deuteronômio 10:4).

Diante desses textos, algumas pessoas acreditam que foi Deus quem escreveu os Dez Mandamentos com os seus próprios dedos, e Moisés não teve qualquer participação nisso. E com relação ao texto de Êxodo 34:27 que diz que Moisés escreveu as palavras que o Senhor lhe ordenou, isso apenas se refere ao restante do conteúdo da Lei (Pentateuco), e não especificamente às tábuas dos Dez Mandamentos.

Receber Estudos da Bíblia

Deus escreveu os Dez Mandamentos através de Moisés

Mas a maioria dos intérpretes bíblicos defendem que a interpretação correta é que foi Deus quem escreveu os Dez Mandamentos através de Moisés. Nesse sentido, quando a Bíblia diz que os Dez Mandamentos estavam em tábuas de pedra “escritas pelos dedos de Deus”, o objetivo não é afirmar que literalmente Deus entalhou as duas tábuas com seus próprios dedos, mas que os Dez Mandamentos eram mesmo obra de Deus.

Isso significa que a expressão “dedos de Deus” é uma forma figurada de atribuir a autoria da Lei que os israelitas receberam, ao próprio Deus. Em outras palavras, o texto bíblico basicamente afirma que os Dez Mandamentos não surgiram da vontade de Moisés, mas da vontade de Deus. Moisés não registrou as palavras de sua imaginação, mas registrou a própria revelação de Deus.

Isso está de acordo com a outra passagem do livro de Êxodo que também emprega a expressão “dedos de Deus”. No contexto das dez pragas enviadas ao Egito antes da libertação dos israelitas, em certo momento os magos do Faraó egípcio reconheceram: “Isto é o dedo de Deus” (Êxodo 8:19). Os magos egípcios não disseram isso porque comtemplaram literalmente os “dedos de Deus”, mas porque perceberam que realmente Deus estava agindo e se revelando através dos atos poderosos executados mediante Moisés e Arão.

Além disso, vale lembrar que a expressão “dedos de Deus” traz uma linguagem antropomórfica. O antropomorfismo é um recurso de linguagem que, através de analogias, atribui características físicas humanas a Deus.

A Bíblia diz que Deus é espírito, mas ao mesmo tempo também fala como se Ele tivesse mãos, boca, olhos, etc. Então esse tipo de linguagem é um recurso didático importante que nos ajudam a compreender melhor a pessoa de Deus e suas obras conforme o registro de sua revelação na Escritura.

Portanto, seguramente podemos afirmar que os Dez Mandamentos foram obra de Deus. Sim, foi Deus quem escreveu os Dez Mandamentos; mas Ele assim o fez através da agência de Moisés. Inclusive, o próprio Jesus, ao citar o quinto mandamento, testificou a respeito da agência de Moisés na forma como esse mandamento foi dado ao povo (Marcos 7:10).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar