Quem Foi a Esposa do Profeta Samuel?

A Bíblia não fala sobre quem era a esposa do profeta Samuel, mas certamente Samuel era casado, pois ele foi pai de pelo menos dois filhos, Joel e Abias. Sem dúvida, Samuel está entre os personagens mais notáveis da Bíblia, um dos mais importantes da história do Antigo Testamento. Por isso, algumas pessoas acham estranho o fato de a Bíblia não registrar o nome da esposa de Samuel, mas não há nenhum problema nisso.

Acontece que o texto bíblico geralmente prioriza apenas as pessoas que tiveram algum contato relevante com o desenvolvimento da história da redenção. Se o nome de um familiar de algum personagem bíblico não foi citado na Bíblia, é porque não havia nenhuma necessidade disso. Esse foi o caso da esposa do profeta Samuel.

Inclusive, o nome da esposa de Samuel não é o único que não foi citado na Bíblia. Se por um lado a Bíblia menciona os nomes das esposas de personagens como Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés e Davi, por outro lado ela não menciona os nomes das esposas de homens como Josué, a maioria dos profetas, dos reis de Israel e Judá, e até mesmo dos apóstolos de Jesus no Novo Testamento. Na verdade, é mais comum que o texto bíblico não mencione os nomes das esposas dos personagens bíblicos, do que o contrário.

Receber Estudos da Bíblia

A esposa de Samuel

No tempo de Samuel era incomum que os jovens não se casassem. Na cultura judaica, constituir família, casando-se e tendo filhos, sempre era visto como o padrão de vida aprovado por Deus. Inclusive, o texto bíblico fala dos filhos como herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá aos pais (Salmo 127:3-5).

Considerando a história de Samuel, podemos presumir que provavelmente ele se casou com uma mulher temente a Deus. Samuel foi educado em Siló, e preparado desde pequeno para o serviço do Senhor. A mãe de Samuel, Ana, não conseguia engravidar. Então, ela fez um voto ao Senhor e prometeu dedicar seu futuro filho ao seu serviço sagrado.

Samuel vinha de uma família de levitas e, depois da decadência da casa do sumo sacerdote Eli, Samuel passou a ser a principal referência de liderança religiosa, militar e civil de Israel. Mesmo não sendo de uma linhagem especificamente sacerdotal, Samuel foi levantado por Deus para ser sacerdote e juiz do seu povo.

Portanto, em algum momento dentro desse contexto, como a maioria dos homens israelitas, Samuel formou sua família. Ele se casou e se tornou o pai de Joel e Abias. Mas, infelizmente, os dois filhos de Samuel foram uma fonte de desgosto para ele. Joel e Abias não seguiram o mesmo exemplo de seu pai.

Por conta das falhas de caráter dos dois irmãos, algumas pessoas sugerem que talvez a esposa de Samuel tenha tido responsabilidade sobre isso. Há até quem pense que a esposa de Samuel talvez não fosse totalmente temente a Deus, e tivesse influenciado seus filhos para o mal. Mas com toda certeza esse tipo de interpretação não faz qualquer sentido. Como foi dito, a Bíblia não fala absolutamente nada sobre quem foi a esposa do profeta Samuel, nem mesmo cita o seu nome. Então, é injusto julgar a esposa de Samuel como culpada pela conduta corrupta de seus filhos adultos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar