Quem Foi Abinadabe?

Abinadabe foi o homem em cuja casa a Arca da Aliança ficou guardada durante mais de vinte anos. Mas a Abinadabe é também o nome de pelo menos outras três pessoas na Bíblia, entre elas um dos irmãos do rei Davi.

O nome Abinadabe significa “meu pai é generoso” ou “pai de generosidade”. Vejamos neste estudo bíblico um pouco mais sobre as pessoas que tiveram esse nome na Bíblia.

Abinadabe de Quiriate-Jearim

Esse Abinadabe certamente é o personagem mais conhecido entre todos aqueles que são citados na Bíblia com esse mesmo nome. Embora não haja muitas informações sobre quem foi esse Abinadabe, a Bíblia informa que a Arca da Aliança permaneceu em sua casa durante mais de vinte anos. Na verdade os estudiosos dizem que provavelmente a Arca ficou na casa de Abinadabe por no mínimo sessenta anos.

Abinadabe vivia nas montanhas de Quiriate-Jearim e era pai de Eleazar, Aiô e Uzá. Quando os israelitas foram derrotados pelos filisteus nos dias do sumo sacerdote Eli, a Arca do Senhor foi levada de Israel. Mas o Senhor enviou terríveis pragas sobre os filisteus e eles não quiseram mais ficar com a Arca.

A Arca ficou na terra dos filisteus durante sete meses e foi devolvida por eles aos israelitas. Os filisteus levaram a Arca até Bete-Semes. Mas depois que o Senhor feriu setenta homens daquele lugar, a Arca foi levada para Quiriate-Jearim. A Bíblia diz que os homens daquele lugar levaram a Arca à casa de Abinadabe, e consagraram Eleazar, seu filho, para cuidar dela. O texto bíblico não informa se Abinadabe e seu filho Eleazar eram levitas ou sacerdotes – embora o nome Eleazar apareça na Bíblia associado a genealogias sacerdotais (cf. Êxodo 6:23).

A Arca do Senhor ficou na casa de Abinadabe por mais de vinte anos, até que o rei Davi se propôs a levar a Arca para Jerusalém (1 Samuel 7:1,2; cf. 2 Samuel 6:1-19). Mas sua primeira tentativa de transportar a Arca foi um desastre, e, inclusive, acabou resultando na morte Uzá, um dos filhos de Abinadabe. Depois disso a Arca acabou ficando durante três meses na casa de Obede-Edom até ser, finalmente, levada à cidade de Jerusalém.

Abinadabe foi abençoado enquanto a Arca esteve em sua casa?

Algumas pessoas tentam contrapor o período em que a Arca ficou na casa de Abinadabe com o período em que a Arca ficou na casa de Obede-Edom. Essas pessoas usam a referência de que Obede-Edom foi muito abençoado durante os três meses em que a Arca esteve em sua casa, e inferem que Abinadabe não foi abençoado durante os muitos anos em que a Arca ficou guardada em sua casa.

Logo, tais pessoas concluem que a Abinadabe é um mau exemplo de crente; enquanto Obede-Edom é um bom exemplo a ser seguido. Mas obviamente tudo isso não passa de uma tentativa de forçar o texto; uma tentativa de dizer o que a Bíblia não diz.

A Arca ficou na casa de Abinadabe num período de profunda crise religiosa e moral em Israel. Mas não sabemos o que aconteceu na casa de Abinadabe enquanto a Arca esteve ali, pois o texto bíblico não diz nada acerca disso.

A narrativa bíblica prioriza as informações que possuem relevância para a história que está sendo contada. Isso significa que não era importante para a história descrever os eventos que se deram na casa de Abinadabe naquele período. Por outro lado, era relevante para a história informar que Obede-Edom havia sido grandemente abençoado durante os meses em que ele abrigou a Arca do Senhor. Isso porque essa informação motivou o rei Davi a novamente se empenhar em levar a Arca para Jerusalém (2 Samuel 6:12).

Receber Estudos da Bíblia

Outras pessoas com esse mesmo nome na Bíblia

Pelo menos outros três homens são mencionados na Bíblia com esse mesmo nome. São eles:

  1. Abinadabe, filho de Jessé e irmão de Davi (1 Samuel 16:8; 1 Crônicas 2:13). Quando Davi matou Golias, Abinadabe estava no exército de Saul que foi desafiado pelo gigante filisteu (1 Samuel 17:13).
  2. Abinadabe era também o nome de um dos filhos de Saul. Ele acabou morrendo na mesma batalha que vitimou seu pai e seus outros dois irmãos no monte Gilboa (1 Samuel 31:2; 1 Crônicas 8:33; 9:39; 10:2).
  3. Tafate, uma das filhas do rei Salomão, foi casada com um homem citado na Bíblia como Bem-Abinadabe (1 Reis 4:11). Esse nome significa literalmente “filho de Abinadabe”. Então nesse caso o Abinadabe seria o pai do genro de Salomão. Mas alguns estudiosos sugerem que Bem-Abinadabe deve ser entendido como um nome próprio.

Quer conhecer mais história como a de Abinadabe na Bíblia? Conheça nossa enciclopédia de biografias dos principais personagens bíblicos.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar