Quem Foi Amnom na Bíblia?

Amnom foi o filho primogênito do rei Davi. A história de Amnom na Bíblia ficou conhecida de forma muito negativa. De acordo com o registro bíblico, Amnom se apaixonou e violentou Tamar, sua própria irmã por parte de pai.

A mãe de Amnom era a jezreelita chamada Ainoã (2 Samuel 3:2; 1 Crônicas 3:1). Inclusive, Amnom nasceu enquanto Davi estava em Hebrom, onde obviamente Davi tomou esposas adicionais. Mais tarde, quando Davi estabeleceu sua capital em Jerusalém, ele ainda tomou outras esposas e concubinas, algo contrário ao princípio de Deuteronômio 17:17.

Amnom e Tamar

A Bíblia diz que Amnom acabou se apaixonando por Tamar, sua meia-irmã. Parece que sua paixão incestuosa foi tão forte que se tornou uma verdadeira obsessão a ponto de fazer com que Amnom ficasse tão angustiado até adoecer e perder peso.

Como Amnom não conseguia se aproximar dela, ele escutou o conselho de seu amigo Jonadabe para poder se encontrar com Tamar. Então ele fingiu estar doente numa cama esperando pela visita de seu pai. Quando Davi foi visitá-lo, Amnom pediu que ele deixasse que sua meia-irmã Tamar fosse ter com ele para preparar-lhe dois bolos.

É interessante que nesse ponto Amnom usou uma expressão hebraica que podia ter uma conotação amorosa, como se ele pedisse que Tamar fosse “lhe arrebatar o coração”. Mas o rei Davi provavelmente não entendeu a expressão usada por Amnom nesse sentido. Por isso Davi mandou dizer a Tamar no palácio que ela fosse à casa de Amnom para preparar-lhe algo para comer.

Tamar atendeu ao pedido e foi à casa de Amnom. Ao encontrar o meio-irmão acamado, ela preparou os bolos que supostamente ele queria. Mas quando os bolos foram assados, Amnom não quis comê-los.

Em seguida, Amnom deu ordem para que todos saíssem e ele pudesse ficar sozinho com Tamar. Então ele pediu que Tamar lhe servisse os bolos em seu quarto. Porém, quanto Tamar se aproximou, ele a agarrou e pediu que ela se deitasse com ele. Tamar prontamente se recusou a ter relações com Amnom. Na verdade, ela suplicou e deu argumentos para que ele não fizesse aquilo.

Tamar lembrou a Amnom que aquele comportamento não era aceitável em Israel. Também avisou a Amnom que o seu desejo era loucura; que ele cairia em desgraça em Israel; e ainda que deixou claro que se Amnom insistisse naquela atitude, ele estaria praticando uma violência contra ela e um atentado à sua honra.

Por fim, talvez como um último recurso para se ver livre daquela situação, Tamar aconselhou Amnom a apelar a Davi para que ele permitisse um suposto casamento entre eles — apesar de que provavelmente Davi jamais iria permitir um casamento daquele tipo.

Receber Estudos da Bíblia

A morte de Amnom

Infelizmente Amnom não escutou os pedidos de Tamar e deixou com que seus desejosos pecaminosos tomassem o controle da situação. Assim, ele acabou violentando Tamar. O texto bíblico não deixa qualquer dúvida de que Amnom cometeu um crime hediondo naquela ocasião.

No entanto, tão logo que satisfez os seus desejos, Amnom sentiu uma aversão muito grande por Tamar que superou o amor que ele havia alegado ter por ela. Então de forma rude, Amnom mandou Tamar embora.

Mais uma vez Tamar tentou conscientizar Amnom de que, depois de tudo o que havia ocorrido, mandá-la embora seria algo ainda pior. Mas Amnom não teve nenhuma consideração por Tamar, e pediu que o seu servo a colocasse para fora e trancasse a porta. Assim, Tamar foi expulsa da casa onde Amnom estava como se não tivesse qualquer dignidade.

De acordo com o escritor bíblico, Tamar usava um vestido específico que identificava as filhas virgens do rei. Mas em sinal de sua humilhação, ela colocou cinza sobre sua cabeça, rasgou o seu vestido e saiu pelo caminho chorando muito.

Depois, a Bíblia diz que Absalão, irmão de Tamar, percebeu que ela havia estado com Amnom. Isso parece indicar que de alguma forma Absalão tinha algum conhecimento da paixão de seu meio-irmão Amnom por Tamar.

Num primeiro momento, Absalão procurou confortar e acalmar Tamar, mas por outro lado ele também alimentou a vontade de se vingar de Amnom. Quando Davi soube do que havia ocorrido com Tamar, ele ficou irado, mas não há no texto bíblico o registro de que ele aplicou alguma disciplina a Amnom.

Por fim, dois anos depois Absalão ainda não tinha esquecido do crime de Amnom. Então ele se aproveitou das festividades que acompanhavam a tosquia das ovelhas e atraiu os seus irmãos para um local próximo à fronteira de Efraim. Naquela ocasião Absalão ordenou que seus homens matassem Amnom quando ele estivesse embriagado. Em seguida, Absalão assumiu a responsabilidade pela morte de Amnom e fugiu para o território de Talmai.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar