Quem Foi Amom na Bíblia?

Para entender quem foi Amom na Bíblia é preciso saber que este nome é aplicado de diferentes formas. Amom pode tanto significar o nome próprio de uma pessoa como também a designação de um lugar, um povo ou um deus. A seguir, conheceremos as referências ao nome Amom no texto bíblico.

O rei Amom

Dentre todas as pessoas que recebem esse nome na Bíblia, sem dúvida o rei Amom foi a mais proeminente. Amom era filho de Manassés e assumiu o trono de Judá quando tinha 22 anos. Ele reinou durante dois anos (2 Reis 21:19-21).

Amom teve um péssimo reinado. Ele praticou a idolatria em Judá e rejeitou ao Senhor (2 Reis 21:19-21). Por tudo isso ele foi considerado um rei ímpio, pior do que seu pai havia sido (2 Crônicas 32:23).

Amom acabou assassinado por seus próprios servos (2 Reis 21:23). A Bíblia não esclarece os motivos dessa conspiração na corte de Judá que lhe custou à vida. O próprio povo cuidou de punir os assassinos de Amom, e colocou Josias, seu filho, como rei sobre Judá. O rei Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar. Por causa de sua linhagem davídica, Amom é citado na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:10).

O povo de Amom

Na Bíblia o nome Amom também é utilizado para designar um povo descendente de um dos filhos de Ló, sobrinho de Abraão. Ben-Ami nasceu de uma relação entre e sua filha mais nova numa caverna próxima de Zoar.

Preocupadas com a falta de descendência de seu pai, as duas filhas de Ló o enganaram. Elas trataram de embebedá-lo para que pudessem se deitar com ele. O texto bíblico diz que Bem-Ami “é o pai dos filhos de Amom” (Gênesis 19:38). Esse povo é chamado na bíblia de amonitas, ou simplesmente de Amom (Salmo 83:7). Da mesma forma também é assim denominado o território que ocupavam (cf. Neemias 13:23).

O deus Amom

Amom também era o nome de uma divindade egípcia. Neste caso o nome tinha origem no egípcio amun, que significa “o oculto”. Seu nome estava diretamente associado à cidade de Tebas, também chamada de Nô-Amom, onde era a divindade local. Tebas era uma importante metrópole antiga do Alto Egito.

Com o tempo Amom tornou-se o principal deus do panteão egípcio. O deus Amom é mencionado em conexão com a cidade de Tebas pelo profeta Jeremias e também pelo profeta Naum (Jeremias 46:25; Naum 3:8). Nô-Amom caiu diante dos assírios em 633 a.C.

Receber Estudos da Bíblia

Outras pessoas com o nome Amom na Bíblia

Outras pessoas são também designadas com o nome Amom na Bíblia. Uma delas era o governador da cidade de Samaria na época do reinado do rei Acabe. Foi ele quem ficou responsável por cuidar do profeta Micaías enquanto Acabe e o rei Josafá, de Judá, lutaram contra a Síria (1 Reis 22:2-26; 2 Crônicas 18:25). Nas listas do livro de Neemias, um descendente dos servos do rei Salomão tinha esse mesmo nome (Neemias 7:56,59).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close