Quem Foi Aristarco na Bíblia?

Aristarco foi um cristão contemporâneo dos apóstolos no tempo da Igreja Primitiva no primeiro século depois de Cristo. Aristarco é citado na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos e também em duas cartas de Paulo no Novo Testamento (Atos 19:29; 20:2-6; 27:2; Colossenses 4:10,11; Filemom 1:24).

De acordo com o texto bíblico, Aristarco era macedônio e morava em Tessalônica. Naquele tempo, a cidade de Tessalônica era uma das mais importantes do mundo greco-romano. Muitos comentaristas acreditam que Aristarco era de origem judaica, pois ele é citado entre aqueles que eram os únicos “da circuncisão” que colaboravam com Paulo pela causa do Reino de Deus (Colossenses 4:10,11).

Nesse sentido, Aristarco aparece na Bíblia como um dos grandes amigos do apóstolo Paulo durante o seu ministério missionário. Assim como Epafras, por exemplo, Aristarco parece não ter abandonado Paulo em suas necessidades (Colossenses 4:10); diferentemente de Demas, outro cooperador que, num determinado momento, acabou preferindo o presente século às coisas do Senhor (2 Timóteo 4:10).

Receber Estudos da Bíblia

Aristarco foi um missionário

O evangelista Lucas, no livro Atos dos Apóstolos no Novo Testamento, registra que Aristarco participou da terceira viagem missionária do apóstolo Paulo. Dessa forma, Aristarco esteve presente no incidente ocorrido na cidade de Éfeso, quando os ricos artesãos da cidade arrastaram os missionários para o teatro por terem ficado irados pela pregação do Evangelho que ameaça os seus negócios naquela cidade (Atos 19:29).

Na sequência, Aristarco acompanhou Paulo da Macedônia para a Grécia. Em seguida, Aristarco, Timóteo, Tíquico e outros irmãos, velejaram para o porto de Trôade onde esperaram por Paulo que havia passado por Filipos (Atos 20:1-6). Nesse contexto, Aristarco foi um dos que estiveram presentes quando o poder de Deus ressuscitou o jovem Êutico que havia caído de uma janela enquanto o apóstolo Paulo pregava.

Mais tarde, o texto bíblico informa que Aristarco também acompanhou Paulo em sua viagem a Roma para ser julgado (Atos 27:2). Dessa forma, Aristarco obviamente esteve junto quando o navio em que Paulo estava acabou naufragando. Quando Paulo escreveu sua carta aos crentes colossenses, Aristarco estava preso junto com ele (Colossenses 4:10).

Além dessas informações, nada mais se sabe sobre quem foi Aristarco. Uma antiga tradição cristã afirma que ele acabou sendo morto como mártir durante a perseguição do imperador Nero. Se isso estiver correto, então Aristarco foi mais um dos muitos cristãos que morreram durante a perseguição que matou, inclusive, o apóstolo Paulo e também o apóstolo Pedro na segunda metade da década de 60 d.C.

Mas de qualquer forma, fica muito claro no texto bíblico que Aristarco era uma pessoa leal, um amigo para todas as horas. Em seu compromisso com a obra de Deus, Aristarco não temeu arriscar sua vida e abrir do seu conforto para estar ao lado daqueles que gastaram seus dias fazendo com que o Evangelho de Cristo fosse pregado em todas as partes.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar