Quem Foi Arquipo na Bíblia?

Arquipo foi um cristão do primeiro século contemporâneo do apóstolo Paulo. Arquipo é mencionando duas vezes na Bíblia, sempre nas cartas de Paulo no Novo Testamento (Colossenses 4:17; Filemom 1:2).

A Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Arquipo. Mas nos dois textos bíblicos que citam Arquipo, é possível perceber alguns detalhes que ajudam o estudante da Bíblia a entender um pouco mais o tipo de pessoa que ele era.

Arquipo e o ministério dado pelo Senhor

Na carta de Paulo aos crentes de Colossos, o apóstolo escreve algo interessante a Arquipo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras” (Colossenses 4:17).

Essa exortação feita pelo apóstolo Paulo a Arquipo, é muito discutida pelos estudiosos. A questão é entender o que Paulo quis dizer quando exortou Arquipo a atentar para o seu ministério.

Nesse sentido, alguns comentaristas acreditam que Paulo estava reprendendo Arquipo por algum descuido em seu ministério. Se tiver sido esse o caso, então de alguma forma Arquipo foi negligente com a obra do Senhor.

Inclusive, alguns intérpretes associam Arquipo com a igreja de Laodiceia. Isso porque antes de ter mencionado Arquipo, no versículo anterior Paulo recomendou que sua epistola fosse lida na comunidade de Laodiceia, e em seguida mandou um recado a Arquipo.

Então dentro dessa conjectura, Arquipo supostamente teria servido na igreja de Laodiceia e, assim como mais tarde essa mesma igreja ficou conhecida como uma congregação apática, Arquipo também teria sido uma pessoa que tratou com indiferença o seu ministério. Mas tudo isso, claro, não passa se especulação.

Na verdade, a posição mais amplamente aceita pelos estudiosos a respeito de Arquipo, é a de que ele serviu na igreja de Colossos, não de Laodiceia. Nesse caso, numa conexão com o texto da Carta a Filemom, os estudiosos sugerem que Arquipo era o pastor da igreja de Colossos.

Então quem adota essa interpretação geralmente defende que Paulo não estava repreendendo Arquipo, mas simplesmente o encorajando para a sequência de seu ministério.

Basicamente Paulo lembra Arquipo de que o ministério lhe havia sido dado por Deus e, pelo poder de Deus, o exercício desse ministério era algo a ser cumprido. Em outras palavras, o obreiro é também uma ferramenta que Deus usa para cumprir o seu propósito. Além disso, um dia todos aqueles que são chamados por Deus para o ministério do Evangelho terão de prestar contas de seu trabalho.

Receber Estudos da Bíblia

Arquipo era filho de Filemom?

A segunda referência a Arquipo na Bíblia ocorre na Carta a Filemom. Pela forma como Paulo saudou Arquipo, logo na sequência de Filemom e Áfia, muitos intérpretes observam que talvez Arquipo pode ter sido filho desse casal. Então nesse caso, essa referência não apenas mostra Arquipo como pastor da igreja de Colossos, mas também traz um indicativo de sua vida familiar.

Nessa mesma passagem bíblica, Arquipo é descrito por Paulo como “nosso companheiro”. Isso quer dizer que Arquipo era um colaborador de Paulo, alguém que lutava com ele lado a lado pela causa do Evangelho. Então considerando o modo como Paulo fala de Arquipo na Carta a Filemom, parece certo concluir que Arquipo era um operário fiel na obra de Deus.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar