Quem Foi Baruque?

Baruque foi amigo e secretário particular do profeta Jeremias. Ele era um judeu filho de Nerias e irmão de Seraías, mordomo do rei Zedequias (Jeremias 51:59). O historiador e escritor Flávio Josefo, menciona Baruque como um descendente de uma família muito importante.

A história de Baruque

Baruque é citado com frequência no livro do profeta Jeremias (cf. Jeremias 32:12; 36:4). Ele viveu durante o período da queda de Jerusalém, quando os babilônios destruíram a cidade em 586 a.C. O nome Baruque significa “bendito”, do original barukh.

Quando o profeta Jeremias foi proibido de profetizar no Templo de Jerusalém, ele ditou seus oráculos a Baruque, e ele os leu para o povo. Isso resultou em sua prisão por ordem do rei Jeoaquim. Na ocasião, o pergaminho que continha os oráculos de Jeremias foi cortado em pedaços e depois queimado. Por conta disto, Baruque e Jeremias precisaram reescrever as profecias. Conheça também a história do profeta Jeremias.

Quando o rei Nabucodonosor destruiu Jerusalém, Baruque e Jeremias foram viver em Mispa. Naquele tempo, Gedalias, o governador babilônio de Judá, foi assassinado pelo grupo contrário a Babilônia. Baruque então foi acusado indevidamente de influenciar Jeremias a tentar fazer com que o povo desistisse de sair da Judéia (Jeremias 43:3). Saiba quem foi Nabucodonosor.

Por conta de toda essa turbulência política, Baruque foi forçado, juntamente com Jeremias, a partir para o Egito acompanhando aqueles que fugiram temendo as represálias babilônicas. Existe uma tradição que diz que Baruque acabou morrendo nessa mesma época no Egito. Outra afirma que ele acabou indo para a Babilônia quando Nabucodonosor invadiu o Egito em 583 a.C., e teria vivido seus últimos anos por lá.

Receber Estudos da Bíblia

O escritor Baruque

Muitos falsos escritos são atribuídos a Baruque. O mais importante de todos eles é o livro apócrifo que traz seu nome. Alguns estudiosos acreditam que talvez Baruque tenha escrito alguma parte desse livro. Porém, a maioria dos eruditos afirma que esse livro é uma obra composta, escrita por mais de três autores. Outra obra bastante conhecida é um livro apocalíptico pseudoepigráfico. Esse Apocalipse de Baruque provavelmente foi escrito no final do século 1 d.C.

No entanto, não há qualquer evidência de que Baruque tenha escrito qualquer uma dessas obras. Baruque era um escriba, e de acordo com o livro de Jeremias, ele registrou as profecias do profeta (Jeremias 36:4-6). Isto significa que provavelmente ele teve uma importante participação na compilação do livro do profeta no Antigo Testamento. Uma tradição judaica também se refere à Baruque como mestre de Esdras. Leia mais sobre quem foi Esdras na Bíblia.

Outros personagens com o nome Baruque

Pelo menos outros dois personagens bíblicos são citados com o nome de Baruque. Ambos são mencionados no livro de Neemias. O primeiro deles é o filho de Zabal. Ele auxiliou na reconstrução dos muros de Jerusalém (Neemias 3:20). Possivelmente ele é o sacerdote que aparece como testemunha da aliança em Neemias 10:6.

O outro Baruque foi filho de Col-Hoze, um judeu, descendente de Perez, filho de Judá, e pai de Maaséias (Neemias 11:5).

Tag
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close