Casa / Personagens Bíblicos / Quem Foi Calebe na Bíblia?

Quem Foi Calebe na Bíblia?

Calebe foi um dos doze espias enviados por Moisés de Cades-Barnéia para explorar a Terra Prometida. A história de Calebe é muito conhecida entre os cristãos justamente por conta deste episódio, e pela forma com que demonstrou sua fidelidade e confiança nas promessas do Senhor.

Antes de falarmos sobre quem foi Calebe, precisamos saber que na Bíblia existem referências a outros personagens bíblicos com este mesmo nome. Sobre esses “Calebes” há certa discussão entre os estudiosos, pois existe alguma dificuldade em saber quando tais referências mencionam pessoas diferentes e quando as referências tratam da mesma pessoa (1Cr 2:18,19,50; 4:11).

A história de Calebe

Calebe era filho de Jefoné da tribo de Judá. Existem várias discussões sobre a ascendência exata dele. Jefoné, seu pai, é designado como “o quenezeu“, isto é, descendente de Quenaz. Os quenezeus provavelmente foram um dos povos nômades que peregrinavam no deserto do Sinai (Gn 36:15).

Quando Israel migrou em direção ao norte, alguns desses povos se juntaram aos israelitas. Possivelmente foi isso que aconteceu com a família de Calebe, sendo anexada à tribo de Judá. Mais tarde, Calebe conquistou uma posição de liderança e respeito dentro da tribo. Isto fica evidente quando vemos que Naasom, filho de Aminadabe, era o líder da tribo, porém foi Calebe que representou a tribo de Judá entre os espias na missão de reconhecimento da Palestina ao lado de Josué e outros dez espiões (Nm 13:6), e mais tarde como um daqueles que dividiram a terra em territórios tribais (Js 21:12).

Em Josué 15:13, lemos que Calebe recebeu a sua parte “no meio dos filhos de Judá“. Tal expressão deixa claro que ele não era um membro nativo daquela tribo. Tempos depois, na época de Saul e Davi, os descendentes de Calebe ainda eram respeitados em Judá (1Sm 25:3; 30:14).

Calebe como um dos doze espiões

Dos doze espiões que partiram para explorar a terra prometida por Deus, apenas Calebe e Josué demonstraram confiança no Senhor, enquanto os demais espias insistiam em desencorajar o povo de Israel, relatando que, apesar da fartura que existia ali, naquelas terras havia grandes cidades e terríveis habitantes.

O povo de Israel agiu de forma infiel a Deus, e não confiou em suas promessas para poder conquistar a terra que o Senhor havia prometido. A incredulidade dos outros dez espias foi castigada pelo Senhor quando eles morreram de praga (Nm 14:36-38).

Por outro lado, Calebe e Josué receberam de Deus a promessa de que eles teriam parte na ocupação da terra de Canaã (Nm 14:24,30). Calebe era mais velho do que Josué, por isso na ocasião do reconhecimento da Terra Prometida ele exercia liderança e às vezes é mencionado sozinho. Calebe tinha 40 anos quando foi enviado para espiar aquela terra (Js 14:7).

Receber Estudos da Bíblia

A Bíblia dá testemunho da fé de Calebe, ao dizer que  ele “perseverou em seguir ao Senhor” (Nm 32:12; Dt 1:36), colocando-o como uma das pessoas que tiveram uma confiança exemplar nas promessas e nos propósitos de Deus.

Calebe entra na Terra Prometida

Após quarenta anos de peregrinação no deserto devido à sentença imposta por Deus sob a geração incrédula de israelitas, Calebe e Josué entraram em Canaã e foram decisivos na grande conquista daquela terra.

Após as ações militares de Josué que acabaram subjugando toda aquela terra, cada tribo recebeu a responsabilidade de ocupar o território que lhe havia sido designado por sorteio. Naquele tempo, Calebe já era um homem idoso, porém mais uma vez se mostrou um exemplo de fé e vigor para a toda a nação, ao reivindicar as suas posses.

Calebe exigiu ficar com a região de Quiriate-Arba, nas montanhas do sul, que depois foi chamada de Hebrom. Aquela terra era chamada de Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins, ou seja, provavelmente ele foi um dos gigantes que haviam aterrorizado os dez espias incrédulos e covardes enviados por Moisés.

Quando pediu aquela terra, Calebe fez com que Josué se lembrasse dos dias em que ambos estiveram ali na missão de reconhecimento, e a forma com que Moisés, usado por Deus, lhe prometeu a terra em que ele havia pisado o pé (Js 14:9).

Calebe também diz que 45 anos já tinham se passado, mas o Senhor o conservou com vida para poder obter a realização da promessa. Então, com 85 anos, Calebe declarou que estava tão forte e disposto da mesma forma como era quando ainda tinha 40 anos (Js 14:10,11), e novamente reafirmou sua confiança no Senhor ao dizer que Deus seria com ele, e todos os inimigos seriam expulsos daquela terra (Js 14:12).

Quando foi conquistar Quiriate-Sefer, Calebe ofereceu a mão de sua filha, Acsa, em casamento, àquele que ferisse tal cidade (Js 15:16; Jz 1:12). O texto bíblico diz que foi seu próprio sobrinho ou talvez irmão, Otniel, que liderou a invasão e conquista daquela cidade. Assim, Otniel casou-se com Acsa (Js 15:17ss; Jz 1:13ss), e mais tarde tornou-se o primeiro juiz do povo de Israel (Jz 3:9).

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, verifique

História do Rei Davi

História do Rei Davi: Quem Foi Davi na Bíblia?

A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada. O rei Davi ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *