Quem Foi Demas na Bíblia?

Demas foi um cooperador de Paulo mencionado três vezes no Novo Testamento. Mas a história de Demas ficou marcada na Bíblia por ele ter abandonado o apóstolo perto do tempo de sua morte.

Nada se sabe sobre quem foi Demas além do que é dito sobre ele muito brevemente nos textos bíblicos. O nome Demas era relativamente comum no Império Romano durante o primeiro século. Inclusive, existe a possibilidade de o nome Demas ser uma forma diminutiva de Demétrio. Já houve alguma tentativa de identificar Demas com o Demétrio citado pelo apóstolo João, mas não há qualquer base para isso (cf. 3 João 1:12)

Demas, o cooperador de Paulo

Primeiramente Demas aparece na Bíblia nas duas menções que Paulo faz sobre ele durante as saudações de suas cartas enviadas aos crentes de Colossos e a Filemom. Na Epístola aos Colossenses apenas seu nome é citado, sem maiores explicações. Ele apenas aparece saudando à igreja em Colossos (Colossenses 4:14).

Já na Epístola a Filemom, o apóstolo identifica Demas como um de seus cooperadores ao lado de Marcos, Aristarco, Demas e Lucas (Filemom 1:24). A palavra empregada por Paulo para se referir a Demas e traduzida como “cooperador”, significa exatamente um companheiro de trabalho. Isso quer dizer que Demas era um dos colaboradores de Paulo no ministério do Evangelho.

O abandono de Demas

Demas é o típico exemplo de alguém que começa bem e termina mal. Se durante a primeira prisão de Paulo em Roma Demas foi citado como um cooperador na obra de Deus, na segunda prisão de Paulo em Roma Demas foi citado como um desertor. Sobre ele, o apóstolo escreve: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica” (2 Timóteo 4:10).

O apóstolo Paulo usa um verbo que diz literalmente que Demas o deixou em dificuldades, completamente desamparado. Alguns estudiosos dizem que a frase grega escrita por Paulo pode ser bem traduzida como: “Demas abandonou-me ao desamparado porque se apaixonou pelo presente século”. Além disso, Paulo pediu que Timóteo fosse encontrá-lo depressa, justamente por causa da atitude de Demas. Isso nos leva a presumir que pelo menos por algum tempo durante a última prisão de Paulo em Roma, Demas ainda estava lhe auxiliando.

Mas qual teria sido o motivo da deserção de Demas? Por que ele deixou Paulo para trás no momento mais complicado de sua vida, quando ele mais precisava de auxílio?

Receber Estudos da Bíblia

Demas amou o presente século

Aparentemente o problema de Demas foi a atração pelo mundo. Parece que não foi um espírito covarde que o fez abandonar Paulo e o ministério, mas interesses pessoais de certa forma ligados ao materialismo. Ao abandonar Paulo, ele partiu para a importante cidade de Tessalônica. Não se sabe se ele era natural daquela cidade, se morava lá ou se tinha negócios ali. O motivo específico que o seduziu a ir para Tessalônica também não é informado.

Os estudiosos discutem se a deserção de Demas foi simplesmente um período de fraqueza ou se foi uma queda definitiva. Seja como for, nitidamente Paulo ficou decepcionado com Demas. O apóstolo se sentiu defraudado por ele. Além disso, não há nenhuma outra passagem bíblica que mostra Demas sendo restaurado.

Também é notável que antes de falar sobre Demas, Paulo fala sobre a bem-aventurança dos crentes que amam a vinda do Senhor (2 Timóteo 4:8), e na sequência ele já apresenta Demas, um amante do presente século. Isto seria um contraste intencional?

De fato em Demas não encontramos o exemplo de alguém que ama as bênçãos eternas, mas de alguém que se deixa levar pelos prazeres transitórios deste mundo. Por tudo isso muitos intérpretes sugerem que Demas era daquele tipo pessoa que Jesus Cristo descreve em Mateus 7:22,23.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Botão Voltar ao topo
Fechar