Quem Foi Eliezer na Bíblia?

Eliezer foi o servo pessoal de Abraão mencionado na Bíblia no livro de Gênesis, no Antigo Testamento (Gênesis 15:2). O nome Eliezer provavelmente significa “Deus é minha ajuda”. Eliezer é também um nome comum em todo o relato bíblico, mas que não deve ser confundido com o nome Eleazar que também nomeia várias pessoas citadas na Bíblia.

Não há quase nenhuma informação sobre a história de Eliezer na Bíblia. Na verdade, Eliezer, o servo de Abraão, é citado apenas uma única vez no texto bíblico numa referência que, inclusive, indica que ele era originário de Damasco. Por isso ele é chamado de “damasceno”.

O registro bíblico ainda informa que Eliezer era o principal servo de Abraão. Nessa posição, ele desfrutava do privilégio de ser o seu herdeiro adotivo antes do nascimento de seus filhos biológicos.

Naquele tempo na Mesopotâmia, era comum que um casal sem filhos adotasse alguém de fora de seu círculo familiar sanguíneo para ser o seu herdeiro. Inclusive, os textos de Nuzi comprovam que esse costume estava em vigor entre o terceiro e o segundo milênio antes de Cristo.

De acordo com esse costume, o servo adotivo servia o casal estéril até que os seus senhores morressem, vindo então a herdar todos os bens da família. Mas se caso o casal gerasse um filho, então o servo adotivo passava a ocupar o segundo lugar na posição de herdeiro.

A história de Eliezer, servo de Abraão

Eliezer é mencionado na Bíblia na oração de Abraão ao Senhor. O relato bíblico diz que veio a palavra do Senhor a Abraão numa visão dizendo: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão” (Gênesis 15:1).

Mas então Abraão perguntou ao Senhor o que Ele havia de lhe dar, pois ele não tinha filhos, e o mordomo de sua casa era o damasceno Eliezer. A preocupação de Abraão era a de que um nascido na sua casa, que não era seu filho, seria o seu herdeiro (Gênesis 15:2,3).

Mas logo em seguida o Senhor tranquilizou Abraão lhe prometendo que Eliezer não seria o seu herdeiro, mas, sim, um filho biológico gerado pelo próprio Abraão. Foi nesse episódio que Deus levou Abraão para fora de onde ele estava, e lhe disse para olhar para o céu e contar as estrelas, pois assim haveria de ser sua numerosa descendência (Gênesis 15:4,5). A Bíblia diz que Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça (Gênesis 15:6).

Depois disso Eliezer não é mais citado na Bíblia — pelo menos não nominalmente. Alguns comentaristas conjecturam que o servo encarregado por Abraão de encontrar uma esposa para Isaque, era o mesmo Eliezer. De fato, esse servo anônimo possuía uma grande confiança da parte de Abraão, e era o servo responsável pelo governo de toda sua casa (Gênesis 24:2). Isso obviamente combinava com a posição de Eliezer como servo principal de Abraão. Se for esse o caso, então Eliezer nesse tempo também já era um homem idoso.

Receber Estudos da Bíblia

Outras pessoas com o nome Eliezer na Bíblia

Como o nome Eliezer passou a ser comum entre os israelitas, há várias outras pessoas mencionadas na Bíblia com esse nome. Por exemplo: Eliezer era o nome do segundo filho de Moisés e Zípora. Inclusive, ele recebeu esse nome em referência ao fato de que Deus havia livrado Moisés da espada de Faraó (Êxodo 18:4).

Havia também um Eliezer que era líder de um clã da tribo de Benjamim (1 Crônicas 7:8); e outro que era um dos sacerdotes que tocaram trombetas enquanto a Arca da Aliança foi transportada da casa de Obede-Edom para Jerusalém.

O Antigo Testamento ainda cita um profeta chamado Eliezer que profetizou no tempo do rei Josafá em Judá (2 Crônicas 20:37). Esse nome era tão comum que depois do exílio babilônico alguns judeus são mencionados com esse mesmo nome (Esdras 8:16; 10:18-31). Por fim, há um Eliezer citado na genealogia do Senhor Jesus conforme registrada pelo evangelista Lucas (Lucas 3:29).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar