Quem Foi Epafras, Fundador da Igreja de Colossos?

Epafras foi um cristão do primeiro século e fundador da igreja cristã na cidade de Colossos, na província romana da Ásia. Ele ficou conhecido na Bíblia por ter sido companheiro de trabalho do apóstolo Paulo na obra da pregação do Evangelho. Inclusive, o apóstolo menciona Epafras em duas de suas cartas no Novo Testamento (Colossenses 1:7; 4:12; Filemom 23).

O nome Epafras tem origem grega e é uma forma contraída do nome Epafrodito, que significa “encantador”, “bonito”. Mas Epafras não deve ser confundido com o Epafrodito que era membro da igreja da cidade de Filipos (Filipenses 2:25; 4:18).

Epafras, o fundador da igreja de Colossos

Pouco se sabe sobre a biografia de Epafras. Ao que parece ele foi um nativo de Colossos. A cidade de Colossos ficava na região sudeste da Ásia Menor, na Frígia, nas margens do Rio Lycus. A cidade era vizinha de Laodicéia e Hierápolis.

Em Colossos, Epafras iniciou os trabalhos de plantação de igreja, ou seja, Epafras foi o fundador da igreja a qual o apóstolo Paulo escreveu a Carta aos Colossenses. É possível que Epafras tenha sido convertido a Cristo após ter recebido o anúncio do Evangelho através do ministério do apóstolo Paulo – talvez em uma de suas viagens missionárias. Porém, não é possível dizer quando ou como isso aconteceu.

Mas os trabalhos evangelísticos de Epafras não se restringiram apenas à cidade de Colossos. Na verdade Epafras trabalhou ativamente na região do Vale de Lycus, alcançando então as cidades vizinhas de Colossos, como Laodicéia e Hierápolis. Pode ser que Epafras tenha servido como um tipo de enviado e representante de Paulo naquela região enquanto o apóstolo estava trabalhando na cidade Éfeso (Atos 19:10).

Epafras e Paulo

Sabemos que Epafras visitou o apóstolo Paulo em Roma enquanto ele esteve preso. Inclusive, em Roma Epafras informou a Paulo a respeito do progresso do Evangelho e das condições das igrejas da região de Colossos, Laodicéia e Hierápolis. O relatório de Epafras motivou Paulo a escrever a Carta aos Colossenses, com o objetivo de corrigir alguns erros doutrinários e práticos que estavam ameaçando sorrateiramente aquela comunidade cristã.

Isso fica claro na própria epístola, onde lemos: “Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos declarou também a vossa caridade no Espírito. Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais repletos do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” (Colossenses 1:7-9).

Pelo menos até antes de escrever essa carta, Paulo não havia visitado nenhuma vez os crentes colossenses (Colossenses 2:1). Curiosamente a igreja em Colossos se reunia na casa de Filemom (Filemom 2).

A parceria entre Epafras e Paulo realmente era muito sólida, e o apóstolo reconhecida em Epafras um companheiro de muito valor. Por isso Paulo o chama de “querido servo companheiro” (Colossenses 1:7).

Além disso, Paulo indica que Epafras havia sido seu “companheiro de prisão” (Filemom 23). Isso quer dizer Epafras esteve preso juntamente com Paulo em Roma. Inclusive, ele estava junto de Paulo quando o apóstolo escreveu sua Carta aos Colossenses e também sua Epístola a Filemom (Colossenses 4:12; Filemom 23). Então parece que Epafras tenha sido submetido à prisão voluntária para ficar perto de Paulo e prestar-lhe assistência. Como Aristarco também é mencionado por Paulo como seu companheiro de prisão, então existe a possibilidade de que Epafras e Aristarco tenha se revezado nessa tarefa.

Receber Estudos da Bíblia

As qualidades de Epafras

Epafras é citado poucas vezes na Bíblia, e por isso não temos qualquer informação sobre detalhes de sua vida pessoal. Mas as poucas vezes em que ele é mencionado no texto bíblico já são suficientes para entendermos as grandes qualidades que ele possuía.

Em primeiro lugar, Epafras era um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus Cristo. Por isso é chamado de “servo de Cristo Jesus” (Colossenses 4:12). Isso nos leva a concluir que Epafras colocava acima de tudo o seu compromisso com o Senhor, enfrentando então todas as dificuldades e restrições que eram impostas àqueles que eram convertidos ao Evangelho na província romana da Ásia.

Em segundo lugar, Epafras era alguém comprometido com verdadeiro Evangelho e com a sã doutrina na Igreja de Cristo. Isso explica a designação que o apóstolo lhe atribui ao dizer que ele era “um ministro fiel de Cristo” em favor dos crentes (Colossenses 1:7).

Em terceiro lugar, Epafras era uma pessoa zelosa e preocupada com a saúde espiritual dos cristãos. O apóstolo Paulo diz que Epafras combatia sempre pelos crentes em oração para que eles fossem conservados “firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4:12). Isso significa que Epafras orava fervorosamente de forma constante e perseverante por seus irmãos em Cristo. Epafras era um verdadeiro intercessor!

Por isso na sequência Paulo diz ser testemunha do grande zelo que Epafras nutria pelos crentes aos quais ele havia anunciado o Evangelho no Vale de Lycus. Sobre isso o apóstolo escreve: “Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis” (Colossenses 4:13).

Por último, Epafras era um amigo com quem se podia contar. A elevada estima de Paulo por Epafras é inegável no texto bíblico. Ele não apenas foi companheiro de Paulo no trabalho ativo na obra do Senhor, como também foi seu companheiro que lhe prestou apoio físico e emocional em tempos de crise. Ele compartilhou o aprisionamento com Paulo, mostrando que ele não era aquele tipo de pessoa que desaparece ao menor sinal de dificuldade.

Enquanto Paulo esteve livre, Epafras foi seu representante em lugares em que ele não podia ir por conta de suas outras ocupações. Enquanto Paulo esteve preso, Epafras não apenas foi seus olhos e ouvidos a respeito do que acontecia com a Igreja fora do cárcere, mas também foi um companheiro fiel dentro do próprio cárcere para a glória de Cristo (Filemom 23).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar