Quem foi Eva? Conheça a Biografia de Eva

Eva foi a primeira mulher da humanidade. Ela foi criada por Deus a partir de uma das costelas de Adão para que fosse sua companheira (Gênesis 2:20-22). Eva foi mãe de Caim, Abel, Sete e outros filhos, cujos nomes a Bíblia não menciona.

Qual o significado do nome Eva?

Antes de falarmos sobre o significado do nome Eva, vale ressaltar que, primeiramente, Adão declarou que ela seria chamada “varoa” (ou mulher). Essa palavra traduz o hebraico ishah. Seu significado está relacionado ao fato de que do varão (hebraico ish) ela foi tomada (Gênesis 2:23). Conheça também a história de Adão.

Alguns estudiosos acreditam que os termos ish e ishah possuem etimologias distintas. Mas a verdade é que nada pode ser afirmado com exatidão neste sentido, pois o hebraico possivelmente não foi o idioma original em que Eva foi denominada.

Foi somente após a Queda do Homem, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, que Adão chamou sua mulher de Eva (Gênesis 3:20). Considerando tudo isso, o significado do nome Eva é bastante discutido. O grande problema é que não se sabe o idioma original da qual esse nome deriva. Isso faz com que o significado exato desse nome seja incerto.

No entanto, é amplamente aceito que o nome Eva, do hebraico hawah, significa “vida”, “que dá vida” ou “vivente”, isso no sentido de que ela é a mãe de todos os vivos, do hebraico hay. Essa mesma discussão se estende sobre o significado e aplicação do termo hawah. Alguns estudiosos acreditam que esse termo seja uma forma anterior de hayah, que significa “coisa viva”.

A Septuaginta adota essa ideia e traduz esse termo em Gênesis 3:20 com o grego zoe, que significa “vida”. Outros estudiosos vão ainda mais além, e defendem uma semelhança de hawah com o termo aramaico hiwya. Esse termo aramaico significa “serpente”, e nesse caso o nome Eva estaria relacionado ao episódio de sua desobediência. Todavia, esta última posição é a menos aceita. Na Vulgata, o nome da primeira mulher aparece como Heva. É justamente esse nome latino que dá origem ao nome Eva em português.

Receber Estudos da Bíblia

A vida de Eva

A Bíblia não traz muitos detalhes sobre a vida de Eva. Dessa forma, pouco se sabe sobre sua biografia além do que é informado nos primeiros capítulos de Gênesis.

Eva é mencionada pelo nome apenas duas vezes em todo Antigo Testamento. (Gênesis 3:20; 4:1), e a palavra “mulher” é a mais utilizada para se referir a ela. Após o nascimento de Sete, existem apenas meras referências sobre ela na Bíblia. No Novo Testamento ela é citada por Paulo em 2 Coríntios 11:3 e 1 Timóteo 2:13.

O que se sabe é que Eva foi tentada pela serpente e não conseguiu resistir a essa tentação. Dessa forma ela também serviu como instrumento pelo tentador para fazer com que Adão comesse do fruto proibido por Deus. Essa atitude foi uma transgressão da Palavra de Deus, e resultou na entrada do pecado no mundo. Por causa da desobediência daquele primeiro casal, toda a humanidade foi lançada num estado de rebelião e desobediência contra Deus.

Por conta de seu pecado, Eva foi especialmente sentenciada por Deus a ter o trabalho de parto acompanhado por grande dor. Além disso, ela também passaria a ser dominada por seu marido. Antes mesmo do pecado a mulher já era subordinada ao homem. Porém, a liderança do homem era boa e moralmente pura. Depois do pecado essa liderança passou a ser moralmente corrompida, fazendo com que muitas vezes a subordinação da mulher fosse custosa e sofrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close