Quem Foi Hazael da Síria?

Hazael foi um rei da Síria que governou em Damasco aproximadamente durante os anos de 843 e 796 a.C. Ele foi contemporâneo de Jorão, Jeú e Jeoacaz, reis de Israel; e também dos profetas Elias e Eliseu. O nome Hazael provavelmente significa “El vê” ou “a quem El contempla”.

A história de Hazael registrada na Bíblia enfatiza seu papel como um agente usado por Deus contra Israel, sobretudo por causa do pecado da idolatria que havia se enraizado no Reino do Norte. Hazael sucedeu Ben-Hadade II no trono de Damasco.

Deus escolhe Hazael para ser rei da Síria

A primeira menção de Hazael na Bíblia ocorre em 1 Reis 19:15. O texto narra a ocasião em que o profeta Elias fugiu para fora das fronteiras de Israel por causa da perseguição de Jezabel que havia lhe jurado de morte. Quando Elias chegou ao Monte Horebe, Deus falou com ele e lhe deu três missões.

As três missões tinham a ver com o derramamento do juízo de Deus contra os idólatras de Israel. Uma das três missões era justamente a unção de Hazael como rei sobre a Síria. As outras duas missões consistiam em ungir Jeú como rei sobre Israel, e ungir Eliseu como profeta sucessor do próprio Elias (1 Reis 19:15,16).

As tarefas envolvendo as comissões de Hazael e Jeú foram cumpridas por Elias indiretamente através do ministério do profeta Eliseu. Foi Eliseu quem anunciou a Hazael que ele seria rei da Síria; bem como foi um de seus associados que ungiu Jeú rei sobre Israel (2 Reis 8:7-14; 9:1-3).

O próprio texto bíblico explica a conexão entre esses três eventos: “Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará” (1 Reis 19:17). Esse texto anuncia exatamente a erradicação do culto a Baal em Israel.

Aqui vale lembrar que era um procedimento comum naquela época que os profetas ungissem os reis do povo de Israel. Mas ungir um rei estrangeiro era algo definitivamente incomum e inesperado. Então a ordem de Deus para que Hazael fosse ungido rei sobre a Síria enfatiza seu propósito de usar aquele governante estrangeiro como instrumento de juízo sobre os israelitas idólatras e impenitentes, especialmente a casa de Acabe (cf. 2 Reis 8:7-29; 10:32; 12:17,18; 13:3,22).

Além disso, de certa forma essa ordem divina revela que o Deus Todo-Poderoso é o Senhor de toda terra. Ele remove e estabelece reis onde quer que Ele queira para cumprir seus propósitos soberanos.

Hazael se torna rei da Síria

Antes de ser rei, Hazael estava a serviço de Ben-Hadade II, rei da Síria. Mas Ben-Hadade adoeceu, e ele enviou o próprio Hazael para perguntar ao profeta Eliseu se ele conseguiria se recuperar daquela doença. Naqueles dias Eliseu estava em Damasco justamente para poder cumprir a ordem do Senhor dada a Elias com relação à substituição no trono da Síria.

Então Eliseu falou a Hazael que Ben-Hadade sararia da doença, mas mesmo assim iria morrer. Nesse momento a Bíblia diz que Eliseu fixou os olhos profundamente sobre Hazael e chorou. Hazael perguntou a Eliseu sobre o motivo da lamentação, e o profeta lhe contou que era porque Deus havia lhe mostrado que ele seria muito cruel contra a nação de Israel. Foi nessa ocasião que Eliseu lhe avisou que ele seria o próximo rei da Síria (2 Reis 8:13).

Hazael retornou para Ben-Hadade e lhe contou que sua doença não era mortal. Mas no dia seguinte, Hazael tomou um cobertor molhado e colocou sobre o rosto do rei Ben-Hadade até que ele morreu sufocado. Assim, com a morte de Ben-Hadade II, Hazael se tornou o rei da Síria.

O reinado de Hazael

Durante seu reinado, Hazael realmente oprimiu Israel. Tão logo ele combateu Jorão em Ramote-Gileade e o feriu gravemente (2 Reis 8:28,29; 9:14,15). Jorão precisou se refugiar em Jezreel. Mas foi enquanto estava se recuperando em Jezreel que Jorão foi assassinado por Jeú. Jeú também ordenou a morte de Jezabel e aniquilou a casa de Acabe.

Hazael também atacou frequentemente Israel durante o reinado de Jeú. Sua ofensiva militar foi tão intensa que ele conquistou toda a Transjordânia, devastando o território israelita a leste do Jordão (2 Reis 10:32,33).

Já durante o reinado Jeoacaz, Hazael continuou atacando Israel até que conseguiu penetrar no sudeste da Palestina (2 Reis 12:17,18). A Bíblia diz que Hazael “oprimiu a Israel todos os dias de Jeoacaz” (2 Reis 13:22). Provavelmente seu objetivo era controlar as rotas comerciais da região. Nesse tempo ele conquistou Gate e só não destruiu Israel completamente porque Deus foi misericordioso e preservou a nação (cf. 2 Reis 13:3-22).

Inclusive, nesse mesmo período que Hazael se tornou perigoso para o Reino do Sul e ameaçou Jerusalém. Para escapar da ofensiva de Hazael, Joás, rei de Judá, lhe pagou um valioso tributo tirado dos tesouros do Templo (2 Reis 12:17,18).

Mas Hazael também tinha um inimigo que não lhe dava sossego. Salmaneser III da Assíria o atacava insistentemente. A persistência da Assíria contra Hazael perdurou mesmo após Salmaneser III. Adade-Nirari III o atacou, e o mesmo foi feito por Salmaneser IV.

Receber Estudos da Bíblia

A morte de Hazael

Ter que se defender de todos esses repetidos ataques fez com que a Síria de Hazael ficasse enfraquecida. Isso possibilitou que Israel recuperasse várias cidades que tinham sido tomadas pelos sírios na fronteira norte. Mas nesse tempo Hazael já era um homem idoso e talvez tenha morrido por volta de 797 ou 796 d.C.

Hazael reinou por mais de quarenta anos, e foi um grande opressor de Israel. Mesmo depois de um século, o profeta Amós falou de Hazael como um símbolo do poder da Síria, mas ressaltou que aquela nação ainda haveria de sentir o fogo do castigo de Deus (Amós 1:4).

Hazael também é citado em vários textos assírios. Ele sempre aparece como um inimigo de Salmaneser e como um usurpador. Em um desses textos antigos ele é chamado de “filho de ninguém”, provavelmente uma referência ao modo com que ele ascendeu ao trono da Síria ao assassinar seu predecessor. Hazael foi sucedido por seu filho, Ben-Hadade III. Conheça também uma enciclopédia de biografias de pessoas da Bíblia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close