Quem Foi Herodias (Herodíade)?

Herodias ou Herodíade foi filha de Aristóbulo e Berenice, e neta de Herodes o Grande. Ela é citada na Bíblia como sendo uma mulher perversa e vingativa. Ela desejou, planejou e tomou parte decisiva na morte do profeta João Batista (Lucas 3:19).

A história de Herodias (Herodíade)

O pai de Herodíade, Aristóbulo, era filho do rei Herodes o Grande com Mariana I. A jovem Herodias casou-se com um meio-irmão de seu pai chamado Herodes Filipe. Herodes Filipe era filho de Herodes o Grande com Mariana II. Ele não exerceu nenhum cargo político, ou seja, era um simples cidadão.

O marido de Herodíade não deve ser confundido com o tetrarca Filipe, que também era seu meio-irmão. Na verdade os ramos familiares herodianos são bem confusos, pois além de várias pessoas assumirem o mesmo nome, ainda tiveram casamentos entre si. Entenda melhor essa questão sabendo mais sobre quem foi Herodes na Bíblia.

Herodias teve uma filha com Herodes Filipe cujo nome era Salomé. Essa jovem não é citada pelo nome na Bíblia, mas aparece na designação “filha de Herodias”. Ela também teve participação no plano de sua mãe para matar João Batista.

Receber Estudos da Bíblia

O casamento de Herodíade com Herodes Antipas

A Bíblia fala da união reprovável entre Herodíade e Herodes Antipas (Marcos 6:17). Alguns escritos históricos, especialmente do historiador Flávio Josefo, fornecem certos detalhes sobre o relacionamento de Herodias e Antipas.

Parece que Herodes Antipas fez uma visita a seu meio-irmão, Herodes Filipe. Foi nessa visita que ele se apaixonou loucamente por Herodias, e ela por ele. Então os dois resolveram abandonar seus cônjuges para ficarem juntos. Na ocasião Herodes Antipas era casado com Fasélia, a filha de Aretas, um rei nabateu da Arábia.

O profeta João Batista, que constantemente conclama o arrependimento, não ficou quieto diante daquela situação. Ele denunciou o pecado de Herodes Antipas e Herodíade, afirmando que a união do casal era ilícita.

Herodíade era uma mulher perversa e maquiavélica. Ela se esforçou para que João Batista fosse calado. Primeiro ela teve grande influência na ordem de prisão contra João. O profeta foi levado para uma masmorra que fazia parte da fortaleza de Antipas em Maqueronte. Mas Herodíade não se deu por satisfeita. Ela queria não apenas a prisão do homem de Deus, mas sua morte!

Por odiar João, Herodíade pressionou muito Herodes Antipas para que João Batista fosse morto, mas o governante se recusava a atender o desejo da mulher. No entanto, pacientemente ela ficou à espera de uma oportunidade para por fim a vida de João Batista.

Isso acabou acontecendo no aniversário de seu marido, depois de aproximadamente um ano que João estava preso. A jovem filha de seu primeiro casamento dançou sensualmente para o padrasto, e conseguiu dele a promessa de que o que ela quisesse ele lhe daria. Claro que tudo fazia parte do plano de Herodíade. Instigada por sua perversa mãe, a jovem pediu a cabeça do profeta num prato, naquela mesma noite.

Herodíade trouxe problemas ao marido

Herodes Antipas acabou pagando caro por sua união com Herodíade. Aretas, pai de sua primeira esposa, ficou ofendido por sua filha ter sido abandonada por Antipas. Então ele declarou guerra contra Herodes Antipas, destruindo todo seu exército.

Mais tarde Herodias também persuadiu o marido a viajar até Roma na tentativa de obter uma posição de governo superior a que tinha. Mas nessa ocasião as intenções de Antipas, motivadas por Herodias, foram interpretadas como conspiração, e ele acabou sendo banido e exilado pelo imperador romano em Lyon, na Gália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close