Quem foi Hur na Bíblia?

Hur é conhecido na Bíblia por ter sido o homem que, juntamente com Arão, sustentou as mãos de Moisés erguidas na batalha de Refidim. Mas quando se fala em que foi Hur, é preciso considerar que mais de um personagem bíblico é citado com esse mesmo nome.

O significado do nome Hur é incerto. Há quem defenda que Hur significa “livre” ou “nobre”. A origem desse nome também é debatida. Alguns intérpretes sugerem que o nome Hur tenha origem egípcia. Outros acreditam que a raiz desse nome esteja no acádio huru, que significa “criança”. Por fim, há aqueles que sugerem que esse nome se trata de uma abreviação do nome Asur.

Hur, auxiliar de Moisés

Hur era um israelita de destaque na época da peregrinação do povo de Israel pelo deserto. Ele é mencionado de forma proeminente no episódio da batalha em Refidim. Naquela ocasião os israelitas tinham travado uma guerra contra os saqueadores amalequitas (Êxodo 17:10,12).

Então Hur e Arão mantiveram as mãos de Moisés levantadas até o fim do dia, enquanto Josué liderou a vitória dos israelitas sobre o exército inimigo. Naquela ocasião, quando Moisés abaixava sua mão, o povo de Amaleque castigava os israelitas. Mas quando sua mão estava levantada, o povo de Israel prevalecia.

Quando Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, ele precisou se ausentar durante um tempo de entre o povo de Israel. Então Hur auxiliou Arão, irmão de Moisés, a liderar os hebreus temporariamente (Êxodo 24:14).

Receber Estudos da Bíblia

Outras pessoas com o nome de Hur na Bíblia

A Bíblia menciona outros homens que tiveram esse mesmo nome. O primeiro deles era um descendente de Judá por meio de Perez, filho de Calebe e Efrata. Esse Hur foi um ancestral de Bezalel, o artífice (Êxodo 31:2; 35:30; 1 Crônicas 2:19,20).

Há estudiosos que defendem que ele é a pessoa também citada em 1 Crônicas 4:4 como o “primogênito de Efrata, pai de Belém”, mas outros afirmam que se tratam de duas pessoas diferentes. Se ele realmente for a pessoa mencionada em 1 Crônicas 4:4, então seu nome pode ter sido aplicado para designar uma tribo, como os hurrianos ou horeus.

Alguns intérpretes também acreditam que talvez seja possível que esse Hur seja o mesmo citado como auxiliar de Moisés. Algumas tradições também dizem que ele pode ter sido marido de Miriã. No entanto, não há nenhuma informação bíblica sobre isso.

Um dos cinco reis de Midiã que foram mortos pelos israelitas também se chamava Hur. Na guerra que lhe custou sua vida, o profeta Baalão também foi morto. Depois da vitória, os hebreus ficaram com os rebanhos dos midianitas e levaram cativas as suas mulheres (Números 31:8; Josué 13:21).

Nos dias do rei Salomão, o pai de um de seus oficiais se chamava Hur (1 Reis 4:8). O nome do oficial, que era encarregado do distrito de Efraim, não é mencionado. Por isso em algumas versões ele é chamado de Ben-Hur, uma transliteração do hebraico que significa “filho de Hur”. A última pessoa mencionada na Bíblia com esse nome foi o pai de Refaías, que ajudou a reconstruir os muros de Jerusalém depois do exílio na Babilônia (Neemias 3:9).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar