Quem Foi Jonadabe na Bíblia?

Jonadabe é o nome de dois personagens bíblicos citados na Bíblia no Antigo Testamento. O primeiro Jonadabe mencionado no texto bíblico foi sobrinho do rei Davi. Já o segundo Jonadabe foi filho de Recabe e chefe do grupo conhecido como “recabitas”.

No hebraico, o nome Jonadabe significa “Jave está disposto” ou “Javé é liberal”; no sentido de que Javé é generoso. Os dois homens chamados pelo nome Jonadabe viveram em séculos diferentes, então é importante não os confundir.

Jonadabe, sobrinho de Davi

Jonadabe era filho de Siméia e, portanto, sobrinho do rei Davi. Sua breve história está registrada no Segundo Livro de Samuel (2 Samuel 13:3-35). Esse Jonadabe é descrito na Bíblia como um homem muito sagaz. Ele esteve envolvido na terrível história da relação forçada entre Amnom e Tamar, filhos de Davi.

O texto bíblico registra que Jonadabe percebeu que seu primo e amigo Amnom estava perdendo peso; indicando que ele estava muito abatido. Então Jonadabe questionou o motivo do seu abatimento, e Amnom confessou a ele estava completamente apaixonado por Tamar; que era irmã de Absalão e também sua meia-irmã por parte de pai.

Em seguida, a Bíblia diz que Jonadabe deu um terrível conselho a Amnom, incentivando-o a abusar de Tamar. Jonadabe instruiu Amnom a fingir estar acamado por uma doença, e quando o seu pai fosse lhe visitar, ele deveria pedir que seu pai enviasse sua irmã Tamar até ele, para preparar-lhe algo para comer.

A ideia de Jonadabe era que Amnom pudesse se encontrar com Tamar desprevenida, e então saciar o seu desejo pecaminoso por ela. Infelizmente Amnom escutou as palavras de Jonadabe e executou o seu plano incestuoso.

Depois, quando Amnom foi morto por Absalão como vingança pelo que ele havia feito a Tamar, Jonadabe demonstrou saber de detalhes importantes sobre a morte de Amnom; especialmente o fato de que Absalão havia planejado mata-lo desde o dia em que Amnom havia abusado de Tamar.

Alguns comentaristas sugerem que talvez Jonadabe fosse o mesmo filho de Siméia que matou um gigante, e que foi citado mais à frente no texto bíblico pelo nome Jônatas (2 Samuel 21:21). Já outros comentaristas acreditam que os dois nomes não se referem à mesma pessoa, e que Jonadabe era simplesmente irmão de Jônatas.

Receber Estudos da Bíblia

Jonadabe, o recabita

Esse Jonadabe era filho de Recabe e líder do clã dos recabitas. De acordo com o texto bíblico, Jonadabe conduziu os recabitas a viverem sob princípios rígidos de vida, caracterizados pela austeridade. Eles eram nômades, não se envolviam com a agricultura e adotavam abstinência total de vinho. Na verdade, os recabitas não podiam nem mesmo plantar vinhas.

No entanto, Jonadabe, filho de Recabe, sem dúvida era zeloso com as coisas do Senhor. Inclusive, ele ajudou o rei Jeú a acabar com a adoração pagã a Baal Melcarte (2 Reis 10:15-23). Os descentes de Jonadabe continuaram fieis ao seu voto voluntário, e ainda continuavam como exemplos de fidelidade no tempo do profeta Jeremias (Jeremias 35:6-10).

Inclusive, através do profeta Jeremias o Senhor prometeu abençoar a descendência piedosa de Jonadabe, garantido que sempre haveria um descendente de Jonadabe entre aqueles que o servem (Jeremias 35:19).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico
Fechar