Quem Foi Matusalém na Bíblia?

Matusalém foi o filho de Enoque, pai de Lameque e avô de Noé. Na genealogia do capítulo 5 de Gênesis, Matusalém é o oitavo patriarca listado:

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
(Gênesis 5:21-27)

O nome “Matusalém” (metushelah) em algumas traduções aparece como “Metusalém”. Outra curiosidade é que tanto ele, como Metusael (metusha’el) que aparece em Gênesis 4:18, têm seus nomes traduzidos na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Mathousala. Porém são duas pessoas diferentes, não havendo qualquer motivo para que se pense terem sido uma só pessoa.

Receber Estudos da Bíblia

A idade de Matusalém

O maior interesse das pessoas em torno de Matusalém se dá pela idade avançada que ele alcançou. Segundo a Bíblia, Matusalém viveu 969 anos, sendo o personagem bíblico que mais viveu.

Muitas especulações são feitas não só sobre a idade dele, mas dos outros personagens antes do dilúvio que viviam facilmente mais de 800 anos. Alguns sugerem que a idade era contada de maneira diferente antes do dilúvio. Outros alegam que deveríamos dividir por dez a idade desses personagens. Por fim, há quem defenda que tais idades representam o período da dinastia daquela família. Tais especulações não merecem muita atenção, pelo fato de não possuírem qualquer fundamentação bíblica.

A melhor interpretação é que, pela vontade de Deus, esses homens viveram períodos longos de tempo para que pudessem ser cumpridos alguns propósitos como: povoar a terra, desenvolver a ciência, propagar conhecimento, entre outros.

Outro ponto importante é que tais idades foram registradas apenas antes do dilúvio, onde nosso planeta possuía características diferentes do que conhecemos hoje. Por último, sabemos que a Bíblia afirma que a longevidade é uma dádiva que Deus concede, além de podermos notar que a idade do homem começou a ser reduzida paralelamente ao aumento generalizado do pecado no mundo. Portanto, biblicamente é realmente possível que Matusalém tenha vivido 969 anos literalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close