Quem foi Ninrode?

Ninrode ou Nimrod foi um dos descendentes de Cam, e, consequentemente de Noé. São os capítulos 10 e 11 de Gênesis que claramente nos fornecem as principais respostas sobre quem foi Ninrode. Na genealogia descrita no capítulo 1 de 1 Crônicas, também é feita referência a ele. Em Miqueias 5:6, a expressão “terra de Ninrode” é utilizada.

Não existe consenso entre os estudiosos sobre a origem e o significado do nome Ninrode. Mas é amplamente aceito que “Ninrode” vem da raiz hebraica maradh, que significa “rebelar”.

O que a Bíblia diz sobre quem foi Ninrode?

No capítulo 10 de Gênesis, onde são descritos os descendentes de Noé, lemos que Ninrode foi um homem poderoso na terra. Ele foi o fundador de algumas cidades.

Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra.
Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”.
No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá
e Resém, que fica entre Nínive e Calá, a grande cidade.
(Gênesis 10:8-12)

Ninrode também é descrito como um “poderoso caçador perante o Senhor”. Isso provavelmente significa que ele era um tirano e, devido às suas conquistas, foi um dos primeiros homens realmente poderosos da história.

Ele é chamado de gibbor, “guerreiro”, e isso certamente implica que Ninrode era um tipo de herói (no aspecto de poder) na antiguidade. Muitos intérpretes relacionam a expressão “poderoso caçador perante o Senhor” com sua possível tirania, no sentido de “caçador de homens”, e não apenas de “feras”. Isso parece correto considerando uma referência em Jeremias 16:16. Além disso, a palavra “caça” em vários escritos antigos se refere a uma campanha militar.

O historiador judeu Flávio Josefo em sua obra Antiguidades Judaicas, descreve Ninrode como um grande tirano que constantemente se dedicava a afastar os homens de Deus. Ele fazia com que as pessoas confiassem em sua própria força. Ele também identificava a submissão a Deus como um tipo de escravidão. Josefo atribuí a Ninrode a construção da Torre de Babel. Segundo ele, a motivação para tal construção era o desejo de se vingar de Deus caso Ele resolvesse inundar novamente a terra. Além disso, essa torre concentrava a humanidade em um só lugar, contrariando a ordem de Deus para a dispersão da humanidade sobre a terra (Gênesis 9:7).

O Reino de Ninrode

Ninrode fundou um reino formado por Babel, Ereque, Acade e Calné na terra de Sinar (atualmente a região ao sul do Iraque). Posteriormente essa área se tornou a famosa Babilônia. Os versículos 11 e 12 de Gênesis 10, também dizem que Ninrode foi para a região da Assíria (terra de Ninrode em Miqueias 5:6), onde edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém.

Receber Estudos da Bíblia

Quem foi Ninrode na história?

Muitos historiadores tentam resolver, em termos de arqueologia, quem teria sido Ninrode. Uns acreditam que ele tenha sido Sargão de Agade, um grande guerreiro e caçador que conquistou toda a Mesopotâmia. Outros defendem que ele tenha sido o líder do movimento Ubaid em aproximadamente 3800 a.C.; ou então Gilgamés, um lendário rei de Ereque.

Alguns sugerem que Ninrode possa ter sido a origem de algumas divindades cultuadas na antiguidade. Essas pessoas veem uma ligação entre os feitos de Ninrode com a crença atribuída a Ninurta, o deus da guerra e da caça dos babilônicos e assírios. Alguns até sugerem a história de Ninrode possa estar por trás das lendas sobre Mar duque, uma das principais deidades babilônicas.

De qualquer forma, nenhuma identificação pode ser afirmada como certa até agora. A única coisa que se pode considerar é que, muito provavelmente, a grande fama de Ninrode pode ter originado muitas lendas e mitos que foram difundidos na antiguidade. Isso confirma o fato de seu nome estar ligado à várias cidades e locais na região da Babilônia, como Nimrud (Calá), e Birs Nimrud, local da antiga cidade de Borsippa.

Algumas tradições acreditam que Ninrode foi casado com Semíramis, uma rainha mitológica que reinou sobre a região da Ásia. De acordo com algumas lendas, Semíramis foi a fundadora da Babilônia.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar