Quem Foi o Profeta Naum?

Naum foi um profeta levantado por Deus para profetizar sobre o juízo de Deus contra o reino assírio. O profeta Naum é designado como “o elcosita”, talvez uma provável referência sobre seu local de origem, ou do local de sua atividade profética.

Quem foi Naum?

Não existe praticamente nenhuma informação bíblica sobre quem foi Naum, além do que é revelado no livro do Antigo Testamento que leva seu nome.

O nome Naum significa “conforto”, e é possível que esse nome seja uma abreviação de um nome mais completo, como por exemplo, Neemias, que significa “o Senhor conforta”.

Muitos estudiosos já tentaram identificar Elcos de uma forma mais conclusiva, porém ainda ninguém conseguiu determinar com exatidão alguma informação precisa sobre esse local. Alguns sugerem que Elcos ficava em alguma localização próxima da antiga Nínive, talvez na Galileia, principalmente em decorrência da cidade de Cafarnaum que significa “vila de Naum”, do hebraico kefar nahum.

Apesar disso, é impossível determinar se o nome dessa cidade tem alguma relação com o profeta Naum. Além do mais, relatos internos do livro que leva seu nome indicam que foi em Judá que o ministério profético de Naum se desenvolveu.

Em que época o profeta Naum viveu?

Também existe alguma dificuldade em se determinar com exatidão o período em que o profeta Naum viveu e, consequentemente, profetizou.

Conforme a mensagem de sua profecia fica claro que o profeta Naum viveu em algum período próximo que antecedeu a destruição de Nínive, em 612 a.C. O profeta Naum também fez referência em seu livro sobre a captura de Tebas, antiga capital do Egito, pelos assírios em aproximadamente 663 a.C.

Logo, com base nesses dados é possível que o profeta Naum tenha vivido aproximadamente entre os anos de 690 a.C. e 600 a.C., com a data mais provável para sua profecia entre 660 e 650 a.C., durante o reinado de Manassés, rei de Judá.

O profeta Naum possivelmente foi contemporâneo do profeta Sofonias, profeta Jeremias e talvez do profeta Habacuque.

Receber Estudos da Bíblia

O ministério profético de Naum

Alguns críticos já chegaram a traçar um perfil biográfico do profeta Naum como ele sendo um homem extremamente nacionalista que nutria um grande sentimento de ódio e vingança contra Nínive, ao mesmo tempo em que profetizava bênçãos e salvação incondicional ao seu próprio povo, os judeus.

É verdade que o principal propósito da mensagem profética de Naum foi anunciar o julgamento de Deus contra Nínive, uma cidade de um povo extremamente tirano e bárbaro, e também confortar Judá.

No entanto, analisando sua profecia, podemos notar que o profeta Naum era um homem que reconhecia, acima de tudo, a soberania de Deus e seu domínio sobre todo o mundo. Ele sabia que era servo de um Deus incomparável e indescritivelmente poderoso. Portanto, esse perfil crítico não faz jus ao caráter desse servo de Deus.

Assim como o profeta Amós e o profeta Isaías, a mensagem do profeta Naum enfatiza a justiça e o poder de Deus na História, de modo que Seus adversários são castigados.

A profecia de Naum deixa muito claro que o juízo de Deus seria derramado sobre Nínive por causa dos pecados cometidos, que envolviam o orgulho, opressão e crueldade, adultério e feitiçaria, ou seja, a profecia não se tratava de simples palavras de um homem nacionalista. Essa profecia implicava na destruição da maior potência da época.

O profeta Naum possivelmente foi contemporâneo do profeta Sofonias, profeta Jeremias e talvez do profeta Habacuque.

No Novo Testamento o nome “Naum” é citado por Lucas na genealogia de Jesus, mas nada se sabe a respeito desse homem que não deve ser confundido com o profeta homônimo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar