Quem Foi o Profeta Sofonias?

O Profeta Sofonias foi filho de Cusi, viveu em Judá e profetizou no século 7 a.C. Entretanto, para falarmos sobre quem foi Sofonias, precisamos também saber que há quatro personagens bíblicos com este nome. Assim, antes de falarmos sobre o Profeta Sofonias, vamos conhecer os outros três.

Os outros Sofonias na Bíblia

  1. Sofonias, um levita descendente de Coate citado brevemente em 1 Crônicas 6:36-38.
  2. Sofonias, filho de Maaséias e sacerdote durante o reinado do rei Zedequias. Ele serviu em duas ocasiões como um mensageiro do rei ao Profeta Jeremias, levando pedidos de orações e voltando trazendo oráculos do profeta em relação aos embates contra o exército do rei Nabucodonosor e a ajuda que esperavam do Egito (Jr 21:1; 37:3). Em certa ocasião, Sofonias foi repreendido por Semaías através de uma carta, por não ter prendido o Profeta Jeremias que havia sido acusado de enviar cartas desencorajadoras para os cativos (Jr 29:25-29). Quando Babilônia tomou Jerusalém, Sofonias foi levado para a Síria juntamente com outros líderes judeus, e foi executado por Nabucodonosor.
  3. Sofonias, pai de Josias, um exilado que retornou do cativeiro babilônico (Zc 6:10,14).
Receber Estudos da Bíblia

O Profeta Sofonias

Tudo o que se sabe sobre quem foi o Profeta Sofonias é encontrado no livro do Antigo Testamento que leva seu nome. O primeiro versículo do livro fornece a única referência biográfica a respeito dele.

Sabemos que ele foi filho de Cusi, e sua genealogia é estabelecida recuando quatro gerações até Ezequias (Sf 1:1). Ainda não ficou provado com certeza que esse Ezequias fosse o conhecido rei judeu com este nome, entretanto a probabilidade de que tenha sido ele é muito grande, pois fornece mais luz à compreensão da forma com que a genealogia do profeta é apresentada.

O nome Sofonias significa “Jeová ocultou”, e talvez indique que o profeta tenha nascido durante o período das atrocidades praticadas por Manassés, o qual, segundo a tradição judaica, foi o responsável pela morte do Profeta Isaías, serrando-o ao meio.

Profeta Sofonias viveu em Judá, e segundo os relatos de seu livro, podemos perceber que ele conhecia bem as características da cidade de Jerusalém (Sf 1:10,11). Não se sabe exatamente a duração do ministério profético de Sofonias.

Sabe-se que ele profetizou durante o século 7 a.C. durante o reinado do possível parente rei Josias, o qual era bisneto do rei Ezequias. O reinado de Josias ocorreu entre 640 e 609 a.C. (2Rs 22:1-23:30), e, com base nesse dado, o Profeta Sofonias provavelmente profetizou no início do seu reinado.

Algumas passagens específicas do seu livro parecem demonstrar essa condição. Por exemplo: O Profeta Sofonias falou sobre “o restante de Baal” em Jerusalém, o que aponta para uma data próxima a reforma iniciada por Josias, bem como também profetizou contra outros costumes idólatras que foram abandonados após o descobrimento do Livro da Lei (Sf 1:4,5; cf. 2Rs 22:1-23:25; 2Cr 34:1-7).

Considerando esse período como certo, tais datas colocam Sofonias como contemporâneo de outros profetas, como: Naum, que profetizou sobre a destruição da cidade Nínive por volta de 612 a.C.; também Jeremias, que viveu durante esse período e alcançou até mesmo a queda de Jerusalém em 587 a.C.; além da Profetisa Hulda, que foi consultada pelo rei Josias quando o Livro da Lei foi encontrado.

Caso o Profeta Sofonias tenha começado a profetizar a partir de 625 a.C., então o início de seu ministério coincide com o período em que o ministério do Profeta Jeremias também teve início.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar